fbpx

Pessoas estáveis, os campeões da mudança!

Muito se diz a respeito da quantidade e velocidade das mudanças que ocorrem nos dias de hoje, as quais demandam pessoas ágeis, inquietas, dinâmicas, multitarefas e versáteis, correto? Sim, não, depende.

Muito se diz a respeito da quantidade e velocidade das mudanças que ocorrem nos dias de hoje, as quais demandam pessoas ágeis, inquietas, dinâmicas, multitarefas e versáteis, correto?

Sim, não, depende.

Pessoas com as características acima, normalmente, possuem baixa estabilidade no gráfico DISC, e podem ser muito indicadas para, velozmente, dar início a uma mudança. Porém, serão elas que irão até o final, garantindo que a mudança seja implementada seguindo o planejado, passando por todas as etapas necessárias e no prazo estipulado?

Provavelmente, não.

Por outro lado, as pessoas de alta estabilidade, geralmente descritas como calmas, metódicas, tranquilas e estáveis, não raro são percebidas como resistentes às mudanças, o que, em um mundo frenético como este em que vivemos hoje, pode ser visto como algo não muito adequado e, para alguns, a ser evitado.

A relutância de uma pessoa com alta estabilidade à mudança, normalmente, está relacionada à forma como esta chega até ela, normalmente seguindo uma ou mais das características abaixo:

  • A mudança é imposta;
  • É apenas comunicada, sem a explicação das razões lógicas;
  • Planejamento incompleto ou inexistente;
  • Falta de clareza das etapas e respectivos responsáveis;
  • A pessoa que comunica possui um estilo agressivo;
  • A decisão relativa à mudança pode ser percebida como precipitada e pouco pensada.

A resistência de um alto “S” à mudança pode ser um ótimo termômetro em relação à probabilidade de sucesso de uma mudança, ou seja, a eventual resistência de uma pessoa estável é um importante alerta de como a mudança está sendo anunciada e sobre o passado de sucesso ou não das mudanças ou novos projetos já trazidos.

As pessoas estáveis podem ser cruciais em um processo de mudança, uma vez que podem trazer os seguintes benefícios ao time:

  • Trabalharão para levar a mudança até o final;
  • Seguirão o planejamento;
  • Trabalharão com método;
  • Contribuirão com estabilidade e calma.

Para ter um campeão em processos de mudança, ou seja, uma pessoa estável, e aumentar significativamente as chances de sucesso, é remendável apresentar as mudanças seguindo as características a seguir:

  • Anuncie a mudança com antecedência;
  • Aloque tempo para a preparação do time;
  • Mostre os motivos e razões lógicas para a mudança;
  • Apresente o planejamento, com um cronograma realista;
  • Iniciar a mudança quando o time disser que está pronto.

Todos os fatores DISC podem contribuir para um processo de mudança, de diferentes formas, porém o campeão para sentir o cheiro de que a mudança anunciada está começando da forma adequada, se possui motivos lógicos para existir e com o comportamento adequado para levá-la até o final, esta pessoa é a com estabilidade acima da média no perfil DISC!

Alexandre Ribas começou a trabalhar com consultoria e treinamento há mais de 20 anos. Atualmente é presidente da TTI Success Insights Brasil e membro do Advisory Council da TTI Success Insights, nos EUA, empresa presente em mais de 100 países. Possui uma vasta rede de contatos, com consultores e coaches bem-sucedidos, em diversos países. No Brasil, através da TTI Success Insights, atende mais de 200 consultores, coaches, palestrantes, treinadores e head hunters, por ano. Também pratica consultoria, através da sua empresa Venko Consulting, a qual teve início em 2002. Empreendedor desde 1998, atualmente possui cinco empresas em atividade. Sua formação acadêmica passa pela Universidade Mackenzie, UFPR, FIA-USP e Harvard. Também possui diversos cursos de formação em Coaching, PNL e desenvolvimento de pessoas. Foi o primeiro brasileiro a obter a formação completa, em turmas abertas, pela então ASTD, em HPI – Certificate in Human Performance Improvement. Possui três livros publicados, sendo eles “Manual Definitivo DISC”, “DISC – tudo o que você precisa saber, mesmo” e “Manual Definitivo Motivadores”. Escreve artigos desde 1998.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa