Planejamento Financeiro é a Base do Marketing!

Publicado em 30 de maio de 2017

Muitas vezes, em minhas consultorias, deparo-me com problemas de marketing que poderiam ser resolvidos ou até mesmo antecipados com um bom planejamento financeiro e, principalmente, com um bom plano de negócios. Em minha experiência, vejo que, quanto menor a empresa, mais importante é o planejamento e a estruturação.

Mesmo sem ter uma equipe ou uma estrutura física, é importante para qualquer empresário ou profissional liberal se enxergar como um negócio, como um empreendimento, e para isso o plano de negócio é essencial. Através do planejamento de negócio, o profissional pode ter melhor visão sobre quem é seu público-alvo, quem são seus concorrentes e principalmente sobre suas necessidades financeiras.

Atualmente existem métodos extremamente ágeis de estruturação de planos de negócio, como por exemplo o Business Model Canvas. Popularmente chamado apenas de Canvas, esse método permite desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou existentes, através de um painel que possui quatro grandes áreas:

  • Como?
  • O quê?
  • Para quem?
  • Quanto?

Cada uma dessas áreas dará ao profissional um rumo sobre o que ele precisa estruturar.


Imagem: Sebrae

O Coach, assim como qualquer empreendedor, deve ter em mente a importância do plano de negócios e, claro, do planejamento financeiro. Esse planejamento dirá quanto o empreendedor tem de custos mensais, como água, luz, telefone, deslocamento e quanto deverá ser sua receita para chegar ao equilíbrio. Esse planejamento deve ser acompanhado mensalmente e sempre que possível passar por uma grande revisão, no mínimo anualmente. Esse planejamento é o que dará informações de quanto deverá ser investido em marketing, conforme as necessidades e possibilidades: sites, cartões de visita, folders, panfletos, uma apresentação corporativa, anúncios em mídia online ou offline etc.

Nesse momento do planejamento, muitos profissionais e empresários se perguntam quanto investir em marketing e certamente essa também é a dúvida de muitos Coaches. A resposta é simples: depende! 

Muitos fatores podem influenciar nessa decisão, mas para estabelecermos um padrão, podemos levar em consideração os indicadores do mercado e o que temos nas bibliografias de marketing: normalmente, empresas e profissionais que fazem investimentos consideráveis chegam a ter até 10% do faturamento mensal destinado ao marketing; já empresas mais conservadoras investem de 3% a 5%.

Um ponto que temos que levar em consideração nesse caso - e que muitos profissionais não levam - é que, seguindo apenas essa lógica, quando se vende menos investe-se menos, e quando estamos faturando mais, investimos mais. Assim, tome cuidado quando suas vendas caírem: quando os clientes sumirem, é importante ter um caixa para manter o volume de investimento.

Ter consciência do momento em que o Coach está como empreendedor e de quais são suas metas, objetivo e visão de futuro é o que irá pautar o plano de negócio e, claro, os objetivos de marketing. Para isso não tem segredo, o exercício e a prática irão auxiliar bastante.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.