Mentoring - A Consciência em Terceira e Quinta Dimensão

Publicado em 15 de abril de 2019

A Consciência é a automanifestação da Vida em si e por si mesma. Na realidade tudo o que há e o que podemos perceber, é a manifestação da Consciência. Embora isto seja o óbvio, observo que poucas pessoas já tomaram Consciência da sua própria Consciência! Quando lhe falo isto, muitas ficam espantadas! De repente, em um instante, como um flash,  tomamos Consciência que sabemos, raciocinamos, cheiramos, sentimos, temos Vida, e com ela temos emoções, nós vemos, percebemos cores, ouvimos, intuímos, fazemos, trabalhamos e tantas outras coisas maravilhosas que a Consciência – ou a própria Vida –  nos oferece gratuitamente, sem esforço.

A Consciência que se automanifesta é a Fonte da Vida, plena, eterna e imortal, universal e não pessoal, aberta, espacial, não local, invisível, autocognoscível (conhecer e perceber a si mesma) com qualidades inerentes como Amor, Compaixão, Alegria e Sabedoria incondicionais.

Esta Sabedoria é a qualidade de saber, conhecer, captar, intuir sem o uso do raciocínio, do pensamento  ou da racionalidade.

Todas estas qualidades estão sempre presentes, embora às vezes (ou quase sempre!) obscurecidas pelo nosso ego, excesso de pensamentos ou racionalidades, mas sempre presente como pano de fundo.

É como o sol, uma fonte irradiadora de luz. Assim como a luz não afeta o sol, da mesma maneira a nossa Consciência plena não é afetada por acontecimentos, atividades, pensamentos, emoções, etc, embora tudo isto que percebemos como nossa vida comum e atividades do dia a dia comum seja um produto da própria Consciência plena ou original.

A Consciência se manifesta no dia a dia em diferentes níveis de abertura. Assim, muitas  pessoas vivem com sua Consciência de pequena abertura, onde predomina a mente comum, o mundo das explicações, das preocupações, dos raciocínios de bom e mau, certo e errado,  dos sofrimentos, conflitos, medos, das comparações e disputas.

Eu já vivi este estado de pouca abertura de Consciência muitas e muitas vezes em minha vida, aliás a maior parte do tempo, assim como a grande maioria das pessoas.

Esta dimensão da Consciência é chamada de Terceira Dimensão – o mundo de  conflitos, de energias mais grosseiras, de guerras e raivas e medos, que produzem nossas depressões e síndrome do pânico e outras doenças psicossomáticas. É como se a mente se afunilasse num canto sem saída, onde ela se debate dia e noite em busca de saídas racionais, de avaliações, julgamentos, teorias, de comparações que não terminam nunca, e que muito menos resolvem as situações.

Veja o quadro referencial que desenhei, buscando uma representação gráfica desta situação.

Na última vez em que me vi nesta situação angustiante, eu mesmo criando, sem perceber e de forma ignorante, meu próprio inferno mental.

Mas de repente resolvi dar um passeio a pé. Comecei a olhar para o alto, vi o céu azul e as nuvens, as árvores, percebi as flores, o cheio do mar, senti o frescor da brisa, ouvi diferentes sons, vi pássaros e a vida se manifestando gratuitamente à minha volta, e assim fui me sentindo cada vez mais aliviado, mais aberto. Num dado momento  determinei a mim mesmo de não pensar mais na situação que estava enfrentando, determinei que não me agarraria aos pensamentos e que os deixaria desaparecem no vazio por si só. Um estado de paz foi tomando conta de mim. Com a mente mais aberta, sem mais seguir os fustigantes raciocínios, explicações e justificativas, foram surgindo pequenos insights e uma compreensão mais profunda da beleza da vida, do valor do agora, do presente momento. Senti como nos debatemos dia e noite querendo controlar e resolver o mundo, ajeitar tudo à nossa maneira. Vi com maior clareza que a dificuldade na qual  estava me debatendo não teria uma solução, e que eu deveria doravante viver a vida num estado de abertura e aceitação da forma como ela se apresenta.

Entendi que no mundo comum não há soluções, apenas adaptações temporárias, numa roda sem fim. Entendi que não temos o poder de solucionar e controlar a Vida. Ela tem seu jeito próprio de ser, que é de plena liberdade e amor. Esta mente aberta, ampla, nos dá a plenitude e a liberdade a cada momento.

Este estado aberto da Consciência é o que podemos chamar de Quinta Dimensão, onde tudo flui de modo natural e espontâneo, onde nos sentimos livres e felizes de modo natural. Esta é a grande benção da própria Vida, um presente divino de viver nesta sintonia, onde as dúvidas e problemas evaporam por si só, sem esforço.

Claro, às vezes, caímos de volta para a Terceira Dimensão, e o sofrimento recomeça. Mas agora temos instrumentos para lidar com isto, podemos simplesmente abrir a mente e nos sintonizarmos com a Quinta Dimensão. Claro, ainda temos outras dimensões superiores a sintonizar, mas confesso que ainda não cheguei a este ponto!  Quem sabe, algum dia…!







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.