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O poder de interpretar o visionamento do cliente!

Nós todos temos objetivos e intenções de fazer algo e, além disso, de concretizar sonhos. Esses objetivos e intenções vêm de uma visão do que se espera para o negócio ou a vida; algo para marcar como

Apresento aos leitores mais uma abordagem resumida de um tema que interessa a todos os envolvidos em um processo de Coaching. Desta vez, o artigo foi inspirado em publicação do blog Financial Way, na última semana de maio de 2015. Segundo o editor, nós todos temos objetivos e intenções de fazer algo e, além disso, de concretizar sonhos. Esses objetivos e intenções vêm de uma visão do que se espera para o negócio ou a vida; algo para marcar como “seu”, no futuro. Ainda que em Coaching o usual é tratar-se de metas, para efeito deste artigo procurou-se dar a interpretação ampliada também para objetivos ou intenções. O fundamental é que expectativas futuras vêm do ato de “construir e formatar a visão”, de uma forma ou de outra.

Essa visão se forma na mente da pessoa para, depois, ela entrar em ação e trabalhar para tudo acontecer. Porém, ao assumir metas, objetivos e intenções do cliente, o Coach deve ajudá-lo a entender o porquê da meta/objetivo/intenção (onde ela está enraizada). Por exemplo, se a meta do cliente é perder peso, antes de definir quanto será essa perda é importante entender a relação direta e clara com a visão de vida, pois isso tornará mais fácil manter o plano de ação e os caminhos que se estabeleceu para chegar lá. Da mesma forma, se a meta for aumentar a produtividade da equipe no próximo trimestre, é provável que a meta derive da visão de ver a equipe integrada e clientes felizes, com aumento dos lucros.

O editor do artigo, Marty Brown, comenta ser muito comum que as pessoas definam metas, objetivos ou intenções no início (ou no final) de cada ano. A interpretação clara do visionamento do cliente é a chave para concretizar essas expectativas de maneira sustentável, mantendo-as conectadas com a visão. E como é normal acontecer, são dadas as sugestões (como um modelo mental) para se desenvolver o processo da melhor forma possível. Siga os passos apresentados e o caminho do sucesso será facilitado ao cliente.

  1. Identifique a meta, objetivo ou intenção atual que o cliente está tendo como expectativa ou desejo de ver realizado (pode ser no ambiente pessoal ou mesmo de negócios);
  2. Identifique, com o cliente, quais os elos que isso tem com a visão de futuro (ou seja, em que a realização será indicativa de sucesso quanto ao visionamento);
  3. Esqueça o racional, e observe o coração e a emoção do seu cliente, identificando como ele se sente ligado a essa meta, objetivo ou intenção;
  4. Trabalhe bastante sobre as motivações e a importância dessa definição pelo cliente, aliadas à visão;
  5. Para facilitar, pergunte “em uma escala de 1-10, onde você está agora para essa sua visão de vida”?;
  6. O que precisa acontecer em seguida? Aqui está o apoio crucial do Coach para o cliente;
  7. Definir a linha do tempo e como nela serão acompanhados os fatos e as realizações associados com as metas, objetivos e intenções (sempre sem se dissociar da visão);
  8. Apresentar a estratégia a ser adotada para permanecer no curso em busca de concretizar expectativas e, com isso, progredir na construção da visão de vida (ou de negócio) do cliente;
  9. Quais serão os indicadores de sucesso e como saber quando se chegou lá?;
  10. Não menos importante, o Coach deve estimular o cliente a também decidir como irá celebrar o feito e o que acontecerá no “dia seguinte”, pois a dinâmica da vida estimulará uma revisão na postulação da visão e, certamente existirão novos desafios.

O que este artigo mais provoca no profissional de Coaching é a reflexão de que ao definir metas, objetivos ou intenções, o cliente de fato quer mesmo é colocar “mais um tijolinho na construção de sua visão”.

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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