Fuja das consequências do Mau Gestor: Baixa Produtividade e Ineficácia nas Equipes!

Publicado em 11 de outubro de 2018

O principal objetivo de uma organização é otimizar as horas trabalhadas dos seus colaboradores, ter eficácia, assertividade nas tarefas e decisões, aumentando a produtividade e a qualidade. De fato, é o que todo gestor espera e cobra das suas equipes.

Ocorre que algumas situações podem anular por completo o resultado esperado, e seu principal erro está no mau preparo do seu gestor que não delega a liderança para nenhum colaborador, centralizando todas tarefas e decisões, tendo comunicação e gestão de tarefas ineficazes.

Vivenciei há poucos dias uma situação em que uma organização tem seu gestor centralizador, desorganizado e sem qualquer metodologia para melhor fazer sua gestão de tempo; a consequência não poderia ser diferente, desestrutura e desorganização total da sua equipe.

A equipe formada por profissionais comprometidos, empenhados e dispostos a executar todos os processos delegados, porém com a falta de organização do gestor toda a eficiência se compromete.

Este é o problema do gestor centralizador, sua principal característica é não confiar em ninguém a não ser nele mesmo, acredita fielmente que ninguém realizará tão bem quanto ele, além de ser totalmente fechado para as novas ideias, processos e cocriação. A palavra cocriação para este centralizador inexiste em seu mindset.

Quando chega o momento de executar, este gestor simplesmente delega a mesma tarefa a vários colaboradores de uma só vez, nunca elege um único colaborador devido à sua falta de confiança nas outras pessoas, acreditando que ninguém será capaz de executar com tanta eficácia como ele.

Colaboradores iniciam a execução simultaneamente variando os seus sentimentos intrínsecos, entre os principais estão a sensação da falta de competência, falta de credibilidade e confiança, além de terem comprometido a sua função inicial dentro da organização.

O cenário perfeito para ter uma equipe formada por pessoas insatisfeitas, desmotivadas, desorganizadas e com produtividade “zero”.

Consegue imaginar a confusão que esta atitude trás para dentro da organização e como influencia na performance dos colaboradores?

Acredite, este tipo de situação é muito comum nas pequenas e médias empresas.

Abaixo algumas características deste gestor controlador:

  • Não admite perder o controle da situação, quer saber minuto a minuto como está sendo executado e se estão seguindo fielmente à sua maneira de agir, jamais admite pensamento ou atitude que não condiz com os seus;
  • Acredita fielmente que ninguém sabe melhor do que ele, pois sempre irá ser imposta a sua experiência, o seu conhecimento e, principalmente, o seu feeling, estes três fatores que ditam as regras;
  • O trabalho da sua equipe sempre é inferior ao dele e jamais admite que alguém mostre o seu talento e suas habilidades;
  • A Inflexibilidade impera a sua gestão, seu tempo sempre é menor do que o dos outros, devido à sua incompetência na delegação de tarefas, mas a culpa será repassada aos colaboradores. Como não são capazes, então ele precisa se ocupar e resolver tudo, a culpa nunca cairá sobre ele;
  • Suspeita da sua equipe, está sempre em alerta, principalmente, no que tange à desorganização, falta de planejamento e baixa produtividade. Síndrome típica do gestor que vê sua imagem e semelhança;
  • Ama fazer reuniões diárias desnecessárias apenas para desagregar ainda mais a sua equipe. As reuniões têm o intuito apenas de apontar falhas expostas de forma pejorativa e desmotivadora.

Dale Carnegie nos aconselha: “Olhe para a vida a partir da perspectiva das outras pessoas”. Esta é a qualidade absolutamente fundamental em um gestor/líder.

O ato de olhar para a perspectiva do outro e ouvi-lo e assim motivá-lo à ação, está ligado ao que você diz e como você gestor/líder se comporta.

Após delegar as tarefas e executá-las, os colaboradores gostam de ouvir que são capazes e sentir que seus esforços foram reconhecidos.

O elogio, a confiança e o reconhecimento no momento certo, é o passo primordial para transformar aquele integrante da equipe, que se mantém indiferente e descomprometido, em um jogador de primeira linha e, por consequência, estará criando e fortalecendo a sua equipe que estará sincronizada para execução de grandes feitos.

Olhe para dentro, tenha o autoconhecimento, encontre onde estão as suas fragilidades, aceite que você é um ser humano e precisa estar em desenvolvimento contínuo e que hoje, quando somamos experiências e visões diversificadas, nosso crescimento será exponencial.

Este é o seu primeiro e mais importante passo, reconhecer, aceitar e transformar a si mesmo. Para depois utilizar a sua energia, experiência, conhecimento e visão compartilhada com a sua equipe transformando a sua organização e equipe pelo exemplo.

Conhecendo e aceitando a si mesmo, desenvolva competências fundamentais como: a Empatia, a Gestão de tempo e Planejamento para que, você gestor, possa ter uma equipe engajada, motivada, comprometida, organizada por talentos e habilidades e com a produtividade e eficiência acima da média.

“Se uma mente com experiência, conhecimento e competência desenvolve um grupo de pessoas, inúmeras mentes unidas compartilhando e somando suas experiências, conhecimento e competências certamente transformarão o mundo”.
(Adriane Yared)

INOVE O SEU PRESENTE E SURPREENDA O SEU FUTURO”

Adriane Yared







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.