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Estratégias lucrativas além das quatro paredes!

“Trabalhei tanto nisto, dei tudo de mim, e se não aceitarem o meu projeto? E se a reunião não der certo?” Vivemos em um mundo de conexões rápidas e manter-se refugiados em padrões convencionais não é uma boa alternativa.

Um dia desses estava lendo uma revista espanhola que dizia sobre a importância das negociações e das reuniões. Achei a reportagem muito interessante porque apontava exatamente a forma como eu procuro conduzir as coisas. Vivemos em um mundo de conexões rápidas e manter-se refugiados em padrões convencionais não é uma boa alternativa.

Pense aí! Você certamente possui uma estratégia, tem uma meta a cumprir, precisa fechar uma negociação ou algum projeto. Isso é perfeito. Agora para que isso se concretize é necessária a existência de uma segunda pessoa, geralmente, aquela que poderá aceitar ou não a sua “parceria”, vamos dizer assim. E você pensa: “Trabalhei tanto nisto, dei tudo de mim, e se a outra pessoa não aceitar o meu projeto? E se a reunião não der certo? Vou perder esta negociação?”.

Logo, você se propõe a marcar uma reunião para definir ideias. Aí é que entra a parte interessante. Nesta revista, a reportagem citava a criatividade de se fazer reuniões em um lugar diferenciado. O ambiente comum seria seu próprio escritório, ou o escritório do seu futuro parceiro. Marcar reuniões fora desses locais, gera um clima mais descontraído, fazendo com que os participantes da negociação se sintam igualmente engajados. Não haveria porque um estar em vantagem perante o outro.

Essas táticas são verdadeiras estratégias de vendas, em que você pode almejar por um saldo positivo no fechamento de alguns negócios, seja na sua própria empresa ou na organização em que atua. Selecionei alguns desses lugares criativos – às vezes você já deve até estar utilizando esses lugares, mas não havia percebido a importância que eles têm, então fique atento! – em que você pode marcar suas futuras reuniões para fechar negócios e angariar futuros parceiros:

  • Almoço em um restaurante – Sair para comer é uma boa tática para finalizar negócios e parcerias. Você pode escolher um restaurante que já está habituado, o que contará com um ótimo atendimento à sua mesa, favorecendo um clima mais amistoso. A estratégia é que enquanto vocês almoçam, podem conversar sobre coisas rotineiras para “quebrar o gelo”, assim já irá perceber a reação do seu interlocutor, e na hora do cafezinho, poderá empenhar-se realmente ao foco da reunião. Pois, embora pareça um simples almoço entre amigos, na verdade é uma reunião de negócios.
  • Hall de hotel – Se você deseja um lugar neutro para encontrar o seu futuro parceiro, o hall de um hotel é uma boa pedida. Se forem de cidades diferentes então, melhor ainda, pois vocês podem marcar a reunião em um hotel longe dos centros urbanos, com vista e clima agradáveis. O bom negócio aqui é se você ainda não conhece a pessoa com quem irá falar, pois será um novo espaço para ambos, criando novas e boas perspectivas nos negócios.
  • Aeroportos – Por que não se encontrar em aeroportos? Às vezes, seu parceiro virá de uma cidade diferente, e precisa retornar no mesmo dia. Ou ainda, voará para um outro lugar, e ficará por pouco tempo em determinado aeroporto. Muitos aeroportos oferecem salas de reuniões, cafeterias, e salas de conveniência, com clima e decoração agradáveis, que pode te ajudar nesta hora. Para o seu futuro parceiro, também o facilitará, pois ele não precisará deslocar-se para nenhum outro lugar. A estratégia, neste caso, é ir direto ao assunto sem rodeios, devido à escassez de tempo que todos teriam.
  • Dentro de casa – Eu mesma sempre marco reuniões na minha casa. Demonstra confiança, facilita uma maior receptividade, o que pode gerar uma futura negociação com a outra pessoa. Logicamente, que neste caso, é necessário que você conheça a pessoa que irá a sua casa, pois denota um ambiente amistoso e até prazeroso para fechar negócios. Convidar uma pessoa que você só conhece o nome, por exemplo, poderia criar um certo incômodo durante a reunião.
  • Peças de teatro, partidas de futebol, concertos – Já pensou se o seu futuro parceiro é de um país diferente? Ele adoraria assistir a um jogo de futebol! Ou, de repente, você sabe que ele gosta muito de teatro e concertos. Convide-o para assistir uma peça. Isso favoreceria um clima descontraído, em que o negócio em si, pode ser discutido sem total importância. Ele veria em você um amigo, podendo fechar uma futura parceria contigo.
  • Convenções e Congressos – Se todos os participantes da reunião estão em um local comum, a fim de assistir a palestras e workshops, todos já estão com um mesmo objetivo, facilitando o clima. O fato de estarem em uma convenção já ajuda, pois todos estão fora da rotina. Então, a estratégia seria selecionar o momento adequado para chegar àquela pessoa e lhe propor o que realmente deseja: um negócio novo!

O mais importante é você conhecer o outro. Quanto mais souber sobre o seu parceiro de negociação, melhor. Assim, suas reuniões vão se tornar cada vez mais criativas e divertidas, vai depender apenas do gosto do freguês, mas a chance de você ter um saldo positivo em suas negociações também será maior! Arrisque, inove e surpreenda!

Há mais de 18 anos no mercado de palestras, Leila Navarro conquistou sólida carreira no Brasil e no exterior. Suas palestras já foram assistidas na Espanha, Chile, Uruguai, Panamá, Japão, México, Peru, Paraguai, Colômbia, Angola e Portugal. No Brasil, segundo a Revista Veja, integra o ranking dos 20 mais notáveis palestrantes brasileiros. Entre suas premiações, em 2013 foi a única mulher eleita Top5, na categoria palestrante, do Prêmio Top ofMind Estadão RH, o Oscar do RH, o mais prestigiado e desejado prêmio do mercado. Em 2005 levou em primeiro lugar! Também obteve o Prêmio de 100 fornecedores de RH – Categoria palestrante do ano 2009. Autora de 16 livros, entre eles, “Autocoaching de carreira e de vida”, “Talento para ser Feliz”, “A vida não precisa ser tão complicada”, “O poder da superação”, e seu mais novo lançamento o “Virar o Jogo” , além de diversos e-books, artigos e diversas participações para a mídia em geral.
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