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Exercício de Liderança e Gestão com o Diretor de RH do Google

Hoje vamos Aprender a Jogar com o Diretor de RH do Google, Chade-Meng Tan, cujo sonho é criar as condições para a paz mundial a partir da paz interior e compaixão, em escala global.

Hoje vamos Aprender a Jogar com o Diretor de RH do Google, Chade-Meng Tan, cujo sonho é criar as condições para a paz mundial a partir da paz interior e compaixão, em escala global.

Em palestra proferida ao Ted.com, Meng revela que começou a prestar atenção ao significado da compaixão no ambiente de negócios e não precisou ir muito longe para encontrar os indicadores de que precisava para trabalhar por sua missão porque encontrou no Google uma empresa que vive do idealismo e que talvez por causa disso a compaixão seja orgânica e distribuída por toda a companhia. No Google, expressões de COMPAIXÃO CORPORATIVA quase sempre seguem o mesmo padrão – começam num pequeno grupo de Googlers tomando a iniciativa de fazer algo e eles geralmente não pedem permissão. Eles apenas vão em frente e fazem. Outros Googlers se juntam e isso começa a crescer. E às vezes se torna tão grande que vira oficial. Em outras palavras, isso quase sempre começa nas bases”. Como por exemplo, no terremoto no Havaí onde engenheiros e gerentes construíram uma ferramenta para ajudar as vitimas encontrarem seus entes queridos. Expressões de compaixão também habitam os escritórios internacionais do Google. Na China, um empregado iniciou a maior competição, envolvendo mais de 1000 escolas em ações sociais com os temas: educação, pobreza, saúde e meio ambiente.

Há tantas ações orgânicas no Google que a empresa resolveu formar uma equipe de responsabilidade social apenas para apoiar esses esforços. E essa ideia veio também a partir das bases, onde dois Googlers fizeram a descrição dos cargos e se voluntariaram para as vagas. Para Meng “é fascinante que o time de responsabilidade social não tenha se formado de alguma grande estratégia corporativa e sim, fruto da iniciativa de duas pessoas que decidiram: VAMOS FAZER ISSO! e a empresa disse “sim”.”

Os benefícios da COMPAIXÃO CORPORATIVA é criar líderes eficientes a partir de três componentes:

  1. Afetivo = ”eu sinto com você”;
  2. Cognitivo = “eu compreendo você”;
  3. Motivacional = “eu quero ajudar você”.

O que esses componentes têm a ver com liderança nas empresas? De acordo com estudo liderado por Jim Collins e documentado no livro “De bom à Excelente”, é necessário um tipo de líder muito especial – líder 5 estrelas – para levar uma empresa de boa a excelente. E ele os chama de líderes 5 Estrelas. Além de serem altamente capacitados, possuem duas qualidades:

  • Humildade;
  • Ambição (trabalhar pelo bem maior, não inflam seus egos, e assim, tornam-se melhores lideres).

Observando essas qualidades encontramos os componentes cognitivos e emocionais da compaixão – COMPREENDER E EMPATIZAR COM PESSOAS – ingredientes que inibem a obsessão interna – criando as condições para a humildade.

Meng conclui que: COMPAIXÃO é o caminho para criar Lideres 5 Estrelas e esse é o 1º benefício para os negócios. O 2º é que também cria Equipes Inspiradas no bem maior – comunidades vibrantes e cheias de energia onde se admiram e se respeitam. Ex. quando chega pela manha e uma pessoa decide construir um hospital na índia. Como não ficar inspirado por essas pessoas – seus próprios colegas? Então essa inspiração mútua promove colaboração, iniciativa e criatividade. E torna uma empresa altamente eficiente.

Depois de tudo isso, Qual a Formula de Meng para cultivar COMPAIXÃO no cenário corporativo?

  1. CRIAR CULTURA APAIXONADA PELO BEM MAIOR (IDEALISMO): Como sua empresa e seu trabalho estão servindo ao bem maior? Essa cultura de servir ao bem maior – paixão e idealismo – é auto inspiradora e cria a base para a compaixão;
  2. INCENTIVAR A AUTONOMIA: Deixando os funcionários livres para que façam a coisa certa;
  3. FOCAR NO DESENVOLVIMENTO INTERNO E CRESCIMENTO PESSOAL: Treinando a liderança com ênfase nas qualidades internas = Autoconsciência e Autocontrole, Empatia e Compaixão porque liderança começa com o caráter.

A partir dos indicadores para criar a Compaixão Corporativa, Meng desenvolveu um Programa de 7 semanas sobre Inteligência Emocional: “Procurando Dentro de Você Mesmo”, com 3 passos:

    1º Passo – Treinar a Atenção, base das habilidades emocionais e cognitivas. Todo currículo de Inteligência emocional precisa começar treinando a atenção para criar uma mente calma e clara e isso cria sustentação para Inteligência Emocional;

    2º Passo – Desenvolver o Autoconhecimento e Autocontrole, usar a atenção para a percepção e solução de processos cognitivos e emocionais – que significa, estar apto para observar nosso fluxo mental e o processo da emoção com mais clareza, objetividade, e a partir de uma perspectiva de 3ª pessoa. E uma vez que você pode fazer isso, você cria o tipo de autoconhecimento que permite o autocontrole;

    3º Passo – Criar Novos Hábitos Mentais, sempre que encontrar alguém, a qualquer hora, o primeiro pensamento seja: “Quero que você seja feliz”, “Quero que você seja feliz”. Ao ter esse habito mental tudo muda no trabalho. Pois essa forma de pensar, é percebida por outros e isso cria confiança e a confiança cria boas relações de trabalho. E isso cria as condições para a Compaixão no ambiente de trabalho.

Para assistir a palestra de Chade-Meng Tan, clique no vídeo abaixo (14´09”) ou em seu livro “Busque dentro de você”, Editora Novas Ideias.


Fonte: http://www.ted.com/talks/lang/pt-br/chade_meng_tan_everyday_compassion_at_google.html

Pense nisso e até nosso próximo encontro!!!

Suzy Fleury Author
Suzy Fleury é Psicóloga (CRP 06/24888-4 – IUP/1985), Pós Graduada em Marketing (Escola Superior de Propaganda e Marketing – 1989), Fundadora da Academia Emocional (1991), Ministra Palestras, workshops e Cursos (desde 1991), Trabalha com as melhores Equipes esportivas do Brasil (1993), Membro da Comissão Técnica da Seleção Brasileira de Futebol (1998 – 2000), Autora do Livro Competência Emocional (Ed. Gente, 1998), Mestre Psi Esporte (U. Autônoma Madri e Comitê Olímpico Espanhol, Reg.27472 – 2005), Especializada em Psicologia Cognitiva (Instituto de Terapia Cognitiva, CFP 013/07 – 2008), ICC – International Coaching Certification Training (Lambent, Reg.4289 – 2008), Profa. Miami Ad School/ESPM SP e RJ – Liderança e Inteligência Emocional (2013), e Membro da ICF – International Coaching Federation (2014).
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