Mindfulness, um caminho para qualidade de vida

Publicado em 15 de abril de 2019

Ao abordar sobre qualidade de vida, considero importante partirmos de um conceito predefinido, afinal, estamos falando de algo subjetivo, e, portanto, aberto a inúmeras definições.

Vou usar conceito da OMS (Organização Mundial da Saúde), que é:

Qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

A OMS desenvolveu um questionário para aferir a qualidade de vida dos indivíduos. Ele é composto por seis domínios: o físico, o psicológico, o do nível de independência, o das relações sociais, o do meio ambiente e o dos aspectos religiosos.

Nos primeiros cinco domínios o estado de consciência mindfulness, (que pode ser treinado pelas práticas formais e informais de atenção plena), tem papel fundamental na qualidade de vida do ser humano.

Desde 1979, a utilização dos programas baseados em mindfulness têm eficácia comprovada por evidências científicas cada vez mais numerosas, para a promoção da saúde física, mental e emocional.

Se eu fosse citar todos as áreas e aspectos da vida do ser humano que são impactados positivamente pelas práticas de mindfulness, não seria possível citá-las em apenas um texto, sendo assim, vou resumir e me focar no ponto crucial no desenvolvimento de mindfulness:

Sair do piloto automático.

No piloto automático não nos percebemos, não vivemos momento a momento.

Sair do piloto automático contribui significativamente para a regulação das emoções, e para a consciência dos estados da mente e do corpo.

Bem resumidamente, no que diz respeito ao corpo, percebemos o que ele “pede”, e deixamos de ignorar ou maltratar o corpo físico, seja na forma como nos alimentamos, na forma como praticamos atividade física, nos cuidados pessoais, ou seja, aprendemos a perceber e “ouvir” as necessidades do corpo.

No estado psicológico mindfulness, desenvolvemos a habilidade de regular nossas emoções com mais fluidez e facilidade, seja qual for a situação ou fato que a vida nos apresente.

Desenvolvemos a habilidade de nos relacionarmos de forma mais gentil e compassiva conosco e com os outros.

Somos menos reativos, e isso possibilita fazer melhores escolhas que refletem tanto no indivíduo, como no todo.

“Uma maneira de pensar nesse processo de transformação é considerar mindfulness como uma lente que recolhe as energias dispersas e reativas da mente e as concentra em uma fonte coerente de energia a serviço da vida, da resolução de problemas e da cura” – Jon Kabat Zinn

O cultivo de mindfulness tem a ver com aprender a aproveitar e focar as próprias forças e energias desperdiçadas, o que reflete significativamente na qualidade de vida como um todo.

Que tal praticar?

Pare por um minuto e preste atenção em você. Perceba seu corpo, perceba as manifestações da mente, perceba o ar que entra e sai de você. Apenas perceba. Apenas esteja presente. De forma gentil, conduza sua mente de volta a se perceber, quantas vezes forem necessárias.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.