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Endomarketing: Trabalhando em projetos com ideias inovadoras da sua equipe

Quando as ideias são limitadas por regras, julgamentos e imposição de limites, perdem-se ótimas oportunidades de desenvolvimento e novos pontos de vista que podem ser a solução para aquele problema de anos.

Nada como renovar as energias, reinventar cenários e partir para novos desafios. Deixar as ideias fluírem é um dos principais e mais importantes passos rumo ao sucesso. Quando limitamos nossa criatividade, julgamos nossos pensamentos, podamos nossas ideias, acabamos fechando as portas para o novo e ficamos presos em uma única realidade. Isso não é diferente nas empresas. Quando as ideias dos colaboradores são limitadas por regras, julgamentos e imposição de limites, perdem-se ótimas oportunidades de desenvolvimento e novos pontos de vista que podem ser a solução para aquele problema de anos e anos sendo arrastado.

A proposta do artigo de hoje visa dar fim ao limite de ideias nas organizações. Proponho um exercício simples, rápido (com uma equipe de 10 pessoas não passará de 2 horas) e fácil! A ideia é antiga, mas talvez o método aplicado seja um pouco diferente, estou falando do Brainstorm ou “tempestade de ideias” – a proposta desse exercício é colher o máximo de ideias possíveis para um determinado problema ou situação, sem julgamentos, sem regras e até mesmo incluindo ideias que parecem não fazer muito sentido ou não serem realistas – Vamos aos passos do exercício?

1 – Identifique um problema ou situação específico que precise de ideias ou soluções;

2 – Entregue uma folha e uma caneta para cada participante do exercício;

3 – Coloque uma música animada que estimule a criatividade do grupo – estudos indicam a música clássica como a ideal, mas você pode escolher o estilo que mais combine com o grupo e a situação;

4 – Durante o tempo da música peça que os participantes escrevam o maior número de ideias possíveis;

5 – Agora, em uma lousa, flip chart, computador que possa ter a imagem projetada faça uma tabela parecida com o modelo abaixo:

Situação/problema:  #160;
AÇÃO/IDEIASP/D/IA/M/B
 #160; #160; #160;
 #160; #160; #160;
 #160; #160; #160;
 #160; #160; #160;
 #160; #160; #160;
 #160; #160; #160;

Na primeira linha escreva de maneira objetiva qual a situação/problema em questão. Depois vá preenchendo a ação/ideias que podem ser a solução para a situação/problema propostas por cada participante. Depois de preenchidas todas as ideias vá para a coluna P/D/I (Possível/Difícil/Impossível) e determine, junto com a equipe, qual o grau de dificuldade para a execução da ideia em pauta. E por fim, determine o seu grau de impacto identificando se é de alto, médio ou baixo impacto;

6 – Feito isso selecione todas ideias consideradas possíveis e de alto impacto para colocar em prática o quanto antes – determine uma data específica com o grupo. Se quiser é possível elaborar um plano de ação usando a ferramenta 5W2H, já publicada aqui na coluna (veja aqui: http://www.cloudcoaching.com.br/endomarketing-otimizando-o-foco-da-sua-equipe/post). Se não existir muitas ou nenhuma opção considerada possível e de alto impacto passe para a próxima classificada na lista que seria a ideia possível de médio impacto, ou difícil de alto impacto e assim por diante. Esqueça as difíceis de baixo impacto e as impossíveis de baixo impacto, afinal gastar energia e não obter resultado é perda de tempo.

Agora, aqui vai a dica que diferencia esse exercício. Preste muita atenção às ideias IMPOSSÍVEIS DE ALTO IMPACTO! Isso mesmo! Talvez você se pergunte: mas por que se elas são impossíveis? Minha resposta é a seguinte: As ideias impossíveis provavelmente também serão descartadas mais facilmente por outras pessoas que pensarem nela e aí está a sua chance de implementar uma ideia inovadora! Pense bem: Boa parte das ideias inovadoras e geniais que conhecemos hoje, um dia foram consideradas impossíveis! Portanto, vale muito a pena investir no que eu chamo de “fábrica de ideias impossíveis” – falaremos sobre isso em algum artigo no futuro!

7 – É importante ter alguém responsável por coordenar as ações e acompanhar o progresso e resultados da tarefa para serem apresentados a todos no futuro.

Minha sugestão é fazer esse exercício a cada 6 meses, para manter a equipe em movimento, com senso participativo e alinhada em seus projetos e ações. Mas ela também pode ser aplicada a cada 3 meses, para projetos com diferentes fases, por exemplo, ou anualmente, para aquelas equipes que não têm muito tempo e disposição para se reunir com frequência. O importante é acompanhar e apresentar os resultados no final do tempo estipulado para o exercício.

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
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