fbpx

Onde estamos e aonde queremos chegar?

É hora de definir onde estamos e aonde queremos chegar. Definidos esses dois pontos fica muito mais fácil trabalhar os pontos intermediários e alcançar com mais estrutura e segurança o objetivo final.

Eu sou a Karine Gomes, sou Coach, professora e atuo na área de desenvolvimento humano há mais de 10 anos, formando jovens e adultos para o mercado de trabalho. Já atuei em diferentes áreas e em todas lidando diretamente com pessoas, amo pessoas! E agora, convidada para escrever aqui na Cloud Coaching vou poder compartilhar minhas experiências ao longo desses anos atuando com atendimento e formação do cliente interno e externo das organizações.

Escrever para mim, é como um mergulho, um mergulho em ideias onde consigo atingir a profundidade dos meus pensamentos e aprender de uma maneira muito mais eficaz. Depois que conheci a Programação Neurolinguística, passei a aproveitar muito mais meus momentos de escrita e desde então busco externar meu mapa, minha representação de mundo de uma maneira muito mais livre, afinal a compreensão de que não existem verdades absolutas nos dá uma liberdade incrível.

Portanto, esse espaço não tem verdades absolutas, tem representações do que faz sentido no meu mundo e será ainda mais rico quando o leitor interagir e compartilhar suas verdades a fim de nos fazer enxergar várias maneiras de lidar com situações semelhantes. Meu ideal para essa coluna é a co-criação e com ela, além de criar, compartilhar diferentes experiências para abrir debates e aprofundar pensamentos.

Os temas trabalhados: Técnicas de Vendas e Endomarketing, aliados ao Coaching, a Programação Neurolinguística e à comunicação assertiva serão abordados de maneira leve, alternadas e complementares, afinal a comunicação interna eficaz gera uma comunicação externa de sucesso. Ao meu ver o cliente sim, tem QUASE sempre razão, mas levando em conta que ele é quem dá vida a uma organização é melhor considerar a boa e velha máxima e tirar esse quase da frase, fazer sempre o melhor e garantir a felicidade de quem faz a sua empresa acontecer. * Lembrando que aqui eu incluo clientes internos (funcionários) e externos (consumidores).

Com perguntas provocativas do Coaching, pressupostos da Programação Neurolinguística e técnicas da comunicação assertiva serão apresentados diferentes métodos para melhorar nossos negócios e relacionamentos. Em Técnicas de Vendas e em Endomarketing o uso do Coaching e da Programação Neurolinguística pode ser direcionado aos vendedores, equipes de recepção e atendimento ao cliente, de marketing, consumidores, enfim… e trabalhar elementos como a autoestima, confiança, desenvolver potencialidades e minimizar ou eliminar pontos fracos, melhorar a comunicação e apresentação, fazendo com que a primeira impressão seja positiva e fique na memória do cliente,  aplicar diferentes técnicas de planejamento, trabalhar a comunicação verbal e não-verbal, além de representar novas maneiras de abordar diferentes situações contribuindo para uma comunicação muito mais assertiva.

Mas por onde começar?

Como em todo processo de Coaching minha dica é iniciar definindo onde estamos e aonde queremos chegar! E isso vale para todos os envolvidos com o desenvolvimento de uma empresa. Todo empreendedor, poderia trabalhar o Coaching com suas equipes deixando claro qual é a posição atual da empresa, assim as chances de todos se inserirem, de fato, no mesmo barco é muito maior. Outra questão essencial, também muito abordada no Coaching é o aonde queremos chegar? Quando esse destino é compartilhado com toda a equipe fica muito mais fácil caminhar na direção certa. Portanto, se você é empreendedor pode começar apresentando essas duas questões de maneira clara e objetiva para suas equipes e se você é um funcionário, pode começar procurando saber sobre essas questões tão importantes da organização da qual faz parte. Definidos esses dois pontos fica muito mais fácil trabalhar os pontos intermediários e alcançar com muito mais estrutura e segurança o objetivo final.

É com imenso prazer que inicio essa coluna aqui na Cloud Coaching e essa é a proposta do nosso espaço.

Coloco-me sempre à disposição para refletir sobre novos pontos de vista e contribuir com minhas interpretações. Convido-o a participar e interagir sempre nos comentários abaixo. Até a próxima!

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa