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Neurociência e Perfil do Comportamento

A neurociência do comportamento, aplicada no mundo corporativo, pode contribuir com o aumento do engajamento e da motivação dos colaboradores. Com isso, elevar os resultados da empresa.

A neurociência do comportamento aplicada no mundo corporativo tem como objetivo permitir que as pessoas entendam mais sobre o seu funcionamento interno e os seus comportamentos, podendo aumentar o engajamento e a motivação dos colaboradores, e consequentemente, elevar os resultados da empresa. Nesse sentido, um dos aspectos relevantes da neurociência do comportamento é estimular as pessoas a buscarem o autoconhecimento, conseguindo dessa forma identificar as suas preferências de comportamento, motivações, crenças e valores. Criando mais consciência sobre a nossa forma de agir, passamos a ter mais escolha sobre os comportamentos que desejamos ter.

No mercado, existem diversas ferramentas que podem auxiliar na identificação das nossas características e habilidades. Essas ferramentas ajudam a compreender as preferências de comportamento, e consequentemente nos mostram os nossos pontos fortes e pontos de desenvolvimento. Uma dessas ferramentas é conhecida como Perfil de Comportamento DISC, que teve sua origem em 1928, através dos estudos de Marston, que observou a existência de quatro tipos diferentes de comportamento. Segundo Marston, as pessoas apresentam combinações de diferentes fatores, apresentando dessa forma habilidades e talentos específicos para executar as tarefas diárias. Vamos entender o que são esses quatro estilos:

DOMINÂNCIA: pessoa que tem o FOCO EM RESULTADO. Busca dirigir e dominar os ambientes que frequenta. É rápida, objetiva, decidida, direta. Fala o que pensa, sem ter medo de magoar a outra pessoa. É desafiadora, competitiva, corajosa e determinada. Motiva-se com metas ousadas, projetos inovadores, pioneiros. Tem uma visão de mundo não tão favorável, com facilidade para iniciar atividades, principalmente com foco nas tarefas. Pode parecer impaciente, agressiva ou mesmo autoritária.

INFLUÊNCIA: pessoa que tem o FOCO NO RELACIONAMENTO. Busca interagir e verbalizar em todos os ambientes. É alegre, comunicativa, otimista e motivadora. Confiante e desinibida, tem facilidade em persuadir os outros. Gera boa impressão, pois é animada e sociável. Tem uma visão de mundo favorável, com facilidade para iniciar atividades, principalmente com foco nas pessoas. Pode passar uma imagem de pouca seriedade, muito festeira, podendo se tornar prolixa na comunicação. Muito sonhadora, pode perder o foco facilmente, principalmente nos detalhes.

ESTABILIDADE: pessoa que tem o FOCO NA SEGURANÇA. Busca servir as pessoas à sua volta. Paciente, calma e tranquila, se torna uma boa ouvinte. Trabalha bem em equipe buscando um ambiente cooperativo. Acolhedora, atenciosa, gentil e leal. Busca segurança, através do planejamento e de métodos de trabalho. Tem uma visão de mundo favorável, com facilidade para terminar as atividades, principalmente com foco nas pessoas. Pode se tornar possessiva e resistente às mudanças. Por ser ponderada e planejadora pode ser lenta na realização de algumas atividades.

CONFORMIDADE: pessoa que tem o FOCO NAS REGRAS. Busca estar em conformidade com normas e procedimentos. Analítica, lógica e precisa, busca qualidade em todas as suas atividades. Perfeccionista, foca nos detalhes com disciplina e precisão. É cautelosa, cuidadosa, conservadora e discreta. Formal na sua comunicação. Tem uma visão de mundo não tão favorável, com facilidade para terminar as atividades, principalmente com foco nas tarefas. Pode se tornar muito questionadora e exigente consigo e com os outros. Apresenta pouca flexibilidade, inclusive com imprevistos.

O perfil de comportamento não é um teste de personalidade, mas traz informações a respeito da facilidade ou dificuldade em realizar algo. Um resultado de perfil de comportamento adequado a uma determinada atividade não é garantia de sucesso, apenas aumenta a probabilidade de alcançar a alta performance. Costumamos dizer que o perfil DISC apresenta um potencial de realização de uma atividade específica, mas, para que haja a entrega efetiva, diversos fatores podem influenciar, como por exemplo, os valores e crenças da pessoa, as capacidades desenvolvidas, a motivação e as expectativas. Se desejamos construir uma carreira de sucesso, devemos buscar ampliar o nosso autoconhecimento, para que possamos identificar as nossas potencialidades e as características que desejamos mudar.

Veronica Ahrens tem mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas. Fundadora da Master Leader, atua hoje como coach, trainer e palestrante. Professora de MBA da FIAP no tema Liderança e Gestão de Pessoas e Professora de Pós-Graduação em Neurociência da Santa Casa no tema Programação Neurolinguística.É Mestranda pela FEA/USP em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas. Master Trainer pela ASTD – American Society of Training e Development e Master Trainer pela Langevin Learning Services, onde foi certificada em Instructional Designer/Developer, Technical Trainer e Instructor/Facilitator. Tem Certificado Internacional de Coaching pelo Integrated Coaching Institute e pela Lambent (International Coaching Community). Master Trainer em Programação Neurolinguística pela NLP University – California. Certificada pela Universidade de Harvard em Gestão Estratégica de Negócios e pela Universidade de Toronto nas áreas de Gestão de Recursos Humanos e Treinamento e Desenvolvimento. Pós-graduada em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas pela FGV (CEAG). Autora do livro “Equipes não nascem excelentes, tornam-se excelentes”.
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