fbpx

Seguir um cardápio é muito mais que ingerir nutrientes!

O consumo alimentar diz respeito à ingestão de nutrientes e como eles serão aproveitados para nos fornecer energia, vitalidade, saúde, sustentação, entre outros benefícios, certo?

Diariamente seguimos uma dieta alimentar, seja ela por uso e costumes, ensinada pelos pais e outros familiares, seja ela planejada, calculada, copiada de revistas, conveniente com a atividade profissional, estilo de vida, enfim cada um tem uma forma de se alimentar.

O consumo alimentar diz respeito à ingestão de nutrientes e como eles serão aproveitados para nos fornecer energia, vitalidade, saúde, sustentação, entre outros benefícios, certo?

Em um trecho do Novo Guia Alimentar Brasileiro 2014, nos foi apresentado que: “o efeito de nutrientes individuais foi se mostrando progressivamente insuficiente para explicar a relação entre alimentação e saúde… Vários estudos mostram, por exemplo, que a proteção que o consumo de frutas ou de legumes e verduras confere contra doenças do coração e certos tipos de câncer não se repete com intervenções baseadas na ingestão de medicamentos ou suplementos que contêm os nutrientes individuais presentes naqueles alimentos….Parece não haver uma substituição clara dos nutrientes requeridos… Existem evidências de que circunstâncias que envolvem o consumo de alimentos e o hábito de se alimentar – por exemplo, comer sozinho, sentado no sofá e diante da televisão versus compartilhar uma refeição, sentado à mesa com familiares ou amigos – são importantes para determinar quais os alimentos serão consumidos e, o mais importante, em que quantidades.

Alimentos específicos, preparações culinárias que resultam da combinação e mistura desses alimentos e modos de comer particulares constituem parte importante da cultura de uma sociedade e, como tal, estão fortemente relacionados com a identidade e o sentimento de inclusão social das pessoas, com a sensação de autonomia e independência, com o prazer proporcionado pela alimentação e, consequentemente, com o seu estado de bem-estar. Por olhar de forma abrangente a alimentação e sua relação com a saúde e o bem-estar, as recomendações deste guia levam em conta nutrientes, alimentos, combinações de alimentos, preparações culinárias e as dimensões culturais e sociais das práticas alimentares.”

Podemos parar a autopunição, de olharmos a dieta da atriz famosa como alvo certo para a sua perda de peso. O aproveitamento nutricional vai muito além de cortar ou evitar um ou mais nutrientes isolados e sim de se adaptar a todas as variáveis envolvidas… Pense nisso!!!

Um grande abraço!

Daniela Cierro

Daniela Cierro é Coach, Nutricionista. Personal Diet e Sócia-diretora da Sociedade Brasileira de Personal Diet de São Paulo, uma empresa que acredita no atendimento personalizado para a solução dos problemas relacionados à Nutrição, utilizando-se das ferramentas do Coaching aliadas à Ciência da Nutrição.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa