O Sucesso em Nossas “Garras”

Publicado em 05 de setembro de 2017

Não é dinheiro, QI, sorte ou talento que garantem sucesso – existe um fator adicional a ser considerado: a nossa garra. É isso que as mais recentes pesquisas realizadas no campo de psicologia têm indicado. Definido como uma mistura entre paixão e determinação, garra é a capacidade de perseverar e produzir resultado independentemente de fatores externos ou habilidades pessoais. É uma característica de personalidade que contempla a busca pela realização de metas de longo prazo, altos níveis de motivação e superação de obstáculos. É uma força que ultrapassa barreiras físicas e emocionais. E a melhor parte disso – é que pode ser desenvolvida.

De acordo com a psicóloga e pesquisadora americana Angela Lee Duckworth, garra não é necessariamente inata e sim uma força pessoal que pode ser aprendida ao longo da vida. Os estudos demonstram, porém, que o aprendizado não ocorre em sala de aula – é necessário à combinação de estímulos de diferentes ambientes, assim como de vínculos e relacionamentos. Entre 2005 e 2011, o economista C. Kirabo Jackson da Northwestern University nos EUA analisou a influência dos professores no desempenho de 464.502 alunos escolares no primeiro colegial. Os dados coletados demonstraram que existiam dois tipos de “professores de sucessos”: o primeiro grupo que apresentava resultados positivos de notas altas e o segundo que além de conseguir elevar as notas dos alunos, influenciava de forma construtiva o comportamento de alunos como maior engajamento na escola, menos ausências e capacidade de passar de ano. Jackson concluiu que o segundo grupo de professores, além de apresentarem os resultados tradicionais desejados de performance escolar, tinham uma maior influência sobre o psicológico das crianças. As crianças próximas destes professores faltavam menos na escola, tinham maior suporte social, menos suspensões e advertências por mau comportamento e capacidade de lidar com dificuldades. O vínculo estabelecido e o ambiente criado por estes professores apresentavam um equilíbrio entre acolhimento e desafio, preparando estas crianças para lidarem com problemas com maior facilidade e ainda conseguirem obter sucesso de forma holística, tanto cognitivo, quanto comportamental.

E com adultos, vemos os mesmos resultados. Em pesquisas realizadas em diferentes grupos: grupo de adultos trabalhadores, alunos das faculdades mais renomadas nos EUA e cadetes em treinamento militar, garra foi uma das principais características para o sucesso destes indivíduos (Duckworth, A.L.; Peterson, C.; Matthews, M.D.; Kelly, D.R. (2007). "Grit: Perseverance and passion for long-term goals" (PDF). Journal of Personality and Social Psychology. 92 (6): 1087–1101. doi: 10.1037/0022-3514.92.6.1087).

A questão central é: por que certos indivíduos conquistam mais que outros? O que pessoas bem-sucedidas têm que outros não têm? Muitos fatores foram atribuídos como responsáveis: inteligência, criatividade, vigor, condição social, disposição, inteligência emocional, carisma, autoconfiança, beleza e dinheiro são os mais comuns. A maioria destes fatores, porém são geneticamente passados ou herdados por situações favoráveis. O sucesso, desta forma, acaba não sendo sobre o controle do comportamento e sim pré-determinado pelo ambiente em que nascemos.

O conceito de garra abre a oportunidade de que a realização profissional e/ou pessoal pode ser criada por nós mesmos, precisamos “somente” conseguir desenvolver internamente esta força de perseverança com entusiasmo, o tal “sangue nos olhos.”

Para isso, é essencial ter as metas bem claras. O que você deseja atingir? Qual é o seu sonho? Seu objetivo de vida? Os objetivos são os faróis do carro, guiando as tomadas de decisões para nos aproximar do destino final desejado.

Quando surgirem dificuldades, e pode ter certeza que irão ter muitas, não desistir. Criar estratégias para lidar com cada uma delas. Confiar em si mesmo que você sim é capaz de ultrapassar as barreiras, sejam elas maiores ou menores.

Rodear-se de pessoas que nos fazem bem, torcem pelo nosso crescimento e nos desafiam a ser melhores a cada dia. O suporte social é a rede que nos acolhe quando caímos, é a propulsão para saltos mais altos, é a mão parceira ao longo de todo trajeto.

Como Coaches, alvejamos o desenvolvimento de garra em nossos clientes para aumentar as chances do sucesso tão esperado. O cliente terá dentro de si as ferramentas necessárias para suportar frustrações, resolver possíveis dificuldades, elaborar estratégias diante imprevistos e cruzar a linha de chegada.

Como seres humanos, este conceito nos alerta de que o sucesso está em nossas mãos. A jornada não é fácil, nunca será, mas se o fator determinante reside dentro de cada um e pode ser aprendido, nos sentimos empoderados para realizar as mudanças que tanto desejamos com uma maior probabilidade de que pode dar certo. Não é talento ou sorte que trará resultados, mas sim o amor e a determinação que sentimos pelos nossos objetivos que pode fazer toda a diferença.

“Garra é viver a vida como se fosse uma maratona, e não uma corrida de velocidade”
(Angela Lee Duckworth)







Combo Ofertas
Curta nossa Fan Page
banner-busca-coach
Revista Coach Me
Cloud Coaching Collection
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.