Processo seletivo de estágio

Publicado em 17 de maio de 20194

Ser universitário é começar a dar os primeiros passos na vida adulta, seja porque você será responsável pela qualidade da sua formação e profissão, ou seja por questões pessoais da vida que podem ir ao encontro nesta fase da vida, como morar sozinho, relacionamento e início da vida profissional com o trabalho e o estágio. E é deste último elemento, o estágio, no meu caso, que quero falar um pouco desta vez.

O meu mês de abril foi marcado por uma coisa: processo seletivo. E por fim, no dia 29 de abril consegui passar no processo seletivo que mais queria. E neste texto vou tratar da questão emocional de alguém que está na universidade e procurando estagio.

Quando se está na universidade a figura do estágio representa uma obrigatoriedade, não só por questões técnicas em relação a horas de estágio para se ter o diploma, mas também uma obrigatoriedade social no sentido de pressão social para se ter um estágio. Com isso o estudante, muitas vezes, se submete a um estágio que lhe desgasta, não lhe ensina e não obedece a lei de estágio. Com isso, aquele estudante que, por qualquer motivo, não estagie durante a universidade se sente pressionado a conseguir um emprego e essa pressão pode ser um obstáculo para se conquistar a tão querida vaga de estágio.

Durante o mês de abril eu participei de, ao menos, vinte processos seletivos, realizei mais de vinte e cinco entrevistas e fui a diversos lugares de São Paulo. Para cada “sim” eu ouvia cinco “não”. Depois de muita entrevista a gente começa a perceber que não tem como adivinharmos o que o entrevistador precisa e qual o perfil de candidato que mais se adequa àquela empresa. Assim acredito que não mentir sobre a sua personalidade e histórico profissional é o melhor a se fazer pois, caso contratado fundamentado em mentiras, terá que sustentar essa máscara para manter seu emprego, assim, além de ser insuportável no sentido pessoal e comportamental, também faz com que o estagiário não aproveite para aprender uma profissão. Outra coisa que acho importante: confie que você consegue aquele estágio que mais deseja, mesmo que demore semanas e mesmo que tenham lhe oferecido vagas com certeza de contratação, se não for aquela vaga que você mais deseja, continue atrás e batalhando por aquela que quer pois, a experiência de trabalho será muito mais produtiva e a sensação de vitória e conquista vale muito a pena.

Manter a autoestima durante todas as entrevistas e processos seletivos que duram mais de uma semana não é uma coisa simples, tanto por causa dos vários “nãos” que são ouvidos quanto pela vontade e necessidade de se conseguir um estágio. Mas confie nas suas experiências de trabalho anteriores e, caso não as tenha, na sua proatividade. Com certeza, a proatividade é o fator que mais conta em um processo seletivo de estágio, pois, a empresa quer aquele indivíduo que queria aprender a trabalhar, tendo assim cem por cento de aproveitamento tanto para si quando para o estagiário.

E nunca se esqueça do mais importante: é apenas um estágio. O objetivo é aprender uma profissão. E não deixar os estudos de lado por uma possível efetivação que, na maioria das vezes, pode não ocorrer.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.