Padrões, Estereótipos e Julgamentos

Publicado em 28 de maio de 2019

Saudações! Seja bem-vindo a esta coluna!

A cada mês irei compartilhar tudo e mais um pouco da minha experiência de vida e profissão focado em turbinar, desmistificar e simplificar os temas Assessments, Autoconhecimento e Coaching.

Meu intuito é trazer pontos e entendimentos que realmente sejam eficazes na prática e que principalmente agreguem para elevar seu nível de proficiência, consciência e excelência como profissional e em especial, como ser humano.

Afinal, diante da era da transformação digital, precisamos ser mais humanos e menos robotizados, e explorar os nossos diferenciais e potenciais dos quais as máquinas ainda não conseguem replicar.

Bruno Tsai.

Padrões, Estereótipos e Julgamentos

Acredito que nós humanos começamos a atribuir padrões e estereótipos, a partir do momento em que notamos as nossas diferenças como espécies e indivíduos.

A questão em pauta neste artigo está em compreender a forma como utilizamos nossos julgamentos e formamos conceitos. Pois os padrões, estereótipos e julgamentos podem servir como ferramental para agilizar e dar praticidade para otimizar tempo de análise de perfis e diferenciais nas tomadas de decisões, tanto como podem servir para gerar entendimentos superficiais (mal entendidos), comodismo e discriminação.

O fato é que na profissão de coaching, consultoria e treinamentos, utilizamos uma ampla gama de instrumentos e ferramentas poderosas, que se assemelham ao instrumental de um médico cirurgião. E da mesma forma, corremos os mesmos riscos de acidentes ou de salvar vidas.

A diferença entre ferir ou salvar se torna significativa quando o profissional em questão possui a consciência de que cada pessoa e situação é única, e que os padrões e estereótipos são base inicial de informações para dar direção à gama de entendimentos a serem investigados, explorados e julgados (formar conceitos e entendimentos), com intuito de facilitar e embasar as intervenções e tomadas de decisões que concretizem o objetivo estabelecido junto ao cliente.

É comum no coaching padronizar e julgar como mais valorosas, metas e conquistas gigantes, desafiadoras e “faraônicas”, e em muitos casos, desvalorizam-se metas mais humildes, mas que geram muito mais significado e sentido para a pessoa.

Com assessments é ainda mais comum padronizar e estereotipar, utilizando os fatores predominantes mapeados para julgar e formar conceitos. O que é perfeitamente correto e cumpre o propósito do instrumento de facilitar a análise e entendimento prévio do perfil das pessoas. O problema é parar na superfície e achar que já se compreendeu a pessoa como um todo, ignorando todo o restante e imensidão de informações que constituem as peculiaridades do indivíduo. É nesta superficialidade de entendimento que acontecem as discriminações e outros “acidentes”.

A conclusão mais importante que quero estimular com este artigo, é de que as ferramentas e instrumentos devem servir a nós profissionais. E nós, como profissionais, devemos servir aos nossos clientes, de humano para humano. Respeitando sempre a individualidade e diferenças como potenciais. Afinal de contas, tudo tem o lugar e o tempo certo para florescer.

Pra fechar, compartilho esta frase de C. G. Jung:

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.