fbpx

Posicionamento Autônomo: Marca ou Nome?

Quando se trata de uma carreira autônoma, é muito comum logo de início surgir a seguinte dúvida: É melhor é se posicionar como pessoa física e fortalecer seu nome ou criar uma marca e se posicionar como empresa?

Quando se trata de uma carreira autônoma, é muito comum logo de início surgir a seguinte dúvida: É melhor se posicionar como pessoa física e fortalecer seu nome ou criar uma marca e se posicionar como empresa?

É preciso entender que há mais de uma variável em jogo. Não estamos falando de questões burocráticas, mas sim de posicionamento. Uma vez que você pode, por exemplo, ter um CNPJ aberto e se posicionar com o seu próprio nome, o importante aqui é saber como vender o que você oferece.

Não há uma resposta pronta. É preciso analisar o cenário, entender bem o seu serviço e principalmente o seu público. Liste pessoas de referência no seu ramo e tente refletir e entender os motivos deles seguirem com esse posicionamento. É preciso fazer uma lista de perdas e ganhos.

Abrir uma marca pode soar aos seus ouvidos prontamente como a melhor solução, pois transmite profissionalismo e credibilidade. Outra vantagem é que a longo prazo ela abre oportunidades para um crescimento de equipe, não deixando o negócio tão dependente do seu próprio trabalho.

Já ao seguir com o seu nome, você consegue criar uma relação de maior proximidade com seus clientes, além de usufruir do seu networking que já te reconhece e de passar a sensação de um serviço mais personalizado.

Mas nem tudo é 8 ou 80. É possível transmitir credibilidade e profissionalismo seguindo com o seu nome e também criar proximidade das pessoas com a marca com o passar do tempo. Soluções híbridas podem funcionar desde que você entenda o seu mercado.

Isso me lembra o caso de um coach que transmite em seu site a mensagem de que possui como principal foco de atuação empresas, e para isso se posiciona como empresa. Essa mensagem acaba resultando num aumento considerável de clientes pessoas físicas, uma vez que ele conseguiu construir o seu nome em paralelo.

É importante destacar que optar por seguir com uma marca, não te exime de cuidar muito bem de seu Eu Digital. Mantenha sempre suas redes atualizadas, alimente com conteúdo pertinente, faça networking e esteja presente.

Marca é o espaço que você ocupa na mente das pessoas. Se posicione, crie seu site, cartão de visitas, atualize suas redes sociais e faça a diferença. 

Henrique Ferrer é Empreendedor, Publicitário e Coach, é especializado em Marketing e Design Digital, além de focar seus estudos em Personal Branding. Todos esses elementos associados a inquietação por entender o comportamento social deram origem a uma visão diferenciada sobre posicionamento. É movido pelas palavras inspiração, transformação e realização.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa