fbpx

Honrar Pai e Mãe

Como honrar Pai e Mãe? Sugiro que antes que eles peçam o seu tempo presente, vá até eles e alcance o tempo presente deles. Seja grato, agradeça a sua existência e, se possível, diga que os ama.

Você já teve o privilégio de receber o reconhecimento vindo do seu Pai e ou da sua Mãe? Ele pode vir por meio de frases que vêm com os olhos nos olhos e repletas de orgulho e admiração. Momentos únicos que marcam a evolução da alma e nos trazem a real sensação de dever cumprido.

Torço muito para que vocês já tenham vivenciado vários deles. Eles ocorrem espontaneamente e trazem consigo um detalhe que é fundamental: a capacidade de nos colocar presentes no tempo presente.

Nossos pais acessam o nosso presente. Eles assoviam nos chamando, falam o nosso apelido ou o nome completo, ligam para saberem como estamos e acabamos por passar bons minutos ao telefone. Eles trazem consigo, junto à sua fé, a responsabilidade de ter nos dado esta existência.

Acredito que nesses acessos aprendemos tudo aquilo que precisaremos aos acontecimentos que estão por vir. Eles falam uma linguagem que sabemos desde o ventre materno; local este, que relembramos e sentimos quando as mãos deles nos tocam com amor.

Como honrar Pai e Mãe? Sugiro que antes que eles peçam o seu tempo presente, vá até eles e alcance o tempo presente deles. Você sabe como fazer. Seja grato, agradeça a sua existência e, se possível, diga que os ama. Reflita com eles sobre a unidade familiar e tudo aquilo que ela envolve e promove.

Tenho amigos que são órfãos desde muito próximo ao nascimento. Eles dizem conhecer aquilo que era importante aos pais por meio de parentes. Procuram respeitá-los ao garantir que os bons valores deles perdurem ao longo do tempo. Ao fazerem isso – costumeiramente – trazem a frase: “Eles ficariam orgulhosos se nos vissem fazendo isso”.

Acredito que ao honrarmos Pai e Mãe acabamos nos presenteando com momentos de plena felicidade. Mesmo que eles não estejam mais por perto: há formas para chegarmos até eles em nós. O que você tem feito para honrá-los?

Leandro Alves da Silva é Gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional na First Peopleware e atua desde 2011 em Coaching-Mentoring-Counseling, palestras e treinamentos customizados. Doutor em Educação pela FEUSP e Master Coach pelo BCI.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa