fbpx

Endomarketing: Aplicando os principais pressupostos da PNL à rotina de comunicação interna empresarial

Que tal aplicar esses pressupostos no cotidiano profissional e encarar os desafios diários de maneira muito mais sábia e leve, contribuindo para um melhor desenvolvimento do grupo de trabalho?

Na PNL existem alguns pressupostos, que servem de base para muitas estratégias e aplicações da PNL. Quando incluímos esses pressupostos na nossa rotina e passamos a compreender os acontecimentos diários, atrelando-os aos pressupostos, transformamos radicalmente nossa visão de mundo e aprendemos a levar a vida com maior leveza e sabedoria. Então, por que não aplicar esses pressupostos no cotidiano profissional e encarar os desafios diários de maneira muito mais sábia e leve, contribuindo para um melhor desenvolvimento do grupo de trabalho?

Gostaria de salientar que existem muitos outros pressupostos além dos que aqui serão apresentados, e que, em breve, apresentarei outros em novas reflexões, mas hoje selecionei alguns que serão ótimos para uma nova postura de quem quer que os internalize.

Vamos aos pressupostos:

  1. Não existe fracasso, apenas resultado: Muitas vezes desejamos/precisamos fazer algo, porém no final percebemos que o resultado não foi bem como planejado no início. Quando se trata de algo relacionado ao trabalho, muitas vezes, um resultado indesejado gera críticas por parte dos gestores, alguns colegas e, principalmente, clientes. Claro, que é necessário cuidado na execução das tarefas profissionais, a fim de evitar prejuízos, porém muitas vezes os erros acabam acontecendo e o que realmente fará a diferença é postura que os funcionários, gestores e até mesmo os clientes terão frente a eles. Por isso estimular uma cultura que aprende com os “fracassos” e faz deles um campo de estudo para evitar novos deslizes no futuro ou até mesmo encontrar no contexto desse resultado uma nova oportunidade, é fundamental para o crescimento de qualquer organização.
  2. Mapa não é território: Cada pessoa tem uma história, sendo assim, cada pessoa terá uma visão de mundo, uma reação diante de diferentes situações e até mesmo um conjunto de crenças diferente para cada situação da vida. E a forma como as organizações aproveitam essas diferenças é que fará a diferença para promover a inovação e liberdade de ideias entre seus colaboradores. Não estou falando apenas de respeitar as diferenças, mas sim de aproveitar esses olhares diferenciados para estimular o compartilhamento de novas ideias e propostas que visem melhorar o desempenho do grupo.
  3. Se é possível ao mundo, é possível para mim: Esse pressuposto é fantástico em qualquer contexto, mas no contexto empresarial ele opera verdadeiros milagres. Quando eu acredito no meu potencial, eu consigo me desenvolver em qualquer área, basta querer e fazer o que precisa ser feito (normalmente, isso envolve trabalhar e estudar com disciplina e recorrência), quando se internaliza esse pressuposto nos integrantes de uma equipe, fortifica-se a crença de capacidade dessas pessoas, fazendo-as encontrar meios diferentes para solucionar os desafios diários. Além disso, através desse pressuposto é possível estimular uma das estratégias mais famosas da PNL: a modelagem, que é o exercício de modelar performances bem-sucedidas para conseguir resultados iguais.

Tudo isso pode ser acrescentado na rotina do grupo em forma de frases expostas em ambientes da empresa, através de dinâmicas de grupo, reuniões, eventos diversos promovidos pela equipe de comunicação interna, ou, até mesmo, contratando um terapeuta em PNL para atuar diretamente com as equipes e funcionários da organização.

Enfim, como disse acima existem muitos outros pressupostos que podem e devem ser aplicados na rotina profissional de qualquer pessoa, assim como também existem várias outras interpretações de cada um desses pressupostos que aqui foram apresentados, afinal, “mapa não é território”, então será um prazer conhecer novos pontos de vista! Compartilhe conosco nos comentários!

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa