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Equipes x Grupos: Saiba a importância e as vantagens de uma equipe eficaz!

A reclamação é constante, equipes mal lideradas, desunidas e desmotivadas. Clientes insatisfeitos com os seus produtos e serviços oferecidos, além do desequilíbrio emocional dos profissionais que são responsáveis por inúmeros conflitos.

Ainda vivemos um caos de instabilidade política e econômica no país. Muitos refizeram seu planejamento ao findar 2016 com efetivas mudanças de atitudes e novos hábitos.

Outros, por sua vez, esperam o término das férias para rever seu planejamento e alguns nem fazem esta revisão. O cenário mais abrangente infelizmente permanece na estagnação.

A reclamação é constante, equipes mal lideradas, desunidas e desmotivadas. Clientes insatisfeitos com os seus produtos e serviços oferecidos, além do desequilíbrio emocional dos profissionais que são responsáveis por inúmeros conflitos.

Nestas últimas semanas vivenciei duas situações interessantes em segmentos distintos, e em uma das situações as pessoas envolvidas afirmam que trabalham em equipe, porém são grupos.

De fato, este tema sempre é muito abordado, em minha visão ainda existe espaço suficiente para que ele seja retomado para que possamos transformar grupos em uma equipe coesa, engajada e motivada ao sucesso coletivo.

Grupo: É um conjunto de pessoas que se reúne em atividades comuns com objetivo idêntico, porém individualizados e produzindo resultados de ruins a aceitáveis.

Características mais comuns nos GRUPOS:

  • O culpado é sempre apontado e seus erros não são aceitos, isto faz com que nenhum membro assuma seus erros;
  • O foco é sempre na tarefa individual, a colaboração inexiste nestes grupos;
  • Divergências sempre gerando conflitos;
  • Comunicação segregada e desestimulada;
  • Cada indivíduo só conhece a sua área e faz questão de não conhecer as demais. Procuram sempre repetir a frase: “Fui contratado para fazer determinado trabalho e não do outro colaborador”;
  • As Amizades são formadas horizontalmente.

Trabalho em equipe: Esta denominação surge após a Primeira Guerra Mundial e é um sistema que cria esforços coletivos para solução de problemas. Compartilham de um único objetivo a ser atingido, unem os esforços do todo.

O que o trabalho em equipe possibilita?

Troca de conhecimentos e aprendizado continuo, agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, otimiza tempo, contribui para a aprendizagem de novas áreas e a reciprocidade dos companheiros.

Segundo pesquisa da consultoria Manpowergroup realizada no Brasil em 2012 revela que a colaboração em equipe é a competência comportamental mais relevante e rara para se encontrar nos profissionais atualmente.

A equipe, quando se conecta em busca de resultado, se assemelha ao conjunto de engrenagens interligadas, sua formação se difere para que um complemente o outro, e cada membro trabalha por si e pelo todo.

No esporte coletivo os atletas precisam uns dos outros para alcançar seus objetivos, cada um desempenha o seu papel para atingir o todo e quando um membro precisa de ajuda todo o resto está pronto para agir, da mesma forma que as formigas, que se dividem para pegar o alimento e quando uma não faz a sua parte todo o resto estará comprometido, permanecendo sempre em união.

Características comuns nas EQUIPES:

  • Não existe culpado, quando há alguma falha a equipe toda se responsabiliza;
  • O foco é sempre direcionado para o resultado final;
  • Divergências são estimuladas e geram percepções diferenciadas;
  • Comunicação totalmente transparente, eficaz e coletiva. Todos estão inteirados sobre tudo;
  • Todos conhecem o funcionamento dos departamentos da empresa de A a Z;
  • Amizades são formadas verticalmente;
  • Erros geram aprendizados;
  • Existe respeito mútuo, valores alinhados e contribuição com o próximo.

Nas situações vivenciadas por mim, ao qual cito no inicio deste artigo, conseguimos ter uma melhor interpretação dos conceitos acima.

1- Grupo de trabalho – venda de produto:

Em uma organização o trabalho compartilhado traz resultado efetivo, gera lucro e ainda a satisfação do cliente. Este seria o cenário ideal, correto? Mas infelizmente não foi assim que ocorreu.

Esta organização X tem seus departamentos interligados para melhor fluência dos processos, mas um departamento resolveu abster-se de seu trabalho, prejudicando diretamente o cliente no recebimento de seu produto e faturamento.

À procura de solução, o setor de venda recorre à logística e expedição, porém ambos não arcaram com o problema, os quais foram empurrados a outros departamentos. Seus líderes informavam que não poderiam opinar em outro departamento, se passam horas e horas e ainda nada resolvido. Um funcionário mais proativo resolve recorrer a vários departamentos para solucionar o problema, até que se depara com um líder que o proíbe de solucionar e menciona que o problema é do cliente. Ele que espere até que o departamento original se pronuncie.

Será mesmo que nos tempos atuais uma empresa pode se colocar nesta linha de atuação? Ou daqui um breve período virará pó? Esta mesma organização reclama da instabilidade econômica e política que o país vivencia, se preocupa com o concorrente, se faz preços mais baixos ou além de não olhar para os seus gaps internos que são solucionáveis facilmente.

Todas as equipes da organização trabalham juntos, no mínimo, há 10 anos, se conhecem, conhecem as habilidades e competências alheias e mesmo assim cada um olha para seu próprio umbigo, sem colaboração ou iniciativa para resolver problemas. Este é só um exemplo de inúmeras empresas que vemos diariamente não integrar, comunicar, engajar e inspirar seus colaboradores, transformando-os em verdadeiros grupos de trabalho.

2- Equipe de trabalho – Venda de serviço:

Várias pessoas que não se conheciam pessoalmente, nunca trabalharam juntas, com idades e formações diferentes, não conhecem as habilidades e competências individuais de seus integrantes se reúnem em um projeto com objetivo comum.

Em uma semana desenvolvem suas habilidades e competências para entregar o maior valor possível ao cliente. Esta equipe coesa e engajada encontra soluções criativas, inovadoras, colaboram entre eles, aconselham, aprendem, ocupam funções que inicialmente não eram delas. O trabalho em si torna-se uma diversão para todos, amizades sustentáveis surgem e com esta somatória de atributos necessários se tornam uma EQUIPE.

Equipe é isto, estão todos em uma só direção, compartilham e aprendem novas habilidades e suas atitudes demonstram o verdadeiro significado de companheirismo e trabalho em equipe. Será tão difícil trabalhar em equipe? E você tem uma equipe ou um grupo de trabalho?

“O que une uma equipe, é quando um cobre a fraqueza do outro”.

Podemos desenvolver o trabalho em equipe através do brainstorming, dinâmicas em grupo e Design Thinking. Com estas técnicas estaremos quebrando a mesmice, atuamos e pensamos fora da caixa, utilizando a criatividade de forma colaborativa e assim potencializando ainda mais o trabalho em equipe.

Algumas dicas para o sucesso da equipe:

  • Seja Paciente: exponha seu ponto de vista moderado e ouça o que os outros têm a dizer. Temos dois ouvidos e uma boca;
  • Aceite novas ideias: mais importante do que o nosso orgulho está o objetivo comum que a equipe pretende alcançar;
  • Não critique seus companheiros de trabalho, avalie suas ideias independentemente do que achar dele. Nunca critique ou julgue;
  • Saiba dividir seu conhecimento, compartilhe Lembrem-se, informação e aprendizado são fundamentais;
  • Trabalhe, divida tarefas, ficar estagnado e sobrecarregar os outros não é trabalhar;
  • Seja participativo e solidário. Ajude os colegas, e sempre que necessário solicite ajuda, não se envergonhe. Todos nós estamos em um aprendizado constante;
  • Dialogue, tenha clareza e acima de tudo sinceridade. Sempre que se sentir desconfortável com alguma função ou situação, exponha para que seja possível alguma solução;
  • Planeje, revise e refaça as estratégias sempre que necessário. Não deixe que se dispersem, planejamento e organização são fundamentais para um trabalho eficaz;
  • Evite cair no “pensamento de grupo”, é importante que a equipe ouça e reflita sobre opiniões externas e aceite a ideia de que pode errar, principalmente quando a equipe começa a se tornar homogênea;
  • Assuma a responsabilidade, seja leal e ético com seus colegas. Honre o sentimento de equipe.

Na vida sempre enfrentamos adversidades. Mas quando uma equipe se une, a coragem AUMENTA, a assertividade PERMEIA e o potencial se MULTIPLICA.

O trabalho em equipe dignifica a alma, une pessoas, compartilha conhecimentos, potencializa competências, gera lucro e trás encantamento, fidelização e satisfação ao cliente. Reflita sobre a sua equipe. Será que você faz parte de uma equipe ou de um Grupo? Pense nisto!

Adriane Yared

⚙️ AYCOACHING
Adriane Yared tem mais de 23 anos de experiência na área comercial, Mastercoach Vendas e Liderança, Palestrante, Design Thinker e Mentora Comercial. Graduada em Propaganda e Marketing, MBA Trends & Innovation, Pós MBA em Design Thinking e Master em Design Thinking. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro da Companhia do Coaching, Talk Coaching e Busca Coach. Com artigos publicados na Revista Coaching e Administradores.com. Co-autora no Manual do Relacionamento com o Cliente, capítulo: “Arrumando a Casa” – Rumo ao sucesso no relacionamento com seu cliente. Co-autora do livro “Fator.E o empreendedorismo como forma de transformar pessoas e empresas.” (projeto DUNA WRITERS). Seu principal propósito esta em Desenvolver o potencial dos profissionais de vendas, atendimento e liderança, todos centrados no 5º P “pessoas”, tudo integrado as diversas áreas estudadas somadas a expertise e experiências.
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