Gratidão – Conceituação e benefícios para o aumento do bem-estar

Publicado em 03 de outubro de 2017

A virtude ou força da gratidão tem sido valorizada em diferentes culturas através de todos os tempos, pela filosofia, religião e agora pela ciência da felicidade. O tema já é estudado de forma empírica há décadas e as intervenções em gratidão estão entre as mais eficazes para o aumento do bem-estar e satisfação na vida.

Robert Emmons estuda faz muitos anos os benefícios da gratidão. Ele é professor de psicologia da Universidade Davis na Califórnia e investiga métodos para o cultivo da gratidão, desenvolve medidas para avaliar diferenças individuais em disposição de gratidão e desenha estudos experimentais para distinguir as causas e consequências da gratidão.

A gratidão é uma emoção experienciada em termos de quatro elementos: intensidade, frequência, duração e densidade. Um indivíduo disposto à gratidão se sente agradecido mais intensamente, por pequenos motivos e com maior frequência. Ele tem mais fontes de gratidão e se sente grato a um número maior de pessoas por um resultado positivo (EMMONS, 2008).

Há a emoção e a atitude da gratidão. Ela existe em um continuum e em diferentes níveis de profundidade. Há muitas nuances e complexidades na gratidão. Sentir a emoção de curta duração e apreciar ao recebermos um presente é diferente de cultivarmos o foco em reconhecer dádivas. Dizer obrigada é diferente de ter um senso profundo pela abundância da vida.

A pessoa grata é aquela que não apenas agradece o que recebe, mas a que aceita a vida como um presente, as coisas boas e ruins. O mais importante é que as pessoas desenvolvam uma orientação mais profunda de gratidão em relação à vida, pelos benefícios que ela oferece.

Os agradecidos tendem a ser mais felizes e mais satisfeitos. Eles não apenas têm mais sentimentos positivos agradáveis, eles tendem a realizar atos de generosidade e compaixão, perdoam mais e são mais pró-sociais (EMMONS, 2016).

Eles têm uma maneira diferente de olhar para a vida. É natural haver reciprocidade e devolvermos o bem a quem nos faz bem, mas os não agradecidos focam no que lhes falta, eles veem o mundo pelas lentes da escassez em vez das lentes da abundância. Olham para a vida como sendo um fardo em vez de uma dádiva.

Os gratos têm suas fases difíceis, mas sua orientação pela gratidão é constante. Há uma tríade na sua maneira de ver, é uma maneira positiva de olhar para si, aos outros e ao mundo, a qual é mais funcional. Se a pessoa adota uma atitude de gratidão, se afirma as coisas boas e reconhece a vida como uma dádiva, isso tem um impacto no florescimento, bem-estar e no significado.

Emmons (2016) já estudou mais de dez mil pessoas com idades entre 8 e 80, e em vários estudos pede aos participantes que façam o diário da gratidão por três semanas, sobre quando estão na natureza, se alguém lhes ajudou, e por estarem vivos, e os resultados são surpreendentes. Ele observou que se o foco é colocado no que está indo bem a pessoa será mais otimista e ajudará mais os outros.

Os benefícios da gratidão

Ao reconhecermos a bondade de alguém, então interpretamos os eventos de maneira que isso cria um senso de gratidão. E quando as pessoas escrevem isso de maneira sistemática passam a ser mais conscientes das dádivas. Emmons (2016) descobriu que as pessoas que participam do estudo têm três categorias de benefícios, os físicos, psicológicos e sociais.

Os benefícios físicos incluem sistema imunológico mais forte, diminuição das dores e sintomas em pessoas com doenças crônicas, melhora da pressão sanguínea, as pessoas passam a fazer atividades físicas, a cuidar melhor da saúde, e ter melhor qualidade do sono.

Os benefícios psicológicos incluem níveis mais altos de emoções positivas, se sentir mais vivo e alerta, ter mais entusiasmo e atenção, mais alegria e prazer, otimismo e felicidade em 25 por cento a mais com o diário.

Os benefícios sociais, ou nos relacionamentos incluem, a pessoa se torna mais prestativa, começa a ajudar mais a outros, tem mais compaixão, perdoa mais, interage mais com outros, e tem um aumento na autoconfiança. Os agradecidos se tornam mais pró-sociais e mais altruístas (BARTLET E DESTENO, 2005).

Os benefícios sociais são importantes, pois a gratidão é uma emoção social e fortalece as relações, envolve a percepção de que somos apoiados e reafirmados por outros, o que muda a natureza dos relacionamentos.

Emmons (2016) destaca quatro razões porque a gratidão tem efeito transformador na vida das pessoas:

  1. Ela nos permite celebrar o presente aumentando as emoções positivas;
  2. A gratidão neutraliza as emoções tóxicas ou negativas, como inveja, ressentimento e culpa. Sentir inveja e gratidão ao mesmo tempo é incompatível;
  3. As pessoas agradecidas são mais resistentes ao estresse. Há estudos que mostram que mediante trauma e sofrimento, se as pessoas tiverem uma disposição de agradecimento se recuperam mais rápido, pois interpretam eventos negativos da vida de maneira a estarem menos vulneráveis ao estresse pós-traumático e ansiedade;
  4. As pessoas gratas têm um senso de valor próprio mais alto, pois acreditam que outros se importam com seu bem-estar, e percebem uma rede de relacionamentos do passado e presente com pessoas que ajudaram o indivíduo chegar aonde ele está no momento. E quando as pessoas começam a reconhecer as contribuições que os outros fizeram na vida delas para que chegassem onde estão hoje, e que outros reconhecem o valor delas, isso transforma a maneira como a pessoa vê a si mesma.

Exercícios de Gratidão

Emmons (2016) sugere dez exercícios para praticar a gratidão:

  1. Fazer um diário da gratidão e listar nele 5 coisas pelas quais somos gratos, na semana. Reservar tempo diariamente para relembrar dádivas, benefícios e coisas boas, nossos atributos pessoais, ou pessoas importantes em nossa vida nos dá o potencial de fortalecer a atitude da gratidão. Outra versão desse exercício é contar as bênçãos de forma regular, pela manhã e a tarde, sem escrever, apenas refletir, “pelo que sou grato hoje?”;
  2. Se lembrar das coisas ruins. Lembrar como algumas coisas foram difíceis no passado nos ajuda a ser gratos pelo que temos hoje. Esse contraste é terra fértil para a gratidão;
  3. Pergunte a si mesmo: “o que recebi?”, “O que dei?”, e “que dificuldades eu causei?”. Essa é uma técnica de meditação;
  4. Aprenda orações de gratidão. Em muitas tradições as orações de gratidão são consideradas formas potencializadoras de oração, pois as pessoas reconhecem a grande fonte de tudo que são e serão;
  5. Use seus sentidos. Pelos sentidos, visão, audição, paladar, tato, olfato, ganhamos apreciação por sermos humanos e pelo milagre de estarmos vivos. Visto por essa lente o corpo humano é uma dádiva;
  6. Use lembretes visuais, às vezes nos esquecemos de agradecer, então os lembretes desencadeiam pensamentos de gratidão, podemos fazer uma colagem com fotos de momentos, coisas e pessoas pelas quais somos gratos, ou um blog, ou ver pessoas como lembretes do que é bom;
  7. Faça um voto de praticar a gratidão. Pesquisas mostram que prometer aumenta a probabilidade de agir, escrever um post it “prometo contar minhas bênçãos todos os dias” e deixar visível ajudar a pessoa a se lembrar;
  8. Preste atenção em sua linguagem. As pessoas gratas têm um estilo verbal ou narrativa que usa a linguagem de dádivas, doadores, bênçãos, abençoado, fortuna, afortunado, privilegiado, favorecido e abundância. Na gratidão o foco não está no quanto você é bom inerentemente, mas nas coisas boas que outros já fizeram por você;
  9. Faça os gestos. Se você fizer gestos de agradecimento, a emoção da gratidão será desencadeada. Gestos gratos incluem sorrir, dizer obrigado e escrever cartas de gratidão;
  10. Pense fora da caixinha. Se você usa oportunidades de fortalecer os músculos da gratidão, deve olhar para novas situações de maneira criativa e circunstâncias em como ser grato.

Uma maneira poderosa de desenvolver a gratidão é quando somos gratos pelo que podemos dar, em vez de agradecer apenas pelo que recebemos.

A gratidão tem o poder de curar, energizar e mudar vidas, dá esperança e inspiração. Muda a vida por mudar o foco da pessoa no que lhe falta para o que ela já tem. É uma afirmação de que a vida é boa, e reconhecemos as fontes das coisas boas que outros nos proporcionaram (EMMONS, 2013).

Concluindo, como vimos acima a gratidão possui inúmeros benefícios na saúde e bem-estar, ser grata às experiências do passado e às pessoas auxilia na mudança comportamental, nas estratégias para lidar com os desafios, no alcance e manutenção das metas e consequentemente na qualidade de vida das pessoas.







Combo Ofertas
Curta nossa Fan Page
banner-busca-coach
Revista Coach Me
Cloud Coaching Collection
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.