fbpx

Por que precisamos renascer um pouco todos os dias?

Às vezes tentamos entender porque alguma área de nossa vida não vai bem. Parece que as coisas não funcionam e o resultado que percebemos de nossas ações são insuficientes ou indesejados. O que fazer?

Inspirado na celebração da Páscoa que passou há poucos dias e depois de comer muito chocolate, decidi escrever o artigo de hoje sobre o que podemos fazer diariamente para melhorar nossa vida e alcançarmos a Realização Pessoal.

Provavelmente você deve pensar algumas vezes porque alguma área da sua vida não está andando do jeito que gostaria. Talvez a sua vida pessoal esteja ótima, mas a profissional não. Talvez sua vida amorosa esteja como você sempre sonhou, mas não esteja tão bem de saúde.

Com o Coaching podemos primeiramente entender que nossa vida na verdade é formada de várias áreas, e o que chamamos popularmente de “nossa vida”, trata-se de um conjunto de fatores que influenciam diretamente nosso sentimento de realização. Podemos listar nossa saúde, família, relacionamento amoroso, finanças, carreira, entre outras áreas que formam a nossa vida.

Mas e quando alguma ou várias destas áreas não vão bem? Parece que as coisas não funcionam e o resultado que percebemos de nossas ações são insuficientes ou indesejados.

A grande saída para esta situação é mudar a estratégia, o jeito como estamos conduzindo nossa vida em determinada área. É como se precisássemos morrer e renascer em alguma área da vida. Por exemplo, se você está com dificuldades financeiras provavelmente a forma como está organizando suas despesas está em desequilíbrio com o que está ganhando, e como em um círculo vicioso, você passa a ficar nervoso, começa conflitos com pessoas próximas e seus relacionamentos pioram, vem a tristeza e por aí vai…

Assim, talvez seja hora de parar e recomeçar agindo de uma nova maneira, com uma estratégia que funcione para sua vida financeira.

Para isso, minha sugestão é você trabalhar em 3 pontos:

  1. Reconheça que precisa de ajuda: uma das atitudes que nos leva ao círculo vicioso em alguma ou várias áreas da vida é achar que está tudo bem e que podemos resolver sozinhos. Fica a dica: se você está insatisfeito com alguma área da sua vida, o tempo vai passando e as coisas não melhoram é hora de parar e reconhecer que a estratégia que está usando não está funcionando. Seja para emagrecer, fazer uma poupança ou harmonizar seu relacionamento amoroso.
  2. Procure ajuda: uma vez que você compreendeu que a forma como está conduzindo uma situação não está funcionando, procure um profissional para ajudá-lo a sair do círculo vicioso e criar uma nova estratégia. Pode ser que você precise de um médico, um advogado ou um coach. Dependendo da situação que você se encontre e o que esteja precisando, óbvio.
  3. Defina um objetivo claro: com a ajuda de um profissional descreva a situação atual que você se encontra e como gostaria que estivesse. Nesta hora, falar apenas não funciona! Você vai precisar escrever claramente, com detalhes, como gostaria que estivesse aquela área de sua vida. Tenha coragem para reconhecer seu erro, morrer e renascer para alcançar sua tão desejada Realização Pessoal. Todos merecemos!

Vamos em frente!

Riccardo Oliveira é Coach profissional, Palestrante e Autor com foco em liderança, vendas e carreira. Possui 25 anos de experiência como executivo e empresário, tendo vivência executiva em multinacionais de Tecnologia como Oracle e SAP. Foi sócio da rede de academias Companhia Athletica. Tendo certificado internacional de Coaching pelo Instituto IDHL/ASESCO, Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL) e Certificação Internacional em Análise de Perfil Pessoal (DISC) pela Thomas International, atua como Coach há 5 anos conduzindo pessoas e empresas a produzirem em alta performance para resultados excelentes. Formado em Computação pela Universidade Mackenzie, é Pós-Graduado (MBA) em Marketing pela ESPM tendo feito Especialização em Finanças na Business School São Paulo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa