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Oportunidades fora da universidade

A crença e a cultura nacional empurram jovens para as universidades, em busca de melhora na qualidade de vida, maiores ganhos financeiros e segurança. Mas hoje há a falta de profissionais de nível médio, técnicos e especialistas em diversos segmentos.

A crença e a cultura nacional empurram os jovens para as universidades, em busca de melhora na qualidade de vida, obtenção de maiores ganhos financeiros e segurança. Mas hoje verificamos que há falta de profissionais de nível médio, técnicos e especialistas em diversos segmentos.

Dois dos segmentos de mercado que mais crescem, em números absolutos, são o varejista e o agronegócio. Há pouca divulgação sobre as oportunidades nesses setores, que são, infelizmente, pouco reconhecidos e valorizados do ponto de vista da carreira — sofrem do estigma de “carreira sem glamour”.

Entretanto, em razão da dificuldade de se encontrar bons profissionais, aqueles que se destacam crescem com rapidez e são remunerados regiamente. Esses trabalhos são percebidos como de menor valor se comparados a profissões imperiais, como direito, medicina e engenharia e, por isso, registram alta rotatividade. São funções encaradas como transitórias.

Conversando com alguns executivos do comércio varejista, a queixa maior é a falta de pessoas qualificadas para o atendimento no comércio, de norte a sul do país.

Para reverter essa situação, os empresários e associações desses setores têm papel fundamental na valorização e no reconhecimento dos bons profissionais que atuam na área. É preciso pensar diferente para evitar o “efeito manada”. Incentivar as pessoas a inovar e recriar a identidade do negócio, a fim de encontrar modelos diferentes dos tradicionais.

Para quem deseja atuar nesses segmentos, vale a pena conhecer e pesquisar mais sobre as diversas carreiras que vão desde a produção até as gôndolas dos supermercados.

Competências altamente desejáveis são: excelente comunicação verbal, habilidade de relacionamento, negociação, capacidade analítica, iniciativa e criatividade. Existem programas de formação técnica para o varejo, mas, para quem deseja se aprofundar, há graduações, pós-graduação e até MBAs sobre o tema. Tirar os olhos dos grandes centros também pode ajudar a ampliar a visão desses mercados potenciais.

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
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