fbpx

Para vencer, é preciso aceitar as derrotas!

Infelizmente a Seleção perdeu, mas todos nós somos prósperos e vitoriosos. O que faz uma pessoa ser vitoriosa ou perdedora é o tipo de pensamento e atitudes que ela tem na sua vida pessoal e profissional.

A derrota foi dura para todos. Ver nossa Seleção Canarinho “tomar um chocolate” da disciplinada Seleção Alemã nas semifinais da Copa do Mundo em pleno Mineirão é um choque sem tamanho.

Mas como disse nosso treinador após a derrota humilhante:

– E agora? Agora é seguir a vida. Minha vida segue e a vida dos jogadores segue também.

Segue sim Felipão. Mas, o que você, sua comissão técnica eficientíssima, os jogadores e a CBF irão aprender com esta derrota?

E o que vamos ter que fazer para mudar agora para no futuro vencermos de verdade?

Enquanto o Felipão pensa, gostaria de lembrar que em nossa vida normal o segundo semestre está começando. Está na hora de pensar como será o resto de 2014, até olhar para 2105. As pessoas pensam em atrair mais prosperidade e vitórias. Parabéns! Pergunta: será que vão conseguir? Talvez sim.

Observo em minhas consultorias de Feng Shui e sessões de Coaching Holístico que muitas pessoas não prosperam ou não são vitoriosas na vida porque não aprenderam com as perdas do passado ou não aceitam as derrotas.

Ninguém gosta de ser perdedor, mas essas pessoas ficam desorientadas, revoltadas e cegas quando perdem.

Com certeza não é fácil para ninguém levar um “tombo” na vida. Quem gosta de perder um bom emprego, perder um negócio ou um amor? Claro que ninguém gosta. Só que uma perda é como um ente querido que morreu. Há o trauma da perda. O luto. Mas depois a vida segue.

Quando somos derrotados é preciso, com o tempo, aceitar o fato. Quando se cai é preciso imediatamente aceitar o fato e se levantar. Quando é essa a atitude tomada, a vida continua e novas oportunidades, em breve, aparecem e se concretizam.

Mas é preciso aprender com as perdas para não errar mais e sofrer tanto.

Claro que quando a perda é muito grande, há quem não a aceite com facilidade. Além da derrota e da revolta contra tudo e contra todos, o fato pode afetar a autoestima, a competência, as verdades pessoais e, dependendo da pessoa, ocorrer a falta de entusiasmo, desmotivação e até depressão. Isto sem considerar o medo de se sentir inútil.

Mas a verdade é uma só: ou aprendemos com as perdas para sermos vitoriosos no futuro ou iremos ficar no passado chorando as perdas para o resto da vida.

Reflita comigo: Você já leu em algum lugar que: O Criador inventou o Universo e o homem para viver perdendo? Eu nunca vi “O Criador” falar em “energia de derrota eterna”.

O que leio é bem ao contrário. Sempre escutamos ou lemos parábolas sobre a energia de prosperidade e vitórias. Essa energia se manifesta e age na cabeça das pessoas. Ela irá se refletir no seu dia a dia e na sua vida como um todo.

Eu sempre falo para meus clientes que só trabalho com pessoas vitoriosas, prósperas e otimistas. Na minha opinião, todos nós somos prósperos e vitoriosos. O que faz uma pessoa ser vitoriosa ou perdedora é o tipo de pensamento e atitudes que ela tem na sua vida pessoal e profissional.

Uma pessoa derrotada irá bloquear as vitórias e será eterna derrotada. Nós bloqueamos nossas mentes e a vida com uma série de crendices, desculpas, medos, valores, verdades e mentiras que existem há muito tempo e que são passadas de geração para geração. Essas crenças nos impregnam, bloqueando a energia de prosperidade que existe à nossa disposição no Universo.

Essas desculpas e energias ficam tão fortes em nossa cabeça que formam uma crosta que bloqueia nosso contato com energias de prosperidade e vitórias. Como não consigo entrar em contato com essa energia, fico sempre no mesmo patamar energético, parado e estagnado e crio um círculo vicioso que sempre me puxa para baixo.

É por isso que precisamos quebrar esse ciclo e desbloquearmos nossas energias e a vida. E por onde devemos começar? Pela aceitação de que realmente perdemos. Aceitar como lição e partir para vida e viver como vitoriosos.

Pense bem: Você não é filho do Criador? E o Criador não é a energia mais vitoriosa do Universo? Claro que sim! Você só estava num estado “momentâneo de perda” porque se esqueceu dessa verdade.

Por isto eu repito: aceite as perdas e lembre-se de que você é filho da energia mais próspera do Universo. Em outras palavras: não tenha mais medo de prosperar e ser vitorioso na vida.

Lembre-se de que para ser vitorioso é preciso fazer vários testes e errar para lapidar nossa vitória constante.

E o Felipão sobre a derrota de 7 x 1 para Alemanha?

Esqueça. Não vale a pena perder tempo com as desculpas que ele e comissão técnica fizeram tudo certinho.

⚙️ Alma Serena
Franco Guizzetti é formado em Personal e Professional Coaching pela SBC – Sociedade Brasileira de Coaching. Tem formação de Programação Neuroliguistica, Hipnose Clinica e Terapia de Regressão. Autoditada de Mecânica Quântica e Metafisica. Atua háquase 30 anos na área de Orientação Pessoal, Coach, Palestras Motivacionais, Cursos e Consultorias. Tem formação profissional em Engenharia e Administração. Há mais de 20 anos escreve para várias mídias na Internet, Tv, Rádio e Revistas sobre Qualidade de Vida, Prosperidade, Sucesso Profissional e Pessoal. Deu entrevistas sobre Coaching e Qualidade de Vida para vários programas, como: Rede Globo, Rádio Capital – SP, Programa Manhã Maior – RedeTv, Rádio Jovem Pan AM, Rádio Estadão/ESPN, Portal Terra, Programa Todo Seu – Tv Gazeta, Rádio CBN; Rádio Gazeta FM, Programa Nestlé com Você – Rede Tv, etc. Desenvolve um trabalho de Coaching Holistico que busca fazer a pessoa crescer como um todo, fazendo a pessoa se conhecer mais e descobrir suas qualidades e potenciais para aplicar na vida pessoal e profissional.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa