Século XXI, uma Escassez de Líderes

Publicado em 30 de janeiro de 2019

Em pleno século XXI escuto organizações falarem sobre a falta do verdadeiro Líder, aquele faz a diferença nas empresas.

As competências necessárias para um grande líder no novo milênio, está alicerçada em duas bases importantes: Gestão de Pessoas e Gestão do Negócio, essas duas colunas são o alicerce para todas as outras que estão fazendo parte dessas duas.

Stew Friedman, professor de gestão na Wharton School da Universidade da Pensilvânia, promoveu uma pesquisa que está baseada numa liderança sem fronteiras, e uma das partes da sua pesquisa está ligada às queixas que as pessoas fazem por uma falta de líderes, ou seja, pela escassez de líderes.

Ele escreveu: “É verdade, há um longo caminho a percorrer em termos de como pensamos sobre a importância de desenvolver a capacidade de liderança e de dar às pessoas um senso de confiança e competência na criação de uma mudança sustentável e significativa em suas vidas, é um dos objetivos principais da abordagem da liderança total. Por não se levar essa questão suficientemente a sério, ainda há muitos dos talentos e esforços sendo desperdiçados, mas isso não quer dizer que não tenhamos feito um grande progresso.” (Liderança como atingir o sucesso organizacional, p.141,2014).

Pensando nisso, vejo que as mudanças estão cada vez mais fortes no século XXI, do que em outros, e dou razão às três bases que a 4a Revolução Industrial colocou, que são: “Velocidade, Profundidade e Tecnologia”.

Vejamos o exemplo próximo de nós, o Brasil, em 20 dias de governo, quanto que o atual já fez para colocar o país nos trilhos. Demissão de muitos funcionários sem produtividade, mudanças de comandos em empresas estatais, etc. Isso mostra com que velocidade o Brasil vai fazer suas mudanças, inclusive nos negócios, na educação e na própria máquina.

Mas quero falar de um assunto importante no nosso cotidiano, em que as mudanças acontecem rapidamente, e nós às vezes demoramos para dar conta disso.

Como Coach, e tendo experiências de grandes Multinacionais, onde trabalhei, passei por grandes mudanças; por exemplo, no final da década de 80, reengenharia de processos, isso gerou, no inicio da década de 90, o downsizing, e muitas das funções que existiam nas organizações acabaram, por conta da tecnologia.

O Século XXI, tem sua marca no conhecimento, por isso chamado era do conhecimento, isso trouxe e está trazendo grandes mudanças na área da educação, da medicina, no comportamento humano, na forma como entendemos nosso cérebro, nas questões fundamentais de valores humanos, e não está fácil para as grandes organizações se adaptarem a esse modelo de rapidez na mudança.

As grandes organizações terão muitas dificuldades de adaptarem seu negócio no mundo da mudança com a velocidade que acontece, com a profundidade que é necessária e a tecnologia que muda a cada dia, isso está atingindo também as pessoas.

Kotter escreveu isso no seu livro “Liderando Mudanças” 2017, ed. Alta Books, numa questão fundamental: “Organizações em Transformação: Por que as empresas falham?”

“De acordo com qualquer medida objetiva, a quantidade de mudanças significativas e frequentemente traumáticas nas organizações tem crescido substancialmente ao longo das duas últimas décadas. Embora algumas pessoas acreditem que a maioria dos projetos de reengenharia, mudanças de estratégia, fusões, downsizing, qualidade e renovação cultural desaparecerá em breve, penso que isso é altamente improvável. Poderosas forças macroeconômicas funcionam aqui, podendo crescer mais ainda nas próximas décadas. Como resultado, cada vez mais organizações serão levadas a reduzir os custos, melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, estabelecer novas oportunidades de crescimento e aumentar a produtividade.” (Kotter p.3)

Como vimos, isso também, é para nós, que somos, sem sombra de dúvidas, uma organização, só basta olhar para sua área profissional.

Que perguntas devemos então nos fazer:

  1. Será o que faço hoje vai continuar no futuro?
  2. Que competências serão necessárias nesse futuro que está emergindo?
  3. Quais serão as profissões do futuro?
  4. Já estudei tanto, será que preciso continuar estudando?
  5. A minha empresa, “Você Ltda.” está pronta para essas mudanças que já estão acontecendo?
  6. Os meus clientes enxergam na minha organização essas mudanças?
  7. O que eu vendo?
  8. O mundo atual compra produtos?
  9. Qual a forma de pensar que a nova sociedade espera? Eu penso assim?
  10. Que valores estão valendo hoje? Os meus estão alinhados?
  11. A minha organização tem claro as três colunas da 4a revolução Industrial: Velocidade, Profundidade e Tecnologia?

Bem, aproveite para fazer essa reflexão, e não demore para se adaptar a essas mudanças.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.