O porquê do Coaching e do Mentoring

Publicado em 19 de junho de 2019

Se pensarmos na história das sociedades em geral, como também nas revoluções industriais, percebemos que cada era dessa exige do ser humano uma atitude ou comportamentos diferentes, devido ao grande impacto que essas mudanças atingem a sociedade.

Quando falamos de sociedade, a própria história nos mostra os vários estágios e suas mudanças. Por exemplo, na sociedade 1.0 enfrentou-se o desafio da estabilidade, na sociedade 2.0 o desafio era o crescimento, na 3.0 era o da externalidade e no atual estágio, chamado de 4.0, ou seja, também chamada de sociedade emergente, tem o foco na economia ecossistêmica cocriativa.

Com certeza a cada estágio desse, carrega uma grande mudança de atitudes, comportamentos e crenças, exigindo cada vez mais adaptação rápida e sistêmica do ser humano.

Aí é que entra o papel do coach e do mentor.

Vamos falar um pouco de cada um desses estágios que a sociedade viveu e está vivendo.

Na sociedade 1.0, tinha uma ideologia de crenças centradas no Estado, onde ele tinha toda a responsabilidade de organizar e manter essa sociedade.

Na sociedade 2.0, as crenças mudaram com referência a da 1.0, onde as crenças nessa sociedade estavam focadas no mercado, onde imperava a competição de mercado.

Já na sociedade 3.0, as crenças também mudaram, em relação às sociedades 1.0 e 2.0, onde a nova crença estava centrada na comunicação ou no discurso que, em geral, integra mercado e governo, ou seja, a economia tem um novo nome, passa a se chamar de economia social de mercado.

Bem, atualmente estamos no estágio 4.0, onde isso vem sendo debatido com muita ênfase em uma nova crença, a “economia ecossistêmica cocriativa”, que é uma inovação muito forte na vida da sociedade em geral. A grande chamada para essa sociedade é a cooperação, onde mudam os comportamentos que vinham de interesses particulares, que se organizavam coletivamente para lutar por seus interesses coletivos, onde os Sindicatos, Governos, ONGs entre outras entidades, só viam seus interesses.

Na sociedade 4.0, houve uma grande mudança de comportamento, onde a cooperação trás nova forma de pensamento, onde a economia deixa de ser individualista para uma economia compartilhada.

Essa mudança requer que as pessoas desenvolvam a capacidade de ver as situações do ponto de vista dos outros, buscando o resultado benéfico para todos, ou seja, houve uma grande conscientização e mudança de paradigma comportamental da sociedade como um todo, buscando o benefício mútuo.

A nova crença está centrada na saúde e sustentabilidade, com investimentos socialmente responsáveis. Esse é o novo estágio chamado economia 4.0.

Agora podemos entender a necessidade, tanto de coaches, com de mentores, pois as mudanças que atingem cada estágio das sociedades, tem mudanças drástica de comportamento, habilidades, competência e novas funções emergem na vida em sociedade.

Além disso, a exigência que um Coach e ou Mentor tem de buscar novos conhecimentos, novas técnicas e ferramentas para suportar a mudança e os processos de desenvolvimento humano.

Estou dizendo do papel do Coach e Mentor, ou seja, não é qualquer um que se diz Coach ou Mentor, exige sim especial formação e fundamentação dessa profissão, infelizmente, ainda, não reconhecida no Brasil, mas que há séculos é exercida em todo mundo.

À medida que o século XXI avança, aumenta a complexidade e novos cenários de desafios aparecem.

Tanto que as competências, hoje, estão focadas na Inteligência Emocional, na Neurociência, e exige muito do nosso cérebro pensante.

A grande mudança nessa nova sociedade é bem explicada por Daniel Goleman:

“A Neurociência nos diz que essa parte emocional do cérebro aprende de um modo diferente do cérebro pensante. Perceber isso foi fundamental para o meu estudo da nova exigência do trabalho com a inteligência emocional.

Nossas pesquisas revelam uma lamentável deficiência na maneira como as empresas vêm treinando as pessoas em tarefas que vão de ouvir seus colegas e liderar a organizar equipes e lidar com mudanças.

A maioria dos programas de treinamento adotou um modelo acadêmico. Mas isso foi um grave erro, que provocou o desperdício de milhões de dólares. Precisamos mesmo é de um jeito inteiramente novo de pensar sobre o que é necessário para ajudar as pessoas a desenvolverem sua inteligência emocional.”

Com as palavras de Daniel Goleman, ficou bem claro, o quanto os processos de coaching e mentoring, são importantes para ajudar no desenvolvimento de novas competências e habilidades para a sociedade 4.0

Bibliografia:

SCHARMER, Otto, Liderar a partir do Futuro que Emerge, ed. Campus 2014, p. 59 a 61
GOLEMAN, Daniel, Trabalhando com a Inteligência Emocional, Ed. Objetiva, 1999, p.18-19







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.