O desafio do RH: o momento de comunicar a demissão!

Publicado em 29 de abril de 2019

Alô Amigo! Relacionar é algo muito difícil nos dias atuais e percebo em todas as palestras que ministro e que participo que essa dificuldade ultrapassa o âmbito pessoal e invade de maneira fulminante o profissional.

Recentemente, eu estive com um grupo de alunos de uma tradicional instituição de ensino e fui muito questionado sobre o tema de como se comportar em situações complicadas ou em desacordo com as opiniões dos companheiros ou dos liderados ou, até mesmo, de colaboradores da empresa que pertencem a setores distintos da própria área.

A preocupação é muito grande junto aos jovens profissionais e nos questionamentos, principalmente, para as turmas do curso de gestão de recursos humanos, a forma de passar a informação a qualquer profissional, presencialmente, é o maior desafio para quem busca o aprimoramento nesta área de atuação.

Questionamentos que vão além de comunicar uma promoção, contratação, orientação de novos processos ou o bicho de sete cabeças, a demissão. Na realidade econômica do país, onde temos um índice exorbitante de desempregados, ficou mais difícil assumir a responsabilidade de dizer – Você está demitido!

A vida não é um reality show e o espetáculo não deve invadir as salas de reuniões das empresas e o profissional de RH tem que entender que sua ação definirá o destino de dezenas pessoas diretas ou indiretas ligadas ao profissional que sentará em uma cadeira para ouvi-lo proferir essa temível frase. Por isso, a comunicação tem que ser a mais cautelosa possível, avaliando todas as variáveis com muito cuidado, pois o profissional é responsável em transformar ou direcionar a vida do indivíduo para dois estados da consciência humana, o estado de felicidade e o de angústia.

A comunicação, neste momento, tem que ser perfeita e eficaz, no qual eu afirmo, que a autenticidade e veracidade transcendem qualquer padrão de frases ou palavras que serão ditas e eternizadas pelo interlocutor ao receptor.

A transparência é fundamental para que a pessoa, que recebe a informação, entenda a essência do motivo do qual foi desligada da empresa, podendo tirar proveito da situação, fortalecendo o autofeedback, facilitando o reconhecimento de alguma área de sua vida que precisa de melhoria e aprimoramento.

Diante da abordagem, acima, voltamos ao tema relacionamento, requisito básico para o profissional moderno, que muitas vezes se exime ou se esquiva de tomadas de decisão devido ao vínculo criado com o tempo de convivência na companhia. Todavia, esse é o momento de se expressar de forma natural e categórica, pois quanto mais verdadeiro e autêntico o gestor for, melhor será o entendimento da informação, sem nenhum receio de remorso de ter prejudicado um amigo.

O bom profissional entenderá a decisão, indiferente da consequência, pois o sábio é aquele que aprende com as pessoas e desenvolve melhorias diante de novas informações recebidas. Para quem transmitiu a mensagem, a certeza de um aprendizado ainda maior, pois soube se comunicar com sabedoria e inteligência.

Sidney Botelho







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.