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Os 4 momentos essenciais do Atendimento ao Cliente (Parte I)

Você conhece aquele ditado: “A primeira impressão é a que fica”? Fique atento, pois principalmente quando se trata de excelência no atendimento ao cliente esta é uma das máximas mais verdadeiras.

Você conhece aquele ditado: “A primeira impressão é a que fica”? Principalmente quando se trata de excelência no atendimento ao cliente esta é uma das máximas mais verdadeiras.

Por natureza as pessoas julgam umas as outras no primeiro momento, então causar uma boa impressão logo no primeiro contato pode facilitar a relação com o cliente e as pessoas que você interage.

A imagem de um atendimento é formada gradativamente em 4 momentos: o contato visual, o acolhimento, a interação e o pós vendas. Neste e nos próximos artigos falaremos de cada um deles com dicas importantes.

O primeiro é o contato visual fase em que as pessoas ainda não interagiram, mas mesmo que à distância visualizaram o cliente. Neste instante, inconscientemente, o cliente começa a formar um julgamento em relação ao atendimento que será confirmado ou mudará a medida que o atendimento for acontecendo.

Esta é a etapa onde a imagem conta bastante, então, a forma como você se veste e seu asseio pessoal é fundamental para a imagem que será transmitida ao cliente, assim, é essencial tomar certos cuidados. Há algumas dicas que valem para os homens e mulheres e outras que são específicas. Vamos conhecê-las:

Abaixo algumas dicas para os HOMENS:

O QUE FAZERO QUE EVITAR
  • Barba feita ou sempre aparada;
  • Cabelos penteados e bem tratados;
  • Cabelos compridos devem ser mantidos presos;
  • Roupas limpas e passadas;
  • Unhas cortadas e limpas;
  • Perfumes discretos.
  • Piercing;
  • Roupas extravagantes, bermudas, sandálias ou que não combinam com o ambiente;
  • Tatuagens à mostra;
  • Camisetas de times ou com temas políticos.
  • E agora para as MULHERES:

    O QUE FAZERO QUE EVITAR
  • Maquiagem discreta;
  • Cabelos penteados e bem tratados;
  • Roupas limpas e passadas;
  • Unhas limpas, esmaltes discretos;
  • Perfumes suaves.
  • Roupas extravagantes, vestidos justos, decotes exagerados, saias curtas, roupas transparentes ou que não combinam com o ambiente;
  • Piercing;
  • Tatuagens à mostra;
  • Excesso de adereços (bijuterias, joias, etc).
  • Além das dicas passadas verifique se há alguma determinação da empresa em relação a regras de etiqueta. É preciso compreender que no ambiente profissional existem certas premissas, padrões que devem ser seguidos.

    A apresentação pessoal faz parte da comunicação e deve ser planejada antes do contato inicial. A imagem pessoal terá relevância não somente para seu cliente, mas para as pessoas que você interage dentro da organização e apesar de não ser o único fator podem influenciar no julgamento das pessoas em relação a você.

    Depois destas dicas você pode me perguntar, mas e quando o atendimento é feito pelo telefone? Neste caso você tem um fator a menos para causar a boa impressão ao cliente, assim, é importante caprichar nas outras, como por exemplo, na comunicação mostrando através da voz segurança no que você fala. Também deve garantir um excelente acolhimento, interação e pós-vendas, mas isso é conversa para os próximos artigos. Aguardem!

    Pós-Graduado em Tecnologia Assistiva pela Fundação Santo André/ITS Brasil/Fundação Don Carlo Gnocchi (Itália/Milão). Pós-graduado em Psicologia Organizacional pela UMESP e Graduado em Psicologia pela UNIMARCO. Extensão em Gestão de Diversidade pela PUC (Trabalho final: “O impacto do imaginário dos líderes no processo de diversidade e inclusão nas organizações”), Credenciado em Holomentoring, Coaching e Advice pelo Instituto Holos. Formação em Coaching Profissional pela Crescimentum. Formação em Facilitação Digital pela Crescimentum, Formação em RH e Mindset Ágil pela Crescimentum. Formado como analista DISC Vivência de 30 anos na área de RH, em subsistemas como Recrutamento & Seleção, Treinamento, Qualidade, Avaliação de Desempenho e Segurança do Trabalho. Desempenhou papéis fundamentais em empresas como Di Cicco., Laboratório Delboni Auriemo, Wal Mart, Compugraf, Mestra Segurança do Trabalho.Atualmente é Diretor da TRAINING PEOPLE responsável pela estratégia e coordenação de equipe multidisciplinar especializada em temas como Diversidade, Liderança e Gestão, Vendas, Educação Financeira, Comunicação, Turismo e Segurança do Trabalho. Coach de transição de carreira, desenvolvimento de competências e de líderes e Mentor em Empreendedorismo e Diversidade, Equidade e Inclusão.Presidente e Fundador do Instituto Bússola Jovem, projeto social com foco em jovens de baixa renda que tem por missão transformar vidas através da Educação, Trabalho e Carreira. Colunista das Revista Cloud Coaching. Atua como Mentor no Programa Nós por Elas do Instituto Vasselo Goldoni.Coautor do livro: Segredos do sucesso: da teoria ao topo – histórias de executivos da alta gestão pela Editora Leader e do livro Gestão Humanizada de Pessoas pela Editora Leader. Coordenador e coautor do livro Diversidade em suas dimensões pela Editora Literare Books.
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