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Networking Interno: Aproveite todas as oportunidades!

Quando falamos de networking atrelamos seu significado muito mais ao relacionamento entre profissionais de fora da empresa do que de dentro, porém ele pode e deve ser cultivado internamente também!

O endomarketing oferece muitas ações que promovem uma comunicação interna mais satisfatória e frequente, além de promover eventos, onde a integração é o ponto chave a fim de obter um melhor relacionamento entre funcionários. Mas como funcionário, ou até mesmo e eu diria, principalmente, como gestor ou dono da organização, qual a sua efetiva participação e integração nesses momentos?

Quando falamos de networking atrelamos seu significado muito mais ao relacionamento entre profissionais firmado fora do ambiente de trabalho do que dentro da empresa, porém ele pode e deve ser cultivado internamente também, não há nada de errado nisso, muito pelo contrário, essa integração favorece o desempenho e parcerias entre equipes.

É muito comum existirem grupos conhecidos como “panelas” nas organizações que acabam por manter a divisão por áreas de trabalho até mesmo nos momentos de descontração, porém o mais interessante é aproveitar as oportunidades e buscar integração com pessoas das mais diferentes áreas de atuação e cultivar esses relacionamentos diariamente, na hora do almoço, no café ou até mesmo no final do expediente.

A proposta aqui é incentivar a comunicação, integração e porque não amizade entre profissionais de áreas distintas e isso pode acontecer de diferentes maneiras, como convidar um colega de outra área para tomar um café ou almoçar, apresentar-se e colocar-se à disposição para ajudar colegas de outras equipes, trocar e-mails ou manter uma rede de contatos aquecida por informações interessantes e úteis a diversas áreas, buscar a empatia e consideração pelo trabalho de outras equipes também é crucial nesse processo. Enfim, muitas são as possibilidades de ganhar novos colegas e aumentar a lista de contatos.

E para líderes, a grande vantagem de aquecer o contato com os mais variados profissionais da empresa, inclusive aqueles de outras equipes, é a possibilidade de conhecer o potencial dos outros e quem sabe abrir portas no futuro para uma parceria em projetos de trabalho ou até mesmo saber com quem contar da outra equipe quando surgir algum desafio em algum projeto da sua equipe. Além é claro, do prazer de ter relacionamentos saudáveis com todos aqueles que fazem parte da empresa.

Finalmente para um networking de sucesso algumas dicas de marketing de relacionamentos podem ajudar, dentre elas:

  • Use a tecnologia a seu favor: crie grupos no WhatsApp, faça parte de grupos online, tenha uma rede de relacionamentos em redes sociais como Linkedin, Facebook etc. e saiba o que postar para gerar interesse e evitar situações que possa abalar relacionamentos, tais como piadas que desmereçam uma área de atuação ou outra;
  • Sempre planeje um primeiro contato com alguém ou com um grupo que você ainda não tenha tanta intimidade, o sucesso da comunicação está em expressar-se de maneira que gere empatia e compreensão, um bom planejamento pode ajudar em uma primeira abordagem já que dessa maneira é possível prever qual o melhor tema para iniciar uma conversa;
  • Seja você mesmo sempre! Mantenhas as suas características e acima de tudo respeite as características do outro;
  • Ética e respeito são palavras de ordem, jamais use o seu grupo de contatos para “roubar” talentos ou para criar boatos entre equipes ou concorrentes;
  • E por fim, estimule um contato frequente com todas as pessoas, chame para um café rápido, pergunte como está, quais as novidades e mantenha-se sempre aberto a conhecer novos contatos.

E então? Como anda sua rede de contatos? O que você pode fazer para deixá-la ainda melhor?

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
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