Estreando uma prática esportiva

Publicado em 03 de maio de 2016

Você tem vontade de iniciar uma prática esportiva, mas vive se queixando de falta de tempo ou que faltam energia e motivação, criando mil desculpas para não começar a movimentar-se? Saiba que essas desculpas não são plausíveis, pois esses são fatos que estão completamente sob o seu controle e só depende de você mudar esse placar.

A decisão de iniciar a prática de exercícios ou ingressar em um esporte pode parecer, na maioria das vezes, muito difícil. Porém vou mostrar algumas estratégias que podem ser utilizadas para aumentar a adesão ao exercício físico.

Já não é novidade para ninguém a questão de como a prática regular de exercícios físicos afetam a nossa qualidade de vida. Como você julga estar a sua qualidade de vida e qual seu nível de satisfação com sua saúde?

Uma forma de você iniciar esse processo é destacar quais são as suas prioridades, pois a falta de tempo muitas vezes é mais uma percepção do que uma realidade. E a falta de energia é gerada muito mais pelo cansaço mental do que físico e está diretamente ligado ao estresse.

De acordo com as pesquisas, podemos afirmar que as pessoas fisicamente ativas tendem a ter melhor saúde, demonstram ter mais energia, atitudes mais positivas, possuem uma maior capacidade de lidar com o estresse e com a tensão e demonstram maior satisfação de vida por depender menos dos outros.

Estratégias para aumentar a adesão ao exercício físico

Algumas estratégias podem ser utilizadas para quem está a fim de aderir à atividade física ou a um esporte. Como fazer a escolha da atividade que deseja executar conforme sua vontade; desenhar metas claras e realistas com datas de término e consequências para os resultados obtidos; definir incentivos e recompensas por participação e frequência nas atividades, realizar a atividade física com um grupo ou um amigo, adaptar a intensidade, duração e frequência dos exercícios. Estas são algumas boas opções de técnicas que podem ser utilizadas para dar este primeiro passo.

Razões para exercitar-se:

As pessoas são motivadas por diferentes razões, mas um bom ponto de partida para fazer as pessoas iniciarem um programa de atividades físicas é enfatizar os seus diversos benefícios.

Alguns benefícios que podemos destacar são: a redução da tensão e depressão, aumento da autoestima e autoconfiança, socialização, diminuição do risco de doença cardiovascular, melhor controle do peso e aumento do funcionamento dos sistemas metabólico, endócrino e imunológico, previne ou retarda o desenvolvimento de hipertensão arterial e reduz a pressão sanguínea em pessoas com pressão arterial alta.

E agora, como manter e condicionar?

Para manter uma atividade física regular é necessário compromisso e dedicação. Lembrar sempre dos benefícios que são atingidos com a atividade física é um importante fator para manter a motivação.

Em geral as pessoas continuam um programa de exercícios por causa da diversão, da felicidade e da satisfação que ele traz. E à medida que as pessoas amadurecem, o aspecto divertido do esporte e da atividade física dá espaço para a necessidade de ser produtivo, esforçado e bem-sucedido.

Ao tomar decisões sobre praticar exercícios, as pessoas passam por um tipo de análise de custo-benefício para a tomada de decisão. Quando as pessoas estão considerando uma mudança no estilo de vida, elas pesam os prós e os contras de um determinado comportamento. Portanto, acredite em você, acredite que você pode realizar este novo comportamento tão desejado com sucesso, e coloque em prática passo a passo, isso vai trazer cada vez mais a confiança que você precisa para ser capaz de realizar o que você sonhou, superando-se a cada dia.

Mais informações entre em contato conosco. Será um prazer conversar com você!

Fontes da pesquisa:

• Weinberg, Robert S.; Gould, Daniel. Fundamentos de Psicologia do Esporte e do Exercício.







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Maria Terezinha Barbieri




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