Pesquisa revela que apenas 9% pagam as despesas do início de ano

Publicado em 15 de janeiro de 2019

Já estamos na metade de janeiro e para que 2019 não se torne um pesadelo financeiro, ter planejamento é fundamental. Mas sabemos que esse passo inicial pode se tornar difícil num primeiro momento, isso porque a realidade do brasileiro segue preocupante. Isso se reflete em uma recente pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo o levantamento, apenas 9% dos brasileiros conseguem pagar as despesas típicas de início de ano (material escolar, IPVA, IPTU, etc), além disso 11% afirma não ter feito qualquer planejamento para os gastos desse período.

Para que esse cenário se transforme, a educação financeira é fundamental em todas as etapas da vida, sendo o planejamento um dos pontos centrais para se conseguir uma sustentabilidade financeira. Por outro lado, um bom sinal é que essa mesma pesquisa revelou que o percentual de consumidores que pouparam ao longo do último ano para arcar com essas despesas sazonais, aumentou de 21% em 2018 para 31% em 2019.

Um dado interessante é que 24% dos entrevistados disseram ter abdicado das compras durante o Natal passado para que pudessem ter recursos para as contas do início desse ano, o que mostra que as pessoas têm pensado mais na relação com o próprio dinheiro. Mas mesmo com essa aparente mudança, por outro lado aqueles que optaram por fazer compras parcelaram os presentes e, em média, devem terminar de pagar as prestações entre abril e maio, isso significa que a falta de planejamento pode comprometer o orçamento durante um bom tempo, podendo levar à inadimplência.

Falando sobre os impostos, sem dúvida os dois que mais constumam trazer esse desequilíbrio é o IPTU e IPVA, duas despesas conhecidas de todos os anos, mas que ainda sim geram dúvidas: pagar à vista ou parcelado? Para responder a essa pergunta precisamos primeiro analisar em qual situação financeira se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. Caso se enquadre na primeira ou segunda opção, é provável que o pagamento à vista não seja o mais indicado, já que se endividar ainda mais para pagar impostos é um movimento que pode acarretar em mais problemas ainda em um curto espaço de tempo. Além disso, recorrer a empréstimos também nunca é uma boa opção, isso por conta dos altos juros cobrados, fazendo com que você entre na bola de neve financeira.

Caso já tenha se planejado e possua uma reserva financeira, o pagamento à vista, sem dúvida, é a melhor saída, já que existe a possibilidade de conseguir descontos que, em média, ficam entre 4% no IPTU e 3% no IPVA.

A sustentabilidade financeira é um caminho que pode ser traçado e atingido com educação, mudando os hábitos e comportamentos, um processo de aprendizado e que se seguido com afinco pode trazer bons frutos. Vejo esses números com bons olhos e acredito que esse é o caminho a ser seguido para que, num futuro próximo, possamos ter uma geração mais saudável financeiramente.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.