fbpx

Poderes Digitais trazem Grandes Responsabilidades!

Gerar conteúdo na Internet é uma tarefa básica para se ter um bom “Eu Digital”. Posicione-se, mostre ao mundo o seu domínio por assuntos de seu interesse e conquiste mais pessoas para ajudar a construir seu futuro.

Gerar conteúdo na Internet é uma tarefa básica para se ter um bom “Eu Digital”, e se você tiver um canal oficial para postar, melhor ainda! Posicione-se, mostre ao mundo o seu domínio por assuntos de seu interesse e conquiste mais pessoas para ajudar a construir seu futuro.

Lembrando que não é preciso criar tudo do zero, aliás, compartilhar informação também torna o usuário ativo.

A rede também é um excelente local para consumir conteúdo, mas frequentemente nos deparamos com um dilema: Está cada vez mais difícil “separar o joio do trigo”.

Todos têm algo a dizer sobre situações polêmicas como o incidente no Jornal Charlie Hebdo na França ou sobre a execução do brasileiro Marco Archer na Indonésia. Em épocas de política, então, nem se fala, é tiro pra todo lado.

Podemos encarar os fatos por três lados diferentes:

1) Se a informação vem de um coletivo de pessoas comuns, ela tem mais credibilidade do que notícias da grande mídia, já que as redes deram poder de comunicação a quem não tinha tornando a verdade democrática.

* Porém a falta de profissionalismo para comprovar os fatos, buscar fontes, e dar voz aos dois lados, acaba colocando esse conteúdo no âmbito da fofoca.

2) Por outro lado, se a informação vier de grandes portais e jornais agrega mais credibilidade sobre o que as pessoas dizem, já que são profissionais.

* Mas por mais que sejam imparciais, a dúvida sobre a posição política do veículo interferir no resultado sempre permanecerá.

3) Saiba que tem gente armando por aí!

*Infelizmente nem tudo são flores e precisamos sempre nos questionar. A rede está cheia de pessoas que se divertem enganando espectadores (o famoso troller), até mesmo empresas especializadas em plantar informações para confundir cidadãos.

Você provavelmente já se viu num desses impasses acima, mas o que fazer?

  • Primeiramente leia de tudo, mas tire suas próprias conclusões, pois a verdade sempre tem vários lados. Consulte o feed, mas sempre busque a versão de jornais e outras fontes;
  • Não há nada mais importante na comunicação do que a credibilidade. Tenha esse senso ao consumir informação e conquiste o respeito das pessoas ao criar;
  • Na hora de produzir conteúdo, não tenha medo. Seja mais “uploader” e menos “downloader”, mas compartilhe informação com responsabilidade. Fique atento, além de poder se queimar rapidamente, a lei pode condenar você apenas por compartilhar algo.

Pela primeira vez, todas as pessoas têm o poder de dizer o que pensam ao mundo. Entretanto estamos vendo constantes transformações bem debaixo de nossos olhos, e ainda há muito por vir. Teremos que aprender juntos a ser mais responsáveis com essas ferramentas.

Seja você também um poderoso criador de conteúdo, e responsável pela construção da história!

Henrique Ferrer é Empreendedor, Publicitário e Coach, é especializado em Marketing e Design Digital, além de focar seus estudos em Personal Branding. Todos esses elementos associados a inquietação por entender o comportamento social deram origem a uma visão diferenciada sobre posicionamento. É movido pelas palavras inspiração, transformação e realização.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa