fbpx

Procura-se profissional de RH com visão 4.0

Tem se falado muito sobre a Quarta Revolução Industrial. Como ela impacta o RH e seus profissionais?

Vem se tornando cada vez mais habitual aos ouvidos atentos no mundo corporativo o termo Indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial. Essas são expressões que englobam tecnologias para automação e troca de dados. Coisas que vislumbram a futurabilidade, utilizam conceitos da internet das coisas e o mundo digital. Estamos num tempo em que não se tem certeza de nada, mas parece ser necessário saber tudo. O lado bom é que a tecnologia está se desenvolvendo com espaço para o ser humano se potencializar. E, pensando nessas coisas, passei a refletir sobre a postura do profissional de RH nesse cenário de transformação.

Nas minhas andanças como palestrante motivacional, tenho me deparado com posturas intrigantes em relação às mudanças e inovações da Era 4.0. Muitas coisas estão mudando e sendo experimentadas e já se fala na Era Pós-Digital, que talvez seja um período em que as relações entre as tecnologias digitais e os seres humanos estejam mais equilibradas. Tem muito profissional de RH antenado nas inovações do mundo para gerar as mudanças necessárias e as adequações para o profissional do futuro, mas percebo que tem um número ainda maior com o discurso “quando tiver que mudar eu vejo o que fazer”. A questão é: vai ter espaço para isso?

As transformações digitais e tecnológicas têm “exigido” mudanças das organizações e, também, dos profissionais e colaboradores. A globalização, os desafios políticos e econômicos, a queda de contratações via CLT e os novos modelos de carreira impulsionam a novos direcionamentos, investimentos e modelos de negócios. Ao profissional de RH, como eixo importante nessa engrenagem de transformação, cabe manter-se atento ao movimento das mudanças e inovações que envolvem todos os níveis de uma organização e gerir com sensibilidade e visão uma nova postura comportamental. Está aí um bom desafio! O “novo” é cada vez mais presente em tudo!

Nas organizações ainda existem fortes traços hierárquicos, enquanto a Indústria 4.0 vem chegando com uma estrutura colaborativa que conta com a participação de todos em qualquer nível e a qualquer momento. Os profissionais, em todas as esferas da economia, precisam rever seus modelos, porém, na perspectiva de sua atuação, o profissional de RH precisa ter uma visão do negócio engajada mais ampliada.

O que determinará a boa atuação de um profissional de RH é sua relevância na organização. Isso implica compreender qual é o sentido das suas decisões e qual é o problema que o seu perfil profissional pode resolver. Se na sua atuação você estiver apenas reproduzindo modelos, corre o risco de não ajudar a empresa nesse processo de transformação e ainda ter que colocar o cargo à disposição para o profissional que estiver melhor engajado no movimento da Revolução Industrial. Riscos são iminentes!

O movimento está acontecendo e é tempo de ficar antenado nas transformações de processos das organizações, dos produtos e do capital humano. Comece a repensar desde a sua forma de atuação. Para alguns segmentos da indústria é ainda um pouco lenta a transformação digital, outras já estão em ritmo acelerado, porém, ao olhar o mercado como um todo, todas as cadeias de negócios, em todas as esferas, serão atingidas. O prejuízo é grande para o profissional que ficar esperando para ver no que vai dar. Você vai esperar para ver?

Leila Navarro, palestrante motivacional, autora de 16 livros, entre eles, “Virar o jogo – como agir no mundo de incertezas”, “Talento para ser feliz”, “O poder da superação”. Saiba mais no www.leilanavarro.com.br

Há mais de 18 anos no mercado de palestras, Leila Navarro conquistou sólida carreira no Brasil e no exterior. Suas palestras já foram assistidas na Espanha, Chile, Uruguai, Panamá, Japão, México, Peru, Paraguai, Colômbia, Angola e Portugal. No Brasil, segundo a Revista Veja, integra o ranking dos 20 mais notáveis palestrantes brasileiros. Entre suas premiações, em 2013 foi a única mulher eleita Top5, na categoria palestrante, do Prêmio Top ofMind Estadão RH, o Oscar do RH, o mais prestigiado e desejado prêmio do mercado. Em 2005 levou em primeiro lugar! Também obteve o Prêmio de 100 fornecedores de RH – Categoria palestrante do ano 2009. Autora de 16 livros, entre eles, “Autocoaching de carreira e de vida”, “Talento para ser Feliz”, “A vida não precisa ser tão complicada”, “O poder da superação”, e seu mais novo lançamento o “Virar o Jogo” , além de diversos e-books, artigos e diversas participações para a mídia em geral.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa