Entendendo a matemática da mentira

Publicado em 02 de março de 2018

... segundo a Escola Leitura Corporal Brasil

Em nosso método não deciframos a mentira, mas a verdade nas relações. Quem busca a mentira, foca no problema e quem busca a verdade, foca na solução.

PRÓLOGO: Nossa metodologia é fundamentada em uma visão original, onde validamos as marcações e protocolos de identificação da verdade, somente após aplicamos nossos 6 filtros: 1) Baseline. 2) Contexto. 3) Fatores Culturais. 4) Fatores Étnicos. 5) Fatores Ambientais. 6) Fatores Fisiológicos. Se a análise sobreviver a esses filtros, utilizamos o resultado com confiança.

Fonte: www.leituracorporalbrasil.com.br

Nós utilizamos um vasto protocolo para que a identificação da verdade seja o máximo possível confiável. São dez, das sessenta horas de nosso curso de formação de base, dedicados exclusivamente para este assunto, com um livro publicado (Manual da Mentira em busca da verdade), destinado para esta aula. Tal é a seriedade com que lidamos com este assunto, pois entendemos ser necessário o cruzamento de várias vertentes de conhecimento para dar mais segurança à análise final, sem envolvimento emocional, pessoal ou partidário.

Neste artigo, vamos abordar algumas ferramentas que utilizamos de forma precisa na identificação da mentira, analisando o vídeo em anexo do jogador de futebol lusitano, Cristiano Ronaldo. Este vídeo é uma pérola que achamos, pois como o jogador está em um estúdio, o mesmo acha que sua imagem não está aparecendo ao vivo no canal jornalístico. Justamente por isso foi possível identificar com precisão a construção da mentira, pois ele não se incomodou em escondê-la pelo motivo acima mencionado. Clique abaixo para assistir ao vídeo:


Link original: https://youtu.be/2cjrq1CEW1E?list=PLzo6eLE5inhbi8hpEvfFEMb8kGtv1A60S

MARCAÇÃO VERBAL – Quando o entrevistador pergunta sobre o escândalo da FIFA, Cristiano Ronaldo responde com uma pergunta (traduzida para o português): - Você quer que eu diga a verdade? Sempre devemos investigar perguntas óbvias como esta, pois elas são um indicativo de construção de conteúdo. Ele faz essa mesma pergunta duas vezes na entrevista. Utilizamos este recurso como complemento contextual no protocolo de investigação da mentira.

EXPRESSÃO PARCIAL – Claramente, o jogador mostra incongruências com expressões parciais de tensão, quando sua face deveria estar calma, ao dizer que não se importa com o escândalo da FIFA. Obviamente, foi instruído a não falar a respeito e isso é compreensível, mas o que estamos analisando é a mentira e não seus motivos que, neste caso, concordamos serem justificáveis.

MICRO EXPRESSÃO – Num determinado momento ele diz que os jogadores não falam nada sobre o assunto e faz uma expressão “cômica” de medo, retratando grande dúvida e tensão ao imaginar se as pessoas acreditariam nele. A expressão é bem nítida e ele não se importou em esconder ou disfarçar, pois não sabia que sua imagem estava ao vivo dividindo a tela da televisão com o entrevistador, como dissemos anteriormente.

POSIÇÃO GESTUAL – Classicamente, seu ombro esquerdo se movimenta dentro de um contexto de forte incômodo com o assunto abordado. O entrevistador, observando que nitidamente ele estava mentindo, pelas micagens que ele fez sem saber que estava sendo visto, se tornou inconveniente e insistente, gerando um incômodo que se expressou em vários movimentos marcados em nosso protocolo de identificação da mentira. Lembrando que não existe sinal de mentira, assim como não existe sinal de verdade. Tudo tem que ser contextualizado para ser analisado e para isso é preciso estudo ostensivo.

DUPING DELIGHT – Cristiano Ronaldo evidenciou essa micro expressão que é montada com o sorriso com apenas um canto da boca, neste caso, demonstrando enorme prazer em enganar o entrevistador. Lembre-se de que ele não sabia que estava sendo filmado, pois estava em um estúdio fechado em outro local. Por isso, suas expressões e gestos estavam limpos e claros, pois ele não inibiu nenhum deles. Uma preciosidade para nós Leitores Corporais.

Creio que fica claro que a identificação da verdade deve ser feita através de diversos protocolos, alguns deles aqui demonstrados, exaustivamente aplicados para que se tornem confiáveis, sempre utilizando nossos filtros para limpar a análise. Em nosso método, orientamos nossos alunos a amparar a pessoa que está mentindo, sempre que possível, pois nossa intenção é criar relações sustentáveis e ecológicas a partir da Leitura Corporal.Ninguém é feliz mentindo, pois sempre há uma ferida profunda sendo compensada, mesmo que a pessoa não tenha consciência disto.

Lembre-se de que há variações nesta regra de acordo com os 6 filtros citados há pouco. É óbvio, que essa visão reflete nossa metodologia de análise, que dividimos com as pessoas para agregar valor. Ultimamente, temos tido o cuidado de não declarar verdades, mas de externar nossa visão de forma opcional (aceitação ou rejeição). O mundo é relativo e o que funciona bem para nossa comunidade, pode não funcionar para outras, com outros vieses de atuação.

Fonte: www.leituracorporalbrasil.com.br







banner-busca-coach
Curta nossa Fan Page
Revista Coach Me
Pack Autodesenvolvimento
Twittadas Cloud Coaching
banner-busca-coach
banner-cloud-educacao
banner-pinterest
Depoimentos
"Parabéns pelo feito mais que merecido! Vcs têm trazido informações de qualidade, agregando não só a minha vida profissional, mas tb pessoal. Sucesso!!!"
Juliana Garbossa
"Parabéns para a equipe Cloud Coaching ! Acompanho diariamente os posts."
Luciana Furquim
"Parabéns! O conteúdo tem sido bastante interessante!"
Priscila Vidal
"Parabéns pela ideia. Os conteúdos são realmente muito bons. Que seja uma trajetória de ainda mais sucesso."
Rafael van Emelen
"Muito bom! Parabéns equipe Cloud! Já estou com vocês! Abraços!
Ana Cris Tina
"Cloud... Para já conversarmos: amo seus vídeos de motivação, são injeções de ânimo para a Vida. Parabéns pelo magnifico trabalho!!! Vocês são maravilhosos, postagens magníficas, videos, ah! eu acompanho todos. Tenham certeza absoluta que o trabalho, o empenho de vocês, são motivo de vida para muitas pessoas. Continuarei ouvindo todos que chegarem até minha página SIM e não é um elogio apenas, é o meu Aplauso à dedicação de vocês a nos ajudar a superar os embates que a vida nos apresenta. Me faz um bem danado!!! Que Deus os abençõe sempre e tenham um excelente final de semana!!!
Maria Terezinha Barbieri




FAÇA PARTE DA LISTA
CLOUD COACHING DO SUCESSO!


Por que algumas pessoas têm sucesso e outras não?
Algo de diferente elas têm! Será que elas têm simplesmente sorte?
Faça parte da comunidade de pessoas de SUCESSO e descubra!!!
Mais de 100.000 pessoas já se inscreveram e você?
​Vai ficar fora desta?

Inscreva-se agora mesmo e ganhe uma
Revista Coach Me inteiramente grátis!!!


Por favor, aguarde...



Muito obrigado!!!

Sua inscrição foi realizada com sucesso.
Em breve você receberá no e-mail cadastrado
o link para download de sua
Revista Digital Coach Me!

Um abraço da
Equipe Cloud Coaching
Por favor, preencha corretamente os campos!
E-mail inválido!
Ooops aconteceu um erro, tente novamente!
banner-coachme-

Você que segue nossa fanpage no Facebook não pode ficar fora dessa!
Quer se desenvolver pessoal e profissionalmente, sem deixar de lado sua qualidade de vida? Quer dar um gás na sua motivação e produtividade?
Então baixe agora mesmo o seu examplar da Coach Me e mude sua vida!
Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado ao IBA, o portal de revistas digitais da Editora Abril.