fbpx

Ferramentas para melhorar a autoestima

É possível sentir-se melhor consigo mesmo? Sim é totalmente possível! E melhor, depende só de você. Só você tem esse poder, desde que você não transfira esse poder para outra pessoa. O que é necessário fazer para isso?

É possível sentir-se melhor consigo mesmo?

Sim é totalmente possível! E melhor, depende só de você.

Só você tem esse poder, desde que você não transfira esse poder para outra pessoa.

Não consigo entender porque muitas pessoas simplesmente se recusam a passar por um processo de recuperação de sua autoestima quando percebem que, mesmo devendo amar-se naturalmente, esse amor não tem aflorado…

Parece que quando se trata de sentimentos, a gente fica esperando que tudo se resolva por si só, sem que tenhamos de nos cuidar, mudar hábitos e até promover uma transformação interna para que nossa capacidade de nos amar volte a nos provocar alegria e vontade de viver.

Não existe mágica, primeiramente é preciso planejar, depois tomar atitudes e posteriormente colher resultados.

Vamos começar com o planejamento, aqui você já se conheceu e – espero – se aceitou. Agora, diante de sua análise acerca de suas qualidades, limitações e aprendizados, é hora de planejar as mudanças que deseja promover em si mesmo.

O que não está bom?

Como você quer que fique?

O que é necessário fazer para isso?

Assim, respondendo a essas perguntas vá planejando suas mudanças por escrito, para conseguir ter uma visão mais ampla e organizada do que precisa fazer para se transformar.

Isto é ter respeito por si mesmo e suas características únicas e é também autoconfiança, já que para realizar algo tão importante, você precisa acreditar que é capaz.

Agora é com você! Atitudes, escolhas, decisões, mãos à obra! Minha principal dica é que você jogue fora, de uma vez por todas, aquelas desculpinhas do tipo “não tenho dinheiro pra isso”, “não tenho tempo…” Adapte seus objetivos às suas condições, exemplo: não tem dinheiro pra academia, caminhe na rua ou em parques públicos. Tempo a gente arruma quando realmente quer, seja você o responsável por se priorizar!

Agora, é você consigo mesmo, o seu auto amor. Pare de vincular sua felicidade a dos outros. Vá à luta! Aqui, o ingrediente necessário é a autodisciplina, que também faz parte fundamental do amor próprio.

Se você realmente seguiu as etapas anteriores, agora é hora de desfrutar dos resultados obtidos. Agradeça pela capacidade que possui de conquistar o que deseja, claro que dentro de suas possibilidades, porque é assim com todos nós. Este é um momento especial de reconhecer o seu merecimento, e até de se presentear, algo simples, mas cheio de significado, um carinho para você mesmo.

Como qualquer outro tipo de amor, o que você sente por si mesmo também precisa ser alimentado diariamente para continuar pulsando.

Andrea Lopes Author
Andrea Lopes tem mais de 20 anos de experiência profissional, ex-advogada, Coach e palestrante. Atua principalmente na área de qualidade de vida e no desenvolvimento de habilidades comportamentais. Há 4 anos atende principalmente advogados, empresas e atletas profissionais. Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching – SBC, Licenciada pelo Coaching Council e BCI Behavioral Coaching Institute, também certificada pelo IDHL – Instituto de Desenvolvimento Humano Lippi. Instrutora de Yoga com atividades junto a creches municipais e ONGs.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa