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No cenário atual a interdependência fará a diferença!

Não pense em si mesmo, pense no conjunto. Quando o time ganha, todos ganham. Você não tem que ser a estrela do time, você precisa gostar e aceitar a ideia de que faz parte de um grupo que está tentando fazer algo especial.

Continuamos diante de um mercado totalmente desacelerado, pouca demanda, concorrência cada vez mais acirrada, procura por preços baixos, pessoas endividadas, corporações e lideranças sem preparo, enlatadas por inúmeras estratégias sem efeito, enquanto os profissionais sem capacitação pontual ou pior, munidos de muitas informações e técnicas sem saber entender e como utilizar assertivamente.

Trabalham como um relógio, que faz tudo da mesma forma. Este pode ser de ouro, digital, analógico, Apple Watch ou de brilhantes, porém sua forma de contar o tempo não modifica. Esta forma de trabalho só funcionou no século passado.

Com o mundo globalizado, multicultural, consumidores mais exigentes, profissionais engajados em informações sem saber o que fazer e um ambiente ainda mais veloz, se faz necessário uma evolução contínua.

Sim, o cenário atual é desastroso, quem não se adaptar terá sua morte certa. Precisamos desta evolução para que não sejamos apenas peças de engrenagens que se repetem sem pensar, trabalhando por si em busca do resultado final.

Ricardo Guimarães menciona em um de seus vídeos, que devemos ser um sistema vivo, aberto, sensíveis a críticas e interativos para a troca de ideias e geração de soluções.

Somos um sistema vivo, portanto, devemos gerenciá-lo com maestria e deve ser trabalhado de forma interdependente e com propósito comum.

Agimos como um exército que vai para a guerra com conhecimento pleno do oponente e suas estratégias traçadas, porém no campo de batalhas recebem ordem do general para que não corra riscos evitando uma ação geral ou até mesmo podemos imaginar Vince Lombardi dando ordem ao seu time após entrarem em campo que não se machuquem. Um profissional ou líder que coloca seu interesse pessoal acima das metas da corporação não é nada bom e permanecerá estático. Para que seja bom precisa sacrificar os seus interesses pessoais pelo sucesso do todo.

Saliento que Técnicas e Conhecimentos, no mundo atual, não funcionam sozinhas. O sistema precisa trabalhar com coesão e interdependência, pois juntos potencializam o aprendizado para chegar ao sucesso pleno. Somente desta forma irá conseguir atrair e fidelizar seus clientes.

Somos obrigados a olhar para o consumidor, ver que a competição continua e que trabalhar em cooperação é inevitável para a sobrevivência neste cenário, e nele está cada vez mais evidente a importância da Interdependência.

A Interdependência rege as relações entre os indivíduos onde um único indivíduo, através de seus atos, causa efeitos positivos ou negativos em toda a sociedade. Este mesmo indivíduo, por sua vez, é influenciado pelo todo. Todas as pessoas e coisas que rodeiam a vida dos seres humanos estão interligadas e afetam a vida de todos de forma significativa e cada indivíduo depende do todo para existir.

“Ao invés de desperdiçar sua força de vontade em ações pontuais que não terão continuidade, aplique essa energia na modificação de seu ambiente e relacionamentos, de modo que os resultados desejados aconteçam com pouco esforço” (Steve Pavlina).

Dicas simples:

  • Deixe de agir como uma mera engrenagem;
  • Chega de tribos, isto é, departamentos disputando entre si. Comece a trabalhar pelo todo;
  • Não pense em si mesmo ou sua situação atual, pense no conjunto. Quando o time ganha, todos ganham. Você não tem que ser a estrela do time, você precisa gostar e aceitar a ideia de que faz parte de um grupo de pessoas que estão tentando fazer algo especial;
  • Basta de soluções temporárias, superficiais e sem sustentabilidade, garanta o futuro da corporação;
  • Não haja com pressão constante, ao invés disto, ajude a sua equipe no desenvolvimento da criatividade, das competências necessárias e companheirismo. Assim chegarão as mais eficazes soluções;
  • Utilize estratégias simples e criativas. Acredite, elas fazem toda a diferença. Olhe para o atual jogo Pokemon Go, a revolução que faz com as pessoas, enquanto isto empresas antenadas na tendência comportamental aproveitam o momento do jogo para interagir, atrair e se divertir com seus consumidores;
  • Potencialize o percentual do seu emocional, deixe de agir 100% no racional. As pessoas gostam de interagir, de se sentir queridas, atendidas e principalmente ouvidas;
  • Faça as pessoas se sentirem especiais e melhores. Reconheça nelas todo o seu talento e esforço para o bem comum, sejam elas clientes, colaboradores, lideres ou stakeholders.

Finalizando, tenha tranquilidade e discernimento. A ação por impulso ou desespero só te levará para direção errada.

Mude suas atitudes e hábitos, aprenda a compartilhar informações, ouvir, trabalhar em equipe, planejar, executar, testar, acertar os Gaps e aperfeiçoar suas estratégias. Somente com treino constante, erros, acertos e aprendizagem você e sua equipe chegarão à perfeição.

O momento para a mudança é AGORA, amadureça como individuo, olhe para o seu interesse pessoal, porém sempre associado ao “TODO”.

Somos um sistema vivo, e este sistema trabalha de forma interdependente para manter o corpo e a mente em equilíbrio.

O sucesso é definido pelas pessoas. Não importa se você isoladamente é o melhor em tecnologia, tem a maior e melhor estratégia, é um ótimo marketing, administrador ou tem especialidades em várias áreas. Você pode ser qualquer coisa, mas a única coisa que realmente decidirá o sucesso será o TIME COMO UM TODO.

“INOVE SEU PRESENTE E SURPREENDA SEU FUTURO”. (Adriane Yared)

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Adriane Yared tem mais de 23 anos de experiência na área comercial, Mastercoach Vendas e Liderança, Palestrante, Design Thinker e Mentora Comercial. Graduada em Propaganda e Marketing, MBA Trends & Innovation, Pós MBA em Design Thinking e Master em Design Thinking. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro da Companhia do Coaching, Talk Coaching e Busca Coach. Com artigos publicados na Revista Coaching e Administradores.com. Co-autora no Manual do Relacionamento com o Cliente, capítulo: “Arrumando a Casa” – Rumo ao sucesso no relacionamento com seu cliente. Co-autora do livro “Fator.E o empreendedorismo como forma de transformar pessoas e empresas.” (projeto DUNA WRITERS). Seu principal propósito esta em Desenvolver o potencial dos profissionais de vendas, atendimento e liderança, todos centrados no 5º P “pessoas”, tudo integrado as diversas áreas estudadas somadas a expertise e experiências.
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