Filosofia e melancolia

Publicado em 10 de agosto de 2018

Durante essa nova etapa que estou passando, de lidar com uma doença que me causa a necessidade de: primeiro, amenizar a dor para que no mínimo eu não tenha pensamentos autodestrutivos e segundo, reconstruir o meu interesse e motivação em relação ao ser humano e todos os seus comportamentos, eu me voltei à leitura. E a leitura me levou à filosofia.

Com isso, a relação da depressão com a filosofia me parece muito lógica, no sentindo que filosofia é exatamente a capacidade de se espantar com mundo. Ou seja, demonstrar intenso interesse em conhecer o funcionamento de tudo que nos cerca e o nosso próprio. Para mim, a relação que se estabelece com a depressão é que esse significado da filosofia é exatamente o oposto da depressão. Pois a depressão é marcada, além pela tristeza intensa e permanente, pelo total desinteresse e desmotivação, do mundo, das pessoas e nos estágios mais acentuados de si mesmo, levando aos pensamentos autodestrutivos e ao suicídio.

Essa definição de filosofia me faz recordar de uma passagem do livro “O Mundo de Sofia” onde a metáfora do coelho branco diz que os filósofos são aqueles que têm coragem e a ousadia de se aventurarem rumo ao limite da linguagem e da existência e para isso sobem até o topo dos pelos do coelho. Não posso deixar de perceber a ligação da filosofia com a universidade, tanto porque em seu objetivo primário a universidade é o lugar criado para conhecer e ultrapassar os limites da linguagem e da existência, como diz Jostein Gaarder em seu livro anteriormente citado.

Depois de estabilizar a medicação, dando-me forças para ter um dia sem dores paralisantes e com um interesse e motivação razoável, a filosofia, em seu sentido brevemente exposto nos parágrafos anteriores, me ajudou e ajuda muito a reconstruir o meu interesse pela vida. Com isso decidi me dedicar quase estritamente ao estudo acadêmico, fazendo com que isso seja parte do meu tratamento. Então a universidade se torna fundamental, não só por me fornecer o material pedagógico, mas também por ser um ambiente que proporciona experiências tão variadas, fazendo com que a vida se mostre em todas as suas facetas.

Por fim, recomendo a vocês dois livros que li e estou lendo durantes esses últimos dois meses. O primeiro é “Arthur e George”, do escritor Julian Barnes, cuja história recria, misturando ficção e realidade, a história do criador do Sherlock Homes. O que mais me prendeu à narrativa foram as características humanas desses dois personagens e como o autor as desentranha ao ponto de nos fazer questionar o porquê agem e pensam daquela maneira, fazendo-nos entender um pouco mais do próprio Sherlock Homes. O outro livro, “Uma Breve História sobre a Humanidade”, de Yuval Noah Harari, o professor de História da Universidade Hebraica de Jerusalém reconta a história da humanidade, separando-as em três revoluções, a cognitiva, a agrícola e a científica.

Esses dois livros me ajudaram a me interessar novamente sobre a humanidade e sua complexa existência. Ajudou-me a ver que o estudo acadêmico e a universidade podem me ajudar muito sendo parte do meu tratamento.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.