fbpx

Os tipos de pessoas que devemos evitar!

Basta uma só pessoa de mau humor para nos gerar momentos de infelicidade. Ao contrário, uma pessoa positiva aumenta as chances de sermos mais positivos. Conheça a lista dos dez tipos de pessoas que devemos evitar!

Os leitores deste espaço já sabem que, cotidianamente, eu acesso muitas e diversificadas fontes para tentar compreender mais e melhor do jeito de “ser humano”. Certamente, é um desafio em que a minha grande conquista é agregar algo a mais no meu repertório, pois essa estrada não terá ponto final. E nesta semana encontrei matéria muito interessante na Revista Time, da autoria de Isaiah Henkel, comentando sobre os tipos de pessoas com quem devemos evitar conviver.

Ele comenta que basta uma só pessoa de mau humor para nos gerar momentos de infelicidade. Se alguém quer construir um grande negócio, tem que haver critério sobre quem deixar ficar perto. Ao contrário, cada pessoa positiva que se aproxima aumentará as chances de sermos mais positivos. Isaiah afirma que as emoções e os comportamentos podem circular, através das redes sociais, em padrões semelhantes aos que ocorrem em modelos epidemiológicos de um vírus.

O autor apresenta a lista dos dez tipos de pessoas que devemos evitar estarem ao nosso lado:

  1. O tipo “sirene”, aquela pessoa que é tão envolvente que acaba por roubar o seu foco, e faz com que seus esforços sejam desperdiçados. O pior é quando ficam tagarelando sugestões ao ponto dos negócios caminharem para a ruína, por conselhos descabidos e esquemas ineficientes;
  2. O tipo “cabra”, também é muito carismático e com vários pontos fortes. Porém, por terem pouca ambição, escolhem caminhos ruins e tortuosos, que acabam levando a decisões erradas;
  3. O tipo “elefante” é aquele que nunca esquece. Ele vai ficar lembrando das coisas que não deram certo e de quantas vezes você falhou na tomada de decisão. Todo mundo falha, ainda mais quem lida com negócios, e se falhou é sinal de que você pode ter aprendido a lição disso;
  4. O tipo “aborrecedor” é aquele que luta para crescer e ganhar poder, mas não trabalha sério e duro para isso. Ao contrário, é um perdedor que fica a empurrar os colegas e gerentes para baixo;
  5. O tipo “narcisista” é geralmente talentoso, mas muito difícil de trabalhar em equipe. O risco é deixar que ele seja alguém que busque colar a imagem dele à da empresa (ou do seu negócio);
  6. O tipo “vingativo”, verdadeiro perigo de se ter por perto. Se você não tiver cuidado, ele pode se tornar grande fonte de ameaças. Tente perceber que você não gosta no “inimigo” algo que é, em geral, reflexo do que você não gosta em si mesmo. E assim, ele poderá ser útil de alguma forma;
  7. O tipo “Ares” é aquele que gosta de estar em conflitos. Ele é viciado em drama e quer lutar, mesmo que não haja nada em disputa. É melhor mantê-lo fora de seu negócio, completamente;
  8. O tipo “Dionísio” é aquele que procura o prazer, o lazer e tem pouca paciência para outra coisa senão a gratificação instantânea. Não se deixe levar por ele e confundir trabalho com noitadas;
  9. O tipo “nuvem negra”, aquela pessoa que parece ter a nuvem escura de chuva a segui-la onde quer que vá. Não tem sorte, é negativa e vive deprimida. Não se sinta mal por ficar longe dela;
  10. O tipo “aproveitador” é aquela pessoa que chega prometendo muito e não entregando o que prometeu. Especialmente, no caso de quem se propõe a fazer negócio com você, não deixe a sua marca e a sua reputação sucumbirem por conta de promessas traiçoeiras desse tipo de gente.

Agora pergunto: essa lista lembrou alguém com quem você convive(u)? E o que acontece(u)?

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa