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Quatro etapas metodológicas do Coaching

Na Coluna “Desenvolvimento Humano” desta semana, você confere as quatro etapas metodológicas do Coaching: Foco, Ação, Resultados e Melhoria Contínua. Curta, comente e compartilhe com seus amigos, temos certeza de que eles adorarão o tema deste artigo.

1ª Etapa: Foco

Durante as sessões iniciais o Coach busca entender, compreender e sentir, junto ao Coachee, quais são os objetivos a serem atingidos. Nesta direção há o ajuste do foco naquilo que é: específico, mensurável, atingível, realista e temporalmente realizável – referente ao acrônimo SMART (Specific | Measurable | Attainable | Realistic | Time-bound). Com a definição do objetivo junto ao foco é traçado um plano de ação.

2ª Etapa: Ação

Na ação há a trajetória da aprendizagem e o desenvolvimento humano do Coachee. São aplicados processos, ferramentas e atividades para estimular a vontade de superar cada dificuldade que se apresenta.

3ª Etapa: Resultados

Ao longo das sessões são avaliados os resultados em relação ao: objetivo, foco e plano de ação; esses acordados entre Coach e Coachee. Avalia-se também: a aprendizagem, os desenvolvimentos alcançados, os benefícios do coaching e a atuação do Coach.

4ª Etapa: Melhoria contínua

Com a constante obtenção dos resultados há a possibilidade de que o Coachee preserve a vontade de melhorar continuamente. Neste momento, espera-se que o papel do Coach não seja mais necessário. Assim, considera-se que o Coachee esteja em Autocoaching; este caracterizado por três momentos:

√ Pela prontidão do Coachee em tomar para si, os três conceitos-chave e as quatro etapas metodológicas do Coaching.

√ Pela percepção do Coachee em relação ao equilíbrio entre as escolhas feitas na direção do objetivo desejado. Segue esquema para auxiliar na visualização deste momento:

Todas as escolhas demandam ganhos e perdas; essas podem desencadear prazer e dor. A sabedoria aqui pretendida está na compreensão de que o equilíbrio proposto passa – necessariamente – pela prosperidade e benefício mútuo: consigo, com o outro e no meio em que se convive. É necessário querer bem a si para querer bem ao outro.

√ Por fim, o Autocoaching é também caracterizado pelo querer do Coachee em construir uma realidade positiva; esta fundamentada em crenças e valores também positivos e alinhados, compartilhados, compatibilizados junto àqueles com quem se convive.

Leandro Alves da Silva é Gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional na First Peopleware e atua desde 2011 em Coaching-Mentoring-Counseling, palestras e treinamentos customizados. Doutor em Educação pela FEUSP e Master Coach pelo BCI.
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