Qual sua relevância profissional?

Publicado em 17 de abril de 2019

Se você tivesse que se recolocar no mercado, como você faria?

Muitos buscariam acionar a sua network, outros utilizariam as plataformas profissionais na WEB e outros, além de ambos, buscariam empresas especializadas em recolocação.

Está claro que se trata de uma situação fictícia, porém nos desafia a algumas reflexões, como por exemplo: Por que eu seria escolhido para uma vaga? Qual o meu diferencial para o mercado de trabalho? Em que sou reconhecido como um excelente profissional?

Há muito anos, além de minhas atividades tradicionais sou professor em Cursos de Pós-Graduação e devido às minhas características pessoais associadas aos temas das minhas disciplinas, mantenho uma proximidade com meus alunos, mesmo após o término do curso. Muitos, tornam-se amigos e com frequência nos encontramos para um chopp e uma boa conversa.

Passados alguns anos, comparando suas carreiras profissionais, é fácil perceber que alguns se sobressaem e têm mais sucesso que os demais. Chama a atenção que ao término do curso, todos tinham aproximadamente o mesmo nível de conhecimento técnico, mas que passado um período não muito longo, alguns começam a apresentar carreiras mais verticais.

Se analisarmos a situação veremos que aqueles que alcançam melhores posições, são os que têm um melhor repertório de soft skills, isto é, possuem habilidades mais alinhadas com as necessidades do mercado.

Não estou me referindo às habilidades técnicas, pois isto já ficou evidenciado no momento da seleção e recrutamento. São as habilidades comportamentais que fazem a diferença.

Costumo dizer aos alunos que todos somos semelhantes a produtos em prateleiras de um supermercado esperando que alguém venha nos comprar. Se podemos fazer uma analogia entre nós e um produto, também podemos questionar em que encantamos os nossos possíveis consumidores.

Por qual motivo uma empresa me contrataria? Por que eu e não um colega de minha turma, que tem, aproximadamente, o mesmo conhecimento técnico que eu? No que eu atendo às expectativas atuais do mercado?

Minha sugestão sempre é fazer uma avaliação, isenta de paixão, sobre nossos soft skills, no que posso melhorar e como fazer isso.

Sugiro também elaborar um pequeno projeto para aquisição destas habilidades e colocá-lo em prática o mais breve possível. Não é uma tarefa difícil ajustar esta situação.

O melhor caminho que conheço é enumerar os principais soft skills que o mercado procura e fazer uma autoavaliação e depois solicitar a diversas pessoas de nosso relacionamento que também nos avaliem. O material obtido destas pesquisas certamente tem um valor muito grande para iniciarmos o nosso autodesenvolvimento.

Não se esqueça que as necessidades corporativas mudaram. Prioriza-se hoje o autoconhecimento, o autodesenvolvimento, a facilidade para trabalhar em equipe e tantos outros aspectos comportamentais.

Não se deixe ser mais um funcionário de sua empresa, seja o colaborador que ela tanto necessita, respeita e procura manter em seu quadro.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.