Mecanismos da Motivação

Publicado em 25 de abril de 2019

Motivação, uma palavra tão usada para vamos realizar ou não alguma coisa e além disso, se temos capacidade para “motivar” pessoas. Para isso, vamos entender o que é e como funciona a Motivação.

A motivação é a responsável por intermediar o caminho entre o estado emocional com as partes do cérebro que são responsáveis pela ação. Boa parte dos casos, se não a maioria deles, a motivação é um processo automático, pois consiste no propósito do impulso comportamental que é influenciado com a percepção que tenho do mundo.

Por exemplo, uma pessoa quer realizar uma transição de carreira, o propósito está em desenvolver atividades que usem mais suas capacidades e habilidades, com isso, criar oportunidades de crescimento para outros níveis hierárquicos. Ao pensar nas razões da transição, surge o pensamento de que o ambiente de trabalho futuro pode ser instável, que teria que abrir mão da “estabilidade” do atual emprego para experimentar um cenário novo e, por fim, as críticas podendo ser maiores do que os ganhos, conclui-se que é melhor ficar do jeito que está do que arriscar num futuro obscuro. Fim da motivação.

Isso acontece porque a motivação segue o impulso humano essencial de aproximar das coisas que desejo ou afastar daquilo que é indesejável. Fazemos isso de forma inconsciente, pois a finalidade é preservar e manter um estado natural das coisas, a famosa zona de conforto, na qual é mais fácil de lidar e economizar nossa energia.

Como identificar esse entrave da motivação em relação à emoção x ação?

Identificando os níveis de prioridades da ocasião, retornando ao exemplo acima, a maior prioridade é não passar apuros financeiros em relação a experimentar uma relação nova de trabalho. Assim, conseguimos entender que a primeira opção é a que tem maior valência emocional perante a segunda, nesse caso, a pessoa não está não motivada em dar um passo seguinte, sendo ação, não tem ação.

Esse cenário muda, quando compreendemos qual é o conflito e como o solucionamos com o mínimo de impacto possível de renúncias. Dessa forma, as emoções negativas anteriores, passam para outras emoções que de fato motivam a ter atitudes.

Talvez, fique claro neste momento, que não motivamos as pessoas, e sim, estimulamos essa resolução de conflitos a ponto de elas encontrarem o caminho da realização.

Grande abraço,

Mayra Soares







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.