Quando os filhos frustram as nossas expectativas

Publicado em 12 de março de 2018

É muito comum que os pais criem expectativas e idealizem seus filhos, antes mesmo de sua chegada. Projetam nos filhos seus próprios sonhos, desejam que eles tenham oportunidades que os próprios pais não tiveram, que realizem as coisas que os pais não conseguiram. Fazem planos, imaginam como será o futuro e estabelecem objetivos para os filhos.

Precisamos nos acostumar com a ideia de que criamos os filhos para o mundo, para que tenham vida própria, sigam seu caminho e realizem os seus próprios sonhos. Já na gestação os filhos começam a manifestar seu temperamento, e isso vai se revelando e se definindo com as interações que vão sendo estabelecidas, a partir do vínculo com os pais e cuidadores, com seu ambiente, as experiências vividas e os traços de sua personalidade que irão torná-lo um ser único e especial.

À medida que vão crescendo, os filhos começam a revelar sua personalidade e sua vontade própria. Repentinamente seu filho decide que não irá cursar a tão sonhada faculdade que você imaginou, ou decide que irá viver novas experiências, seguir uma carreira diferente e sair do padrão que você havia estabelecido e que está baseado em valores e crenças que são importantes para você. Quando as coisas começam a sair do controle, normalmente os pais começam a se questionar.

Tudo se torna ainda mais difícil quando um filho apresenta algum comportamento que possa ferir seus valores e o seu código moral. Quando faz escolhas e toma decisões que possam vir a prejudicá-lo. Nessas situações podemos nos sentir incompetentes, frustrados ou decepcionados. Tendemos a nos sentir culpados por não ter dado tanto amor, ou por ter sido permissivos demais, ou muito rígidos, ou por não ter colocado os limites necessários.

Existem outras razões por trás dos comportamentos em determinadas situações na vida que não estão sob nosso controle. Nessas ocasiões, os filhos precisam muito mais de nossa ajuda concreta do que do nosso sentimento de culpa e de sermões intermináveis. Muitas vezes não nos sentimos aptos em lidar com uma determinada situação difícil que nos é apresentada, nestes casos é muito importante procurar ajuda especializada.

Nos momentos em que os filhos se comportam mal, é importante manifestar sua desaprovação e dizer com clareza o motivo de seu desapontamento. Uma forma apropriada de fazer isso é usar a descrição do comportamento que o filho teve, com respeito e atitude firme, sem que seja preciso desmerecê-lo ou desqualificá-lo para isso. Nessas horas é necessário reforçar os valores que são importantes para a família e as coisas que são inegociáveis, combinando limites claros e consistentes com empatia amorosa.

As experiências negativas podem ser ótimas oportunidades para gerar aprendizado. Como pais, é importante ensinar aos filhos habilidades em controlar as emoções e poder avaliar o impacto de seus comportamentos. Eles precisam aprender que suas ações trazem consequências que terão desdobramentos em suas vidas e relacionamentos.

Às vezes, não há nada que possamos fazer para “consertar” as coisas quando os filhos estão atravessando alguma dificuldade ou passando por algum desafio. Muitas vezes, não podemos “salvá-los” deles próprios, mas podemos salvar a nós mesmos encontrando a melhor forma de ajudá-los através do nosso amor. Talvez, tudo o que podemos oferecer é a nossa presença afetiva, compaixão e disponibilidade.

Em muitos casos, uma situação realmente se apresenta muito difícil e desafiadora, mas existem situações que não são tão ruins como parecem ser. Antes de julgar ou condenar seu filho por suas atitudes, procure ouvi-lo, em seguida, você poderá tomar a melhor decisão de como responder. Os pais sempre querem o melhor para os filhos, mas muitas vezes o que queremos não é o melhor para a vida deles e aceitar isso pode ser doloroso.

Ao invés de procurar mudar seu filho, experimente mudar o relacionamento que você tem com ele. Você não precisa aprovar as escolhas que ele faz, basta aceitá-las. Talvez você descubra que embora as coisas não tenham saído como você gostaria, seu filho é capaz de tomar boas decisões e formular soluções para os seus problemas. Você poderá se surpreender com as qualidades e habilidades que ele possui e que o tornam incrivelmente especial.

Danielle Gomes







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.