Fatores da Maestria Pessoal do Coach e Mentor

Publicado em 13 de maio de 2019

Apresento, agora, um referencial para o desenvolvimento da Maestria Pessoal do Coach/Mentor. Utilizo três campos mentais: a mente Racional, Emocional e Operacional, segundo o modelo do Cérebro Triúno, formulado pelo americano Dr. Paul Mclean. Este conjunto de qualidades é a base que pode gerar ou fazer crescer a Maestria Pessoal de um Coach e Mentor.

1. MENTE RACIONAL- hemisfério esquerdo

Refere-se, principalmente, ao conhecimento e grau de discernimento. Contém a cognição, conceitos, fala, a lógica e a mentalidade.

* Visão holossistêmica

É a conjugação da visão holística com a sistêmica. A primeira é ampla, abrangente, global, percepção do Todo e este Todo que se repete na parte em escala menor. A visão sistêmica se refere à interconexão entre as partes, formando uma espécie de rede complexa onde tudo está interligado.

Esta visão é a maior ou mais ampla possível ao Ser Humano, ela é libertadora e supera visões menores ou restritas, como as visões reducionistas, mecanicistas, dicotômicas ou parciais. A Maestria Pessoal de um Coach e Mentor está diretamente ligada à abordagem de temas com visão holossistêmica.

* Foco em soluções

Refere-se em não se prender a “resolver problemas”, mas focar nas soluções. O foco também significa em atuar na origem e não nas consequências de uma questão.

* Objetividade

Requer vigilância e conexão com a necessidade real do cliente.

* Consciência da visão

Refere-se à clareza e discernimento da mentalidade com a qual o Coach e Mentor atuam, bem como evitar o surgimento de mentalidades restritas, que podem bloquear ou criar dificuldades no processo de Coaching e Mentoring.

2. MENTE EMOCIONAL – hemisfério direito

Refere-se ao processo mais profundo de Automotivação, que está ligado às emoções, sentimentos, sensibilidade, intuição e à tomada de decisão. A Automotivação é essencialmente vivencial, que está além dos conceitos.

* Intuição

Este é um dos aspectos mais importantes do hemisfério direito, e também primordial na atividade do Coach/Mentor, pois é necessário captar o cliente como um Todo e perceber a melhor forma de atuação. A Maestria em Coaching e Mentoring é em torno de 80% o uso da intuição e apenas 20% o uso de ferramentas ou de conhecimentos racionais. A paz interna, a intuição e a geração de um clima de interação e confiança permitem o acesso do cliente à sabedoria interior, onde já estão prontas e elaboradas as respostas e soluções. A Maestria Pessoal do Coach e Mentor possibilita o acesso ao “saber” através da captação intuitiva (insights) durante as atividades.

* Centramento

A postura centrada do Coach e Mentor é a vivência do “aqui-agora” – estar presente no momento – o que leva a uma pacificação pessoal, porém sem omissão frente aos acontecimentos. A pessoa centrada enxerga além da competição, dos jogos de poder, medos, inseguranças, gerando um clima de paz e compreensão durante as atividades.

* Compreensão e generosidade

Um Coach e Mentor acolhe o cliente no estado em que estiver e não o julga. Compreende as necessidades mais profundas do ser humano, que é a busca de felicidade. A partir disto, inicia o trabalho com paciência e total generosidade.

3. MENTE OPERACIONAL – parte comum aos dois hemisférios

Refere-se ao Poder Pessoal, traduzido aqui como uma força impulsionadora para a ação.

Também chamado de campo reptílico, o mais antigo campo mental. Está ligado à sobrevivência, trabalho, ação, organização, fazer acontecer, cuidar da família, ter praticidade e ganhar dinheiro.

* Uso de ferramentas

As atividades de Coaching e Mentoring são potencializadas quando são utilizadas ferramentas adequadas e que permitam ao Coach e Mentor ampliar a mentalidade do cliente com rapidez e facilidade. Recomendo as ferramentas e instrumentais de natureza holísticossistêmica para se afastar de ferramentas racionais e mecanicistas, baseadas em visões menos abrangentes.

Para Coaching e Mentoring na Gestão de Pessoas, é necessário entrar nas questões complexas desta área, para que de um modo geral este processo se potencialize por todos os níveis da organização.

* Autocondução

Uma pessoa que não se conduz adequadamente, que usa uma mentalidade estreita e sem automotivação, não tem as condições necessárias de atuar com Maestria Pessoal. A autocondução é a parte operacional da Maestria que se refere à capacidade de tomada de decisões, de assumir a sua vida, de conduzir adequadamente as atividades e obter resultados junto aos clientes.

* Postura prestadia

Uma pessoa prestadia é aquela que se dedica ao bem-estar e sucesso das pessoas em função de sua compreensão e da consciência ampliada da Vida. A forma mais elevada de Coaching e Mentoring surge quando o profissional tem esta postura.

* Realização Pessoal

Está relacionado com a felicidade duradoura, que vem de dentro, do coração e não de atividades externas, bens ou metas.

Realização Pessoal também está ligada a uma correta e adequada sobrevivência, boa convivência com a família e pessoas, e obviamente, estar em comunhão com o Todo.

Espero ter elucidado alguns aspectos deste processo: Maestria em Coaching e Mentoring na Gestão de Pessoas.

Utilize minhas colocações como um ponto de partida para refletir e desenvolver estudos mais profundos para elaborar sua síntese pessoal. Coloco-me à disposição do leitor.

Marcos Wunderlich
Presidente Executivo do Instituto Holos de Qualidade







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.