Felicidade: Potencializando o seu Bem-Estar

Publicado em 08 de agosto de 2017

Os cientistas definem a felicidade como “bem-estar subjetivo”, pois é relativo para a pessoa que a experimenta. É baseada em como nos sentimos sobre a nossa vida. A avaliação da felicidade que uma pessoa faz acerca de sua própria vida é, tanto cognitiva, quanto afetiva e inclui: experiências emocionais agradáveis, baixos níveis de humores negativos e alta satisfação em relação à vida.

Existem dois tipos de Felicidade. A Hedônica, que envolve a experiência de maximização do prazer imediato e minimização da dor e a Eudaimônica que envolve os sentimentos que ocorrem quando a pessoa se move em direção à autorrealização, para que possa desenvolver as suas potencialidades e conferir propósito à sua vida. A felicidade Eudaimônica pode ou não estar relacionada ao prazer imediato (como a Hedônica), mas sempre está relacionada a um propósito e é esta que tem maior constância e duração.

Pesquisas do psicólogo Edward Diener demonstram que a procura da felicidade por meio de objetos externos nos distrai de desfrutar o momento presente e essa busca pode diminuir nosso grau de satisfação. É como a dependência química, que garante prazer no início, mas, ao longo tempo, obriga a pessoa a obter mais daquela substância para que se sinta bem.

Existem alguns mitos e verdades sobre a felicidade. Por exemplo: será que dinheiro traz felicidade? As pessoas jovens são mais felizes? O sucesso leva à felicidade? Saúde traz felicidade?

Abaixo descrevo o que a ciência revela sobre estas questões:

  • Dinheiro não traz felicidade. Importante saber que isso é verdade quando as necessidades básicas são atendidas: alimento, moradia, segurança e emprego.

  • O sucesso não traz felicidade e sim a felicidade que impulsiona o sucesso. Quando somos mais felizes nosso cérebro fica mais criativo, motivado, energizado e resiliente.

  • Idosos valorizam mais as experiências do presente, tendendo assim a serem mais felizes que os jovens. Estudos do Reino Unido apontam que para grande número de pessoas, o período menos feliz da vida é entre 24-40 anos.

  • Pessoas saudáveis geralmente não valorizam este benefício e podem ser infelizes por várias outras razões, mas é óbvio que problemas graves de saúde, que afetam a rotina, podem sim baixar o nível de felicidade.

Os cientistas pesquisaram como a genética, as circunstâncias de vida e as atividades intencionais influenciam na felicidade. Estes chegaram à seguinte fórmula, denominada a “Fórmula da Felicidade”.

Portanto 50% da felicidade depende de fatores genéticos, 10% das circunstâncias de vida (moradia, alimentação, saúde etc.) e 40% de atividades intencionais (nossos pensamentos e nossas escolhas).

É interessante e positivo notar que uma porcentagem elevada (40%) da felicidade está no nosso controle; são as nossas escolhas e os nossos pensamentos.

Ainda levando em conta o que pode levar ao bem-estar e à felicidade, a Psicologia Positiva, após pesquisas, constatou que existem cinco componentes principais para o nosso florescimento. Estes componentes precisam estar em equilíbrio nas nossas vidas.

Abaixo o acrônimo PERMA (em inglês) traduzido para o português sobre os principais componentes que influenciam no bem-estar.

As Emoções Positivas são emoções relacionadas ao passado (por exemplo: gratidão, perdão etc.), ao presente (no seu dia a dia suas emoções positivas) e ao futuro (emoções relacionadas ao futuro, esperança, fé etc.).

O Engajamento é o quão envolvido e/ou engajado você está nas suas atividades do dia a dia.

As Relações Positivas envolvem os relacionamentos que você tem, com colegas, amigos, familiares e/ou cônjuge. Como são estas relações?

O Significado é o sentido, o propósito que tem as atividades ou a sua existência para os outros ou para a vida no geral.

Realizações envolvem o quão realizado você está com as atividades do dia a dia, com o trabalho e os seus relacionamentos.

A Psicologia Positiva aponta que o pilar que mais influência no bem-estar são os relacionamentos saudáveis. Independentemente se é casado ou se namora, mas sim da qualidade dos relacionamentos e não da quantidade.

Em relação às emoções positivas, são inúmeros os benefícios destas em diversas áreas da vida. Estas ampliam o repertório cognitivo e comportamental, pois ampliam a nossa visão e constroem recursos psicológicos e emocionais para lidar com adversidades. As vantagens das emoções positivas englobam benefícios na saúde (sistemas imunológicos menos suscetíveis a doenças e a parte emocional mais saudável), benefícios no trabalho (menor absenteísmo, melhor performance, mais criatividade, menor probabilidade de deixar a empresa e mais resiliência), maior engajamento em atividades saudáveis (dormem melhor, menos propensos a envolverem-se em atividades prejudiciais, se exercitam mais e se alimentam de forma mais saudável), benefícios nos relacionamentos (possuem mais amigos, ajudam mais os outros e são mais propensos a manter relacionamentos mais duradouros).

Quanto mais cursos de positividade pelos circuitos neurais, maior expansão terá a mente, aumentando a capacidade de experimentar emoções positivas, conectar com as pessoas e fazer o bem aos outros.

Estados emocionais positivos criam um padrão neuronal positivo. Isso porque o cérebro, com a repetição dos mesmos estados emocionais, formará um padrão, uma reação que se repetirá até formar uma característica da personalidade. Portanto o bem-estar é uma habilidade que pode ser treinada.

As pesquisas sobre felicidade e bem-estar avançaram muito nos últimos anos. Sabemos quais são os elementos mais importantes para aumentar a felicidade, porém é importante saber que a felicidade é uma jornada contínua. Você sempre precisar estar em busca do que te motiva, o que é importante para você conectando sempre com os seus valores. O que faz uma pessoa feliz, não necessariamente, vai fazer outra pessoa feliz, portanto a felicidade é subjetiva. Caberá sempre a nós decidir e fazer as melhores escolhas para elevarmos a nossa felicidade.

O processo de Coaching busca abranger esses caminhos citados acima para a felicidade ao proporcionar ferramentas e condições para que o coachee experiencie emoções positivas e alcance metas de significado aliadas aos seus mais fortes valores, e ao uso das forças e positividade para ter a mudança de comportamento que o leve a uma vida mais engajada e feliz.







Combo Ofertas
Curta nossa Fan Page
banner-busca-coach
Revista Coach Me
Cloud Coaching Collection
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.