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Remando contra a maré!

Uma das queixas mais presentes entre as pessoas remete à frase já conhecida “eu não tenho tempo”. O tempo, ou a falta dele, passa a ser uma pedra no caminho da conquista dos sonhos e das metas desejadas.

O artigo de hoje serve como retrato da miscelânea de informações que passa pela cabeça de um analista, coach, consultor, palestrante e escritor que, semanalmente, aqui está em contato como os amigos leitores. De fato, este comentário tenta mostrar que o processo de reflexão sobre a vida e as prioridades pessoais é contínuo, fazendo dessa busca de informações algo prazeroso e não aborrecido.

Eu li um artigo sobre o sucesso de uma jovem de 30 anos, cofundadora da rede americana ZADA, voltada à moda masculina e feminina, e inspirei-me a escrever para vocês. Soraya Darabi tem sido destaque em revistas de negócios por conta de sua atuação em novas mídias e empreendedorismo. Em 2014, ela tornou-se jovem liderança global no Fórum Econômico Mundial. Perguntada sobre como vê o seu sucesso como empresária, a resposta foi que o empreendedorismo não define um tipo de pessoa, mas uma geração que deseja implantar novas ideias. Que não responde uma pergunta de forma sucinta, mas questiona a própria pergunta, geração que reinventa o seu trabalho e pensa fora da caixa.

Soraya afirma que a atitude de construir algo requer liberdade, criatividade, inovação, trabalho duro e paciência. Inclusive, a visão empresarial da ZADE enfrenta os bilionários interesses da indústria da alta moda, que busca oferecer renovação constante de estilos e projetos. Segundo ela, por outro lado a obsessão pelo que é barato e descartável está morrendo, pois o que vale é oferecer estilo moderno e a preço justo, com peças atemporais que têm qualidade e duram por vários anos.

Será que quis dizer: Soraya has been featured on the cover of Fast Company Magazine’s “Most Creative People in Business” issue and Brandweek “Digital” issue for her work in new media and entrepreneurship. In 2014, she became a World Economic Forum “Young Global Leader.”

E então, Soraya tem um desafio a responder: O que você, hoje com 30 anos, diria à mulher que começou aos 22? E se possível, o que a jovem de 22 anteciparia para a mulher vitoriosa aos 30? Soraya responde que a jovem de 22 anos de idade aconselharia a mulher vencedora de 30 anos a ser cautelosamente otimista e acreditar nas pessoas. A mulher de hoje, se pudesse dar um conselho à jovem de 22 anos que ficou no passado, aconselharia que lesse mais ficção e tivesse certeza de que, com esforço, tudo funciona.

Eu quis trazer esse caso aos amigos leitores por três razões, sendo a primeira e mais óbvia a de que qualquer conquista requer um preparo pessoal e a muita dedicação. Mesmo assim, isso por si só não é garantia de sucesso, mas o contrário vale: sem a preparação prévia e a aplicação, nada se conseguirá.  A segunda razão é notar que, conforme as realizações acontecem ao longo dos anos, mudam-se as prioridades pessoais, mas sempre é importante saber aproveitar o tempo e conjugar a sua dedicação ao lazer próprio, à convivência familiar e social, bem como à construção do seu projeto profissional.

Finalizando, e agora mais próximo ao Coaching como tema central que nos aproxima toda semana, vejam que Soraya comenta sobre a geração atual como quem “não responde uma pergunta de forma sucinta, mas questiona a própria pergunta”. É uma forma diferente de reafirmar o quanto a autoreflexão, a autoconfiança e a autodeterminação são fundamentais para se alcançar as metas. Para isso, muitas vezes será preciso caminhar contra a maré, não só no que diz respeito aos paradigmas sociais e do mercado, mas principalmente enfrentando as próprias crenças e comportamentos que limitam o pensamento e a ação.

Uma das queixas mais presentes entre os clientes de um processo de Coaching remete à frase já conhecida, marcada e surrada de que “não tenho tempo”. O tempo, ou a falta dele, passa a ser uma pedra no caminho da conquista dos sonhos e das metas desejadas. Para quem vive essa dificuldade, pense bem em como você aplica seu tempo, em quais são os “ladrões do seu tempo”, e como pode agir para mudar esse cenário. Com as horas a mais que vai ganhar, aplique objetivamente em construir o castelo dos seus sonhos. Mas atenção, prepare-se, estude, planeje e dedique-se a um projeto sustentável, pois do contrário o pior dos mundos é acabar construindo um castelo de areia.

Assim como quem poupa hoje para adquirir algo amanhã, na vida é preciso abrir mão de lazer e descanso, de forma a aproveitar o tempo na construção dos sonhos. Quando estiver em um momento qualquer de sua vida, entregue-se de corpo e alma e não se divida. Seja inteiro onde estiver e no que estiver fazendo.  Nunca espere que alguém faça algo no seu lugar, pois o sonho é seu e a responsabilidade de torná-lo real também é sua. Se a dificuldade é ter mais tempo, reme contra a maré, identifique e afaste os ladrões do seu tempo. Um grande abraço e até a semana que vem!

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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