fbpx

Quer iluminar sua vida? Adote uma atitude positiva!

A humanidade evoluiu de forma impressionante nos últimos tempos, mas infelizmente apenas do lado tecnológico. Ainda temos violência, fome, miséria... Até quando? Precisamos adotar uma atitude positiva!

“Temos que reinterpretar o mundo de uma forma que o ilumine e o enriqueça.”
(Emily Dickinson)

Certa vez, houve um incêndio na floresta e os animais correram para uma clareira, junto a um riacho. Perplexos e tristes, ficaram vendo aquele fogo destruir o lugar onde viviam. De repente, um beija-flor pega em seu bico algumas gotas de água do riacho e sai voando em direção à mata. Instantes depois, ele volta e continua fazendo aquilo seguidamente. Depois de algum tempo, cansado, pousa na margem do riacho para descansar um pouco e o elefante lhe pergunta:

– “Você acredita que as pequenas gotinhas que está levando em seu bico podem apagar um incêndio tão grande?”

– “Estou fazendo a minha parte”, responde o passarinho. “Se todos ajudarem, a gente consegue”.

Ouvindo isso o elefante sugou bastante água do rio com sua tromba, depois de chamar o restante da manada, e saiu como um bombeiro, em direção à mata.

Utilizei a história acima para ilustrar o quanto uma atitude positiva pode impactar e mudar o rumo de um problema, de uma situação.

A humanidade evoluiu de forma impressionante nos últimos séculos. Mas, infelizmente essa evolução é principalmente tecnológica. Ainda temos guerras, violência, poluição, fome, miséria, desrespeito com o próximo e com a natureza. Todos esses problemas têm origem na alma e são criados por sentimentos negativos como egoísmo, a raiva e o ódio. A boa notícia é que sua superação também está na alma. No íntimo de cada um de nós. Temos a capacidade necessária para virar o jogo. Somos aquilo que pensamos e sentimos. Pensando, sentindo e agindo melhor estaremos contribuindo para o mundo todo melhorar. Mesmo que seja apenas uma gota de água no meio de um incêndio. Somos como uma estação de rádio, estamos o tempo todo captando energias sejam elas boas ou ruins. Se insistirmos num padrão negativo de pensamentos e sentimentos estaremos sempre sintonizados com a negatividade. E isso é muito fácil de acontecer, pois somos literalmente “bombardeados” com informações negativas o tempo todo. Aqui entra o livre árbitro, temos a liberdade de escolher em qual estação queremos sintonizar.

Se você pretende ter uma atitude positiva, não pode de forma alguma alimentar os seus pensamentos negativos, movimentar-se de acordo com eles e muito menos tomar decisão num estado crônico de negatividade. O grande pulo do gato é tornar-se consciente dos pensamentos que acompanham você. Pensamentos vão e vem e são como as ondas do mar. Você decide em qual onda quer mergulhar.  Ter pensamentos negativos não é pernicioso. O que prejudica é deixarmo-nos dominar por eles, e tomar decisões baseadas nesses pensamentos distorcidos pela percepção ou incapacidade do momento.

Existem duas técnicas interessantes para utilizar nesses momentos:

  1. Técnica do Zoom:Ao perceber que está tendo pensamentos negativos, crie na sua mente um “balão” (como nas revistinhas ilustradas) com frases que impactem positivamente e, com a técnica de zoom, coloque o foco nelas.  Automaticamente os pensamentos negativos desaparecerão.
  2. Técnica de mudar de canal: Imagine que está no seu carro dirigindo e no rádio está tocando uma música que você detesta, que trás lembranças desagradáveis. A tendência é que você troque de estação. Assim, você também pode fazer com a sua mente. Sempre que perceber os pensamentos negativos, mude o canal, utilize a técnica do zoom e foque em algo produtivo, algo que você goste.

O poder de escolha está em nossas mãos. Lembre-se que podemos escolher de que forma iremos alimentar a mente. Decida iluminar a sua vida e o mundo ao seu redor com a atitude positiva. Tudo começa por nosso próprio equilíbrio. Mude a si mesmo e mudará o mundo. Seja luz!

Aline Senger Author
Aline Senger é Bacharel em Psicologia, Especialista em Gestão Empresarial, Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Master Trainer em PNL pela NPL, Terapeuta Coach e Treinadora Emocional com enfoque em Saúde Quântica, Proprietária da Aline Senger Training e Coautora no livro Programados para Vencer com Coaching.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa