Ferramenta Prática para Feedback

Publicado em 31 de janeiro de 2019

Como gestor, você já cansou de ouvir que feedback é algo constante que exige preparo e acompanhamento. Contudo, alguns gestores acham que sabe fazê-lo, mas na avaliação do time, são péssimos nesta habilidade.

É chegada a hora da avaliação de desempenho e com ele o tal do feedback. Quais ferramentas você utiliza para dar feedback para sua equipe?

Quero compartilhar contigo um caminho de feedback com algumas ferramentas bem práticas.

Primeiro, uma pergunta para reflexão: Quando você dá feedback, você usa frases do tipo: “Para a empresa é importante isso, para o time é essencial aquilo. Para mim, você deve fazer tal coisa”? Se a resposta é sim, verifique se após seu feedback, o comportamento do colaborador muda. Possivelmente não.

Enquanto você se coloca no centro, você mostra autoridade como gestor e não gera engajamento. Primeira sacada: coloque o seu colaborador no centro.

Uma primeira ferramenta é conduzir algumas perguntas para o colaborador: Como você avalia a sua performance neste período? Quais são as habilidades que para a sua função são essenciais? Peça que descreva até umas 8 competências comportamentais. Depois: Quais são as atitudes que você avalia que são positivas para atuar em equipe? E quais comportamentos não são legais para um time trabalhar bem?

Após tomar nota com o colaborador, pegue uma folha e desenhe uma roda, um círculo. Divida como um gráfico de pizza e coloque as competências descritas pela pessoa. Com isso, você irá construir uma Roda das Competências deste colaborador. Na sequência, peça para que ele se autoavalie de 0 a 10, nestas habilidades que ele mesmo pontuou, pedindo exemplos.

Gosto sempre de perguntar: o que considera que foi positivo e precisa melhorar na sua atuação?

Note, que até este momento do feedback, você só fez perguntas e desta forma com questionamentos abertos do tipo: como avalia, descreva tal ponto, faz a pessoa se autoconhecer e se avaliar. Só com esta técnica, surgem vários insights e reflexões.

A partir deste momento inicie o seu feedback com preparação, empatia e consistência. Mas lembre-se da sacada inicial: coloque ele no centro. Não diga: você precisa melhorar seu planejamento porque aqui é importante. Troque por: para sua carreira e jornada profissional, o planejamento é uma das habilidades mais importantes para o crescimento numa nova etapa. Com isso, o colaborador começa a fazer parte nesta troca e desenvolvimento.

Após trazer com evidências seus pontos, chegou a hora de traçar um plano de ação em conjunto. Para tal, utilize esta técnica de 4 perguntas. O que você precisa parar de fazer? O que você precisa começar a fazer? O que pode minimizar, uma vez que não consegue hoje parar de fazer? O que você pode potencializar, pois já faz bem? Trace a partir destas respostas, todo plano de ação com prazos.

Lembre-se que feedback é uma via de mão dupla: peça feedback também sobre sua performance como gestor. De que maneira pode apoiá-lo neste plano de ação. Gera parceria, reciprocidade.

Através deste caminho, você constrói um feedback personalizado para cada colaborador. Torna o processo autêntico e fluido. Experimente esta nova prática no seu repertório de gestão.







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.