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Plano de Ação

Você sabe o que está por trás de um bom planejamento? Duas palavras que são fundamentais: disciplina e atitude. Quando você exercita a atitude e a disciplina você cria um hábito e uma competência.

“Os melhores planos não passam de castelos no ar até que sejam trazidos à vida através da ação”.

Relendo o livro O Processo da Pérola de Tommy Nelson encontrei um capítulo fundamental para esse início de ano, para todos aqueles que almejam conquistar suas metas e objetivos. O capítulo em questão aborda o tema plano de ação e fala sobre a importância do planejamento. Muito se ouve sobre planejamento, mas você sabe o que está por trás de um bom planejamento? Duas palavras que são fundamentais: disciplina e atitude. Quando você exercita a atitude e a disciplina você cria um hábito e uma competência. Isso significa que planejamento é uma capacidade que você pode dominar, mediante repetição e prática, independentemente de condicionamentos culturais ou familiares. Quando queremos transformar nossos sonhos em metas, é importante compreender a diferença entre os dois. Uma meta é basicamente um sonho priorizado, alinhando com valores, depois desmembrado, estruturado em passos, e fechado com um prazo. Um sonho, por sua vez, é uma esperança não lapidada, uma aspiração que poderia acontecer algum dia ou não. Metas são alvos específicos futuros com os quais estamos comprometidos – tanto para realizar como ser – dentro de um formato voltado para ação, com prazo de entrega. Sonhos não têm custos, portanto podem ficar no plano da imaginação, pois não há compromisso nem passos de ação.  Para ajuda-lo a conferir um formato e prazo ao seu sonho e tirá-lo da indefinição existe uma técnica que se chama SMART. Através dessa técnica o seu sonho adquirirá vida própria. Então, mãos a obra:

Específica – a chave para transformar uma meta em atingível é torná-la específica, ou seja, sem especificidade não há meta. Somente dizer que quer ganhar dinheiro não basta. Você precisa estabelecer com detalhes o que pretende fazer. Se sua meta for grande, fragmente-a em tarefas menores e mais gerenciáveis. Você não consegue fazer o que não pode expressar de modo específico. Quanto mais específica sua meta, melhor.

Mensurável – se não há como medir aquilo que deseja, então não é uma meta SMART. Estabeleça metas definidas e objetivas para que sua resposta possa ser sim ou não, sem vacilação, quando se perguntar se chegou a atingi-la.

Alcançável – Não estabeleça uma meta alta demais, talvez você não possa cumpri-la e poderá desistir antes mesmo de começar. A meta precisa ser viável e prática. E quando se trata de realista você tem que consultar a sua paixão, inspiração e o motivo da sua meta.

Relevante – A meta deve estar em sintonia com os seus valores e propósitos. O que é importante e faz sentido para você?

Temporal – Metas são sonhos com prazos de entrega. Por isso, se não houver algum tipo de prazo, a maioria dos sonhos não se transforma em realidade. E, para tanto, a meta precisa se fixada, estabelecendo uma data para o seu cumprimento, porque a definição lhe dará certeza de que você poderá tomar posse daquilo que conquistou.

Aline Senger Author
Aline Senger é Bacharel em Psicologia, Especialista em Gestão Empresarial, Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Master Trainer em PNL pela NPL, Terapeuta Coach e Treinadora Emocional com enfoque em Saúde Quântica, Proprietária da Aline Senger Training e Coautora no livro Programados para Vencer com Coaching.
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