Prepare-se para o futuro: ele está logo ali!

Publicado em 20 de julho de 2017

Podemos resolver nossos problemas e criar um futuro usando os modelos mentais que praticamos atualmente?

Se o desejo de ter um futuro diferente é diferente da realidade de hoje, você precisa fazer mais.

Transformamos a realidade no momento em que ajustamos os modelos e mapas mentais que temos em relação à vida e mudando a percepção de futuro a curto e longo prazo.

Modelo mental é um mecanismo do pensamento traduzindo os eventos externos para a nossa realidade interna. Cada modelo é individual e único, pois são construídos através da nossa história e experiências. Já o mapa mental é uma forma de representar a realidade desse modelo, mas escrevendo numa folha de papel ou por outro recurso com a intenção de conectar conceitos, ideias e percepções sobre determinado pensamento/assunto.

Parece fácil resolver o que queremos para o semestre que vem ao compararmos ao que queremos para uma vida toda. Entretanto, será que o que realizamos hoje, está alinhado com os nossos objetivos de curto e longo prazo?

Vamos entender com o curto prazo o que estipulamos realizar em 3 anos e a partir disso serão objetivos a longo prazo. Partimos da premissa de que começamos a construção do futuro, com as atitudes do presente, porém essas atitudes são influenciadas pelo grau de dificuldade do que é necessário para executar. Além desse grau, possivelmente sofremos da “Lei de Parkinson”, e, não estou abordando sobre a doença, mas sim ao conceito de Cyril Parkinson, historiador que escreveu: “O trabalho se expande para preencher o tempo disponível para sua conclusão”, interpretando para a realidade:  deixamos tudo para última hora ou próximo ao prazo.

Pare e pense sobre um problema pessoal ou profissional no qual está vivenciando. Se a solução for fácil, logo encontrará meios para resolver, no entanto, se encontrar complexidade para solucionar, os vilões como a procrastinação, medo, insegurança, entre outros, podem exercer um grande poder para te paralisar ou até possam permitir que encontre meios de resolver pela metade, poucas pessoas realmente encontram maneiras para resolverem a completude do “problema”.

A questão é que resolver pela metade gera consequências ruins não esperadas nos resultados a longo prazo que você idealiza.

Por exemplo: Imagine que está num restaurante com as crianças, o que desejamos é sentar, comer e conversar um pouco, porém as crianças são mais dinâmicas e ativas e não param quietas à mesa. Qual é a primeira solução que vem à cabeça? Dar o celular para elas brincarem, isso resolveria o problema a curto prazo, mas será que é esse comportamento condicionado que queremos para a futura relação com as crianças? Será que podemos ter um momento de atenção e entreter todos juntos para que exista o equilíbrio?

Imagino que você já fez um planejamento com datas e prazos, mesmo que tenha sido “mentalmente”, e, se tiver sorte, em até três meses você já esqueceu. Certo?

Planejar é uma habilidade fantástica para se programar e preparar para os riscos e atividades, mas geralmente não somos fieis ao planejamento, isso se dá pelo fato da vida ser um processo onde temos que reavaliar as situações e os diferentes jeitos de pensar sobre o rumo que as nossas decisões estão sendo tomadas de acordo com o nosso modelo e mapa mental.

Não existe somente um caminho para o futuro, existem várias possibilidades que podem enquadrar casa, trabalho ou mundo. E só conseguiremos agir de acordo e atingirmos as nossas metas quando tivermos uma consciência sistêmica e integral do nosso propósito de vida e onde queremos ir.

Pensando em toda a sua trajetória e seu futuro:

Até que ponto você conseguiu chegar? Como será seus 30, 50 e 80 anos?

A percepção para alguns é o que o tempo voa, para outros o tempo é devagar, mas independentemente do tempo, o que você está realizando para a vida que quer?

Enquanto não alinharmos o que queremos, até que ponto, podemos passar uma vida semelhante a um jogo de pinball, atirando para todos os lados. Defina o que deseja de coração, o que vem depois do que estipulou para o “agora”? Para a visão de curto prazo?

Se não definir, você não irá se mover. Futuro é um estado de ação que requer esforço para sair da zona de conforto. Quer ser dono do seu futuro?

Então comece se perguntando: qual é seu plano para o futuro?  Qual é seu plano de futuro para os próximos cinco anos? Tente ir além se puder. Ousando pensar e responder essas questões você fará coisas um pouco maiores do que achava possível. Encontrará grandes obstáculos, isso faz parte do processo da vida, porém com um modelo mental de pensamento e atitudes você pode fazer a diferença e eu acredito em você!

Grande Abraço,

Mayra Soares







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.