Medos da primeira liderança

Publicado em 09 de maio de 2019

Até outro dia, você acordava e ao chegar no trabalho, apontava tudo que estava errado. Meses depois, você se tornou o líder e tudo mudou. E agora?

O exercício da liderança é sempre desafiador. Mais do que liderar as outras pessoas, você precisa iniciar por liderar a si mesmo. Desta forma, pode conhecer seu estilo de gestão para apoiar no desenvolvimento de um time de alta performance.

Mas existem alguns medos que os líderes possuem, principalmente na sua primeira gestão, que podem mais prejudicar sua performance do que apoiá-lo.

  • Não posso ter um time melhor do que eu. Grande bobagem. Os líderes possuem este medo, pois acreditam que alguém melhor ameaça a sua posição. Não crie um time dependente de você. Desenvolva seu time para alavancar negócios, pensar em ideias, apoiá-los onde não chegariam sozinhos. Tenha um time que complemente o seu estilo de liderança.
  • Preciso deixar claro quem é o gestor aqui. Liderança é mindset e não posição. Quem precisa provar que é um bom líder, pode na verdade, demonstrar insegurança e dar um tiro no pé.
  • Controle dos colaboradores acima de tudo. Crie indicadores, mas não sufoque a sua equipe. Engajamento envolve criar senso de propósito e trazer significado para criarmos os caminhos na entrega de resultados. O mundo mudou e você precisa se adaptar a novos modelos de trabalho.
  • Para que delegar se não executam? Delegar não é “delargar”. Muitos líderes definem atividades para seu time, mas não os preparam para dar autonomia. Só soltar atividade e não realizar acompanhamento, mostra a falha no processo de gestão.
  • Feedback somente o formal anual onde repasso os resultados. Erro clássico cometido pelos líderes. Feedback é constante, uma via de mão dupla. Dar feedback colocando a empresa e o gestor no centro, mostra autoridade. Coloque o colaborador no centro. Crie influência sem autoridade. Mostre os benefícios e impactos para o colaborador, da atitude que obteve com dados e fatos. Não dê feedback apenas de resultados, fale dos comportamentos, da carreira, expectativas e peça feedback sobre sua atuação como líder.
  • Não é o líder que precisa engajar o colaborador. Sabemos que a motivação é interna, mas engajamento envolve outros aspectos. As pessoas querem fazer parte da construção de algo maior. Querem compreender o porquê seu trabalho é importante. Qual seu papel nos resultados. As pessoas buscam significado, querem autonomia e se sentirem desafiadas. Tem sim a parte de colaborador, mas a rotatividade e engajamento do time, está no seu estilo de gestão.

A grande sacada da liderança é trocar com outros líderes sobre boas práticas. Busque também cursos e trocar com pessoas de outros mercados. Tire esta crença que pedir ajuda é sinal de incompetência ou vai fortalecer concorrência. Líderes exponenciais possuem uma rede forte de relacionamento e constroem grandes resultados através das pessoas.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.