Profissões do futuro versus o estágio da vida

Publicado em 17 de novembro de 2017

A ansiedade, angústia e a correria que tenho acompanhado pela tevê sobre o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, nas últimas semanas, me chamaram a atenção. Além do empenho dos jovens, famílias inteiras se envolvem emocionalmente com a realização da prova. Aliás, não é apenas isso. Cada candidato representa um sonho, uma carreira, um futuro. Nas entrevistas escutei gente falando do sonho de fazer direito, engenharia, medicina, jornalismo e tantas outras carreiras... Esse alvoroço me fez pensar: será que essa população inscrita no Enem tem noção de que algumas profissões estão com os dias contados e eles podem dar início a um projeto obsoleto?

Como palestrante motivacional sou frequentemente convidada por universidades para dar uma injeção de ânimo nessa moçada que está se preparando para um mercado altamente exigente e inovador. Muitos deles passaram pela pressão do Enem, do vestibular e agora que ingressaram na universidade, buscam um estágio para colocar em prática o que aprendem na faculdade. Numa ocasião recente, eu me deparei com alunos da Unicamp – Universidade de Campinas – SP. Vibro com esses convites! Eles são um termômetro para a reinvenção da minha carreira e do impacto dos temas que abordo. Gente jovem, antenada com as tendências, aparentemente pronta para novas experiências. Mas, será mesmo?

Quando cheguei à universidade e vi aquela moçada bonita aguardando a minha palestra rejuvenesci! Mas a boa impressão logo deu lugar à indignação. Quando conversei com alguns grupos espalhados pelo campus, antes do início do evento, detectei que a atmosfera comum entre eles era de certo nervosismo, irritação e depressão! Uau! Aqueles caras e garotas no vigor da juventude e a vida inteira pela frente, quando tratavam sobre perspectivas de futuro, carreira e autorrealização, apresentavam muito menos vivacidade e ânimo que alguns idosos que conheci em uma casa de repouso. Cadê as mentes startups que deveriam estar ali? Tive dificuldade para encontrar e na minha busca perguntei para alguns universitários quais eram seus sonhos.

- Não sei ao certo! Mas, o que eu preciso mesmo é terminar a faculdade e dar sorte para conseguir trabalhar na área – disse uma aluna do curso de Arquitetura.

- Sinceramente, eu nem consigo pensar direito sobre isso. Estou fazendo um curso que não é bem o que eu gostaria, mas nem posso pensar na possibilidade de falar sobre isso com meus pais – falou o jovem da Engenharia Química.

- Olha, eu estou muito mal! Concorri a uma vaga para o estágio da minha vida e estou péssimo porque não consegui - revelou o carinha da Engenharia de Alimentos.

A Unicamp conta com aproximadamente 34 mil alunos matriculados em 66 cursos de graduação e 153 programas de pós-graduação. Com esse universo de possibilidades, essas são as perspectivas desses três jovens? Eles estão depressivos porque não sabem se a sorte vai pender em favor deles para ter um emprego? Ainda tem jovem fazendo uma graduação que não se identificou, para não “desperdiçar” o que cursou e não ter confronto com os pais? E, ainda o outro está deprê por que não conseguiu o estágio da vida? Afinal, em que mundo eles estão vivendo?

A perspectiva de vida do homem aumentou. O mundo científico afirma que grande parte da humanidade vai viver saudável física e intelectualmente até 120 anos. Estou me preparando para ser uma dessas pessoas e continuo fazendo estágio até hoje. Qual é a perspectiva de se ter o “estágio da vida” aos 20 se eles vão viver até os 120? A própria vida é um grande estágio! É possível transformar o meio em que vive em um celeiro de conhecimento e oportunidades empreendedoras, basta ampliar a visão e fazer voos panorâmicos.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.